Case Ferrarezi & Lehmann: Como desenvolver pessoas através do Profiler

Tempo de leitura: 11 minutos

Você entende o que é gestão comportamental e sabe como desenvolver pessoas e suas habilidades nas empresas?

A gestão e o desenvolvimento de pessoas são centrais para que o negócio cresça de maneira eficiente e saudável para todos os envolvidos. 

Neste artigo, você entenderá como a empresa Ferrarezi & Lehmann utiliza o Profiler, plataforma da Sólides, para ajudar a desenvolver pessoas e empresas.

Assim como a Sólides, a F&L acredita na centralidade da gestão comportamental para o sucesso das organizações.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Lembre-se: uma empresa, por mais tecnológica e moderna que ela seja, é formada por pessoas.

E pessoas são as engrenagens de um negócio, por isso uma gestão de qualidade, individual e coletiva, é peça-chave para o sucesso empresarial.

Continue a leitura para entender tudo sobre gestão de pessoas e ver como o Profiler pode ajudar a trazer resultados positivos para a sua organização.

Uma ferramenta-chave para desenvolver pessoas de maneira mais estratégica e ajudar você a potencializar os resultados da sua empresa e dos seus colaboradores por meio estudo do perfil comportamental. Confira!

Sobre Ferrarezi & Lehmann

Dentre as milhares de empresas que já adotam o Profiler como seu guia na Gestão Comportamental, a Ferrarezi & Lehmann é um exemplo muito importante.

Isso acontece, pois, além de um exemplo prático da aplicação do Profiler, os fundadores são especialistas em gestão comportamental e comportamento humano, e são fãs da plataforma da Sólides! 

A Ferrarezi & Lehmann é uma empresa de desenvolvimento de pessoas que busca proporcionar, por meio do autoconhecimento e do entendimento de perfis comportamentais, a transformação de empresas, pessoas e coletividades. 

Assim, para cumprir a sua missão, em 2011, eles entraram em contato com a Sólides e  logo perceberam o grande potencial que o Profiler teria para a empresa deles, e mais ainda para as pessoas que eles buscavam ajudar. 

Os fundadores da Ferrarezi & Lehmann são um casal formado pela Luana Lehmann, especialista em gestão de negócios e gestão comportamental, e pelo Bruno Ferrarezi, psicólogo, especialista em psicologia de alto rendimento e comportamento humano. 

Ambos construíram esse negócio, uma vez que acreditavam na importância de se conhecer e cuidar das pessoas, que são as engrenagens das relações sociais e das empresas. 

Os desafios da empresa

Nesse começo de trabalho, eles encontraram alguns obstáculos pelo caminho, dentre eles, os sócios citam a incompatibilidade das ferramentas estrangeiras na compreensão do perfil comportamental dos brasileiros. 

Além disso, eles relembram o fato que, na época, essa importância do capital humano ainda era engessada no país.

Assim, ao buscar uma solução para esses desafios, encontraram a Sólides e a ferramenta Profiler, um software brasileiro completamente compatível com a nossa cultura. 

Para Luana, o contato com a Sólides e o Profiler foi impressionante, já que em pouco tempo a plataforma apresentava um raio-x completo da pessoa e de maneira extremamente eficaz.

A partir daí, ambos tomaram o fôlego necessário para começar a empresa e continuar com seu propósito.

Ademais, Bruno Ferrarezi complementa que a Sólides apresenta uma ferramenta responsável por chamar a atenção das pessoas para o comportamento humano e para importância do capital social e humano no trabalho e na vida em geral.

E ele conclui que: “com essa ferramenta, a gente consegue abrir a cabeça de gestores, de chefes de equipe e coachs para otimizar o treino” — e o trabalho.

Profiler como solução

No caso da Ferrarezi & Lehmann, o Profiler não foi apenas uma solução ou um instrumento de gestão comportamental, e sim uma ferramenta de trabalho e de transformação das pessoas. 

Para eles, o Profiler deu embasamento científico aos seus processos, além de dados extremamente eficientes, que poupam tempo de análise, custos de consultas etc.

Portanto, esse processo nada mais é do que um direcionamento da Gestão Comportamental.

O que é Gestão Comportamental?

Trata-se da análise dos comportamentos e individualidades que compõem uma organização.

Por meio dela, é possível direcionar, a partir do reconhecimento das potencialidades e limitações, cada uma das pessoas para determinadas atividades. 

Dessa forma, com base na análise, consegue-se executar a gestão das ações e atividades dos colaboradores que melhor se encaixa na personalidade dos mesmos e na cultura organizacional da empresa.

Ainda, a gestão focada no comportamento das pessoas é de extrema importância para a empresa como um todo e para cada pessoa envolvida.

Uma vez que ela é responsável por construir um ambiente de trabalho mais fluido, menos estressante, que aproveita melhor o tempo e as características dos colaboradores.

Em outras palavras: garante que a pessoa certa no lugar certo faz toda a diferença

Ademais, desenvolver pessoas faz parte da Gestão Comportamental e representa o resultado dessa análise.

Com isso, constrói-se a compreensão de estratégias possíveis a serem adotadas no sentido de: treinar determinados comportamentos, suprimir lacunas de um perfil específico, somar potencialidades dos perfis existentes, entre outros. 

Então, a Gestão Comportamental nada mais é que o reconhecimento, a análise e a projeção/adaptação das soft skills dos colaboradores na empresa.

Dentre os benefícios de uma gestão comportamental focada em desenvolver talentos, podemos citar:

  • construção de uma empresa mais humana e que se preocupa com as pessoas, e não com elas no contexto apenas de mão de obra;
  • elaboração de uma marca empregadora que promove a atração de talentos;
  • ambiente de trabalho inspirador, boas lideranças e experiências;
  • colaboradores compatíveis com a cultura organizacional da empresa;
  • aumento da motivação e engajamento dos colaboradores;
  • desenvolvimento da psicologia organizacional e garantia de qualidade de vida para os profissionais.

Qual o papel da Sólides na missão de desenvolver pessoas?

Os sócios da Ferrarezi & Lehmann afirmam que a Sólides se enquadra como uma super parceira e também como uma empresa que abre as portas para uma dimensão mais humana e estratégica nas organizações.

Nesse sentido, a parceria se consolida em diversos pontos da vida dos fundadores. A compreensão dos perfis comportamentais e do desenvolvimento humano — e de seus talentos — foi primordial para a sociedade. 

Ainda, compreender a importância da gestão comportamental não só se fez essencial para o sucesso e estabilidade da empresa, como também para legitimar os produtos e serviços que estão diretamente ligados ao comportamento humano e com a missão de desenvolver pessoas.

Além disso, a Sólides e o Profiler contribuíram para a empresa se consolidar no mercado brasileiro.

Uma vez que são responsáveis pela abertura da visão das empresas e dos colaboradores sobre a importância de conhecer as pessoas, adaptar suas limitações, ampliar suas potencialidades e compreender a diversidade como uma soma em prol da coletividade.

como desenvolver pessoas

Ferrarezi conclui que:

“Então, a partir desse momento, você consegue sensibilizar pessoas a se desenvolverem individualmente, não somente para a empresa, mas para elas mesmas e para um impacto maior. A partir daí, você começa as grandes revoluções!”

Qual o uso do Profiler para desenvolver pessoas?

O Profiler trouxe para a empresa uma variedade de serviços e produtos que a Ferrarezi & Lehmann poderia oferecer e, ainda, que se encaixam desde um trabalho individual até um trabalho com grupos, equipes e lideranças. 

Para tanto, todos têm como base a análise do perfil comportamental que vem da plataforma da Sólides.

Além disso, o software utiliza a metodologia People Analytics, que analisa os dados sobre as pessoas de uma organização ou individualmente.

Dessa forma, o Profiler faz uso de um método de captação e processamento de dados das pessoas e fornece informações claras para empresa e colaboradores sobre: soft skills, comportamentos, perfil de ação, etc. 

Sendo assim, a ferramenta não é apenas um processo de análise de perfil para a seleção de talentos, mas também, trata-se de uma análise de perfil comportamental para conhecer melhor sua equipe e geri-la de maneira mais eficiente.

Como funciona o Profiler?

Primeiramente, o software coleta os dados em um teste, que têm como duração total, aproximadamente, 10 minutos.

O questionário foi construído a partir de 7 metodologias diferentes e ele avalia como uma pessoa se relaciona e responde a diferentes situações. 

Depois de respondido, o Profiler apresenta a Devolutiva do Profiler, que resulta em um relatório bastante detalhado com aproximadamente 50 características comportamentais, dentre elas: pontos fortes, fatores motivacionais, de afastamento, estilo de lideranças, soft skills etc.

Além disso, o relatório indica quais são as porcentagens e tendências daquela pessoa em relação a quatro perfis comportamentais principais: 

  • Executor: tem como base a autoconfiança, a proatividade e a eficiência;
  • Comunicador: perfil que prioriza o relacionamento com o outro e o coletivo;
  • Planejador: tem como característica principal organização, rotina e planejamento a longo prazo;
  • Analista: tem como base a busca de qualidade e estratégias para resultados eficientes. 

Nesse sentido, o programa indica: suas características predominantes, pontos a desenvolver, potencialidades e comportamentos psicológicos dessa pessoa. 

Plataforma-chave para a gestão de pessoas

O Profiler une dados, informações e ciência com as questões humanas, individuais e comportamentais, o que garante respeito à diversidade, inclusão e alta produtividade nas atividades, de maneira eficiente para o indivíduo e para a empresa.

Portanto, além de ser um software moderno, tecnológico e preciso, em uma única plataforma, é possível guiar a gestão e desenvolver as pessoas da sua empresa. O uso do Profiler traz diversos benefícios, tais como:

  • Coleta e análise de dados para recrutamento e seleção;
  • Retenção de talentos;
  • Análise de performance;
  • Caminhos para o autoconhecimento e desenvolvimento de competências.
como desenvolver pessoas

Profiler na prática: com a palavra, Ferrarezi & Lehmann

O Profiler trouxe para a Ferrarezi & Lehmann caminhos mais eficazes para se chegar devidamente às dificuldades e potencialidades daquela pessoa ou grupo. 

Além disso, o software da Sólides acrescenta em todos os produtos da empresa a camada de humanidade e de respeito à diversidade e à individualidade de cada uma das pessoas atendidas por eles. Assim, a sócia complementa: 

“Com a ferramenta, a gente consegue fazer muita coisa: atendimento individual, como se fosse um autoconhecimento pessoal, trabalho corporativo (e dentro do corporativo dá pra gente fazer: curso, treinamento, formação, remanejamento de equipes, recrutamento e seleção, desenvolvimento de liderança), orientação de carreira, entre outros.” 

Por fim, o Profiler foi e é responsável por concretizar o trabalho da Ferrarezi & Lehmann. Já que traz a base fundamental para que eles consigam guiar as pessoas nas suas pequenas mudanças de maneira orgânica, positiva para todas as partes e com resultado a longo prazo, o que consequentemente ocasiona grandes transformações futuras.

Bruno Ferrarezi complementa:

“Por que a gente veio para a Terra? Eu acredito que é para nos tornarmos melhores seres humanos, expressar esse potencial de ‘ser humano’. E para você ser um bom ser humano, você precisa desenvolver os quatro perfis (Planejador, Analista, Executor e Comunicador). Não ser um cara equilibrado com os quatro perfis, mas desenvolver as falhas nos perfis a partir do que eles têm para te ensinar ”.

Por fim, Luana ainda lembra que os serviços oferecidos também foram desenvolvidos a partir de metodologias que eles criaram baseadas no Profiler e suas possibilidades.

Logo, o Profiler se tornou a base de dados e de condução para os produtos da empresa Ferrarezi & Lehmann, o que comprova a potencialidade dessa ferramenta.

Conclusão

Com este sólido exemplo, percebemos que o Profiler tem papel importante no mapeamento comportamental, auxiliando as empresas a encontrarem o caminho para a gestão de pessoas e o desenvolvimento de talentos.

Assim, a Sólides, com as suas soluções completas para o RH, tem contribuído para o desenvolvimento de pessoas e de organizações. Já são mais de 10 mil empresas e três milhões de vidas impactadas.

Se você também acredita que a pessoa certa no lugar certo faz a diferença, leia o nosso E-book e aprenda mais sobre perfis comportamentais!

como desenvelver pessoas

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments