Como desenvolver o trabalho de RH com Business Intelligence?

Tempo de leitura: 3 minutos

O setor de recursos humanos é uma área muito importante da empresa, e como tal, precisa ter nas suas demandas internas as melhores ferramentas para cumprir com eficiências suas responsabilidades. Para atingir esse objetivo, muitas empresas estão unindo o RH com Business Intelligence.

Mas como funciona essa parceria? Quais são os benefícios que o Business Intelligence pode gerar para a empresa? Neste artigo vamos ajudá-lo a encontrar essas respostas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

1. Mais agilidade e eficiência nos processos seletivos

Todo profissional de RH sabe que conseguir organizar um sistema eficaz de processo seletivo é um grande desafio, pois são muitas as etapas que precisam estar bem estruturadas e harmoniosas entre si.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Como o Business Intelligence coleta, armazena e organiza todas as informações que são de relevância para uma instituição, ele torna mais fácil a seleção interna e externa de profissionais.

Por exemplo, o BI pode continuamente monitorar as tendências inovadoras de recrutamento e seleção que estão sendo utilizadas por grandes corporações no mundo. Dessa forma, sua companhia pode implantá-las no ambiente interno.

Outra dificuldade é como encontrar o candidato ideal para um cargo da empresa e que ao mesmo tempo seja compatível com a “personalidade” da instituição. Nesse caso, o Business Intelligence fará um rastreamento por meio da internet de inúmeros profissionais e selecionará aqueles que preencham os requisitos da empresa.

E o que dizer da seleção interna? Um gestor de RH precisa estar atento aos colaboradores que podem receber uma promoção, serem indicados como líderes ou remanejados de função. Para isso, o BI pode metrificar o desempenho dos funcionários e o RH, com base nisso, pode fazer uma indicação mais eficiente.

2. Menor incidência de erros nas decisões

O mundo está em constante transformação e muitas decisões precisam ser tomadas rapidamente pelas empresas. Será que o Business Intelligence pode ajudar?

Veja um exemplo: imagine que uma instituição começou a perceber que sua a taxa de rotatividade de colaboradores está alta. Em vista disso, o setor de recursos humanos precisa tomar uma ação enérgica para conter o esse turnover. Com o auxílio do BI é possível identificar a causa dessa atitude na empresa.

Com os dados obtidos, talvez o gestor perceba que o nível de absenteísmo está crescendo devido a problemas relacionados à saúde dos colaboradores.

Ao averiguar melhor, é constatado que a causa das faltas por motivos médicos é a pesada carga de trabalho dos funcionários, e para resolver isso são necessárias novas contratações.

Devido ao BI, o gestor vai agir mais rapidamente, sem que precise esperar o desenvolvimento de um relatório demorado e complexo.

3. Métricas bem definidas

As métricas são ferramentas fundamentais para o sucesso de uma empresa, por isso existem inúmeras que podem ser usadas para medir o desempenho dos processos internos.

O RH com Business Intelligence consegue metrificar qualquer demanda com eficiência. Veja um exemplo: uma empresa quer melhorar sua employer branding — marca empregadora — perante os profissionais do mundo corporativo.

Uma métrica que pode ser feita com o auxílio do BI é medir o nível de satisfação da sua equipe interna. Outro modo de saber o conceito que a organização possui é monitorar o que as pessoas falam sobre ela na internet e fazer uma estimativa de quantas desejam trabalhar com a sua empresa.

Conforme explicado neste artigo, o Business Intelligence pode contribuir muito para o sucesso das organizações empresariais por ser um sistema eficiente e inovador, que transforma para melhor as práticas internas.

E então, conseguiu entender a bela união do RH com Business Intelligence? Aproveite e saiba como alavancar seu RH com o planejamento estratégico!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of