Saiba como definir missão, visão e valores do seu negócio e qual a importância

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Como definir missão, visão e valores de uma organização? Esses três elementos, tão conhecidos no mundo corporativo, ainda geram dúvidas em muitos profissionais na hora de criar uma cultura organizacional. 

Para ajudar você a entender melhor cada um dos conceitos e definir os três pilares que sustentarão o seu negócio, elaboramos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira! 

O que é missão, visão e valores?

Missão, visão e valores são conceitos estratégicos que conferem identidade a um negócio. Na prática, eles são ferramentas de gestão que ajudam a embasar a estratégia de negócio da empresa e a definir a cultura organizacional. 

Cada um dos termos tem características e normas específicas, que vão ajudar em uma gestão estratégica alinhada com cada situação vivenciada pela empresa.

Esses conceitos devem ser definidos logo na criação do negócio, independente de seu ramo ou porte, e pautarão todas as decisões tomadas no futuro.

Missão

A missão representa o propósito da empresa, ou seja, sua razão de existir. Ela se relaciona diretamente com o ramo de atuação e o produto ou serviço ofertado. 

A missão da Sólides, por exemplo, é "Transformar as empresas através das pessoas". Esse conceito orienta todas as ações tomadas e justifica as estratégias utilizadas na gestão. 

Visão

Já a visão indica onde a empresa deseja chegar no futuro, ou seja, é aquilo que faz o negócio continuar existindo. Enquanto a missão é um conceito permanente, em que a organização se apoia para definir estratégias, a visão pode sofrer mudanças ao longo do tempo.

A visão da Sólides, por exemplo, é "Ser a solução de RH #1 para as PMEs no mundo inteiro", o que faz sentido com a proposta e os sonhos da marca. Contudo, quando esse objetivo for alcançado, novas visões podem surgir. 

Valores

Por fim, os valores são os princípios e a conduta que a empresa deseja seguir para alcançar os objetivos traçados, ou seja, é o "como fazer". 

Apesar de todas as empresas serem pautadas em diversos valores, é preciso encontrar aqueles que são os principais. A Sólides, no caso, é representada pelos seguintes valores:

  • Especialistas em pessoas;
  • Fortes para alcançar resultados extraordinários;
  • Corajosos para serem diferentes;
  • Apaixonados pelos clientes.

Participe!

Qual a importância da missão, visão e valores de uma empresa?

A missão, visão e valores de uma empresa é muito mais do que uma mera formalidade. Trata-se de ferramentas estratégicas necessárias para o crescimento de qualquer negócio, que vão orientar as decisões das lideranças e o trabalho dos colaboradores no dia a dia. 

É muito difícil manter uma equipe engajada e produtiva se ela não sabe a importância de suas tarefas dentro da organização e não entende se seus ideais e propósitos estão alinhados ao que a organização acredita.

Esse fit cultural é o que move as pessoas a vestirem a camisa da empresa e acreditar nela

Além de serem fundamentais para a gestão de pessoas e o employer branding, esses três conceitos também influenciam as relações da empresa com o mercado e os consumidores.

Afinal, a identificação com a marca e seus princípios são um importante motivador nas relações comerciais. 

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa?

Definir missão, visão e valores da empresa nem sempre é uma tarefa simples. Na verdade, é preciso um trabalho de reflexão para analisar o motivo pelo qual a organização foi criada e onde ela deseja chegar. 

É importante ainda lembrar que esses três pilares não existem apenas para preencher a seção "Sobre nós" no site institucional. Eles devem ser realmente considerados em todas as decisões e estratégias traçadas no negócio. 

Quer entender, na prática, como definir missão, valores e visão? Confira nossas dicas!

Como definir a missão?

A missão é o pilar mais simples de ser definido. Basta saber por que a empresa foi criada, o que ela faz e qual público atende. Tenha em mente, não só o produto oferecido, mas o benefício que ele entrega ao público. 

Além disso, é importante que a missão seja clara e efetiva, tenha foco no cliente e possa servir como uma bússola para todas as estratégias e objetivos do negócio. 

Como definir a visão?

Para definir a visão da organização, é preciso pensar em quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo. Mais do que metas organizacionais, no entanto, a visão deve refletir o que a empresa espera de si mesma, onde ela almeja chegar. 

É importante estabelecer um objetivo viável e realista, já que metas muito distantes acabam desmotivando todo o time. Ao criar a visão, a empresa deve projetar a imagem que gostaria de alcançar no futuro. 

Como definir os valores?

Para definir os valores, é preciso pensar em quais princípios e posturas devem ser seguidos pela empresa e colaboradores para alcançar os objetivos. Ees devem representar a forma como todos trabalham dentro da organização. 

Embora muitas empresas apenas repliquem valores de outras, é preciso entender que essa etapa é muito particular. A gestão deve entender quais condutas, crenças e filosofias vão compor a cultura organizacional para que o negócio tenha sucesso. 

Livro sobre a metodologia sólides para gestão de pessoas

Como visão, missão e valores se alinham à estratégia da empresa?

Como vimos, para saber como definir missão, visão e valores da empresa é preciso focar na essência da organização. A implementação dessa cultura deve ser reforçada diariamente, em todos os processos realizados por cada funcionário. 

Dessa forma, é importante engajar os colaboradores e gestores para que eles entendam, de fato, a importância desses três pilares e utilize-os para orientar a tomada de decisões estratégicas do negócio.

Agora que você já sabe como definir missão, visão e valores, baixe nosso material gratuito e entenda, também, como fazer o planejamento estratégico da empresa

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima