Como criar um planejamento estratégico pessoal para a carreira de RH e DP?

BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Você trabalha na área de RH e DP e gostaria de crescer ainda mais na profissão e alcançar cargos mais importantes? Para garantir uma carreira promissora, é fundamental traçar metas realistas e criar um planejamento estratégico pessoal

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é essa ferramenta, quais os passos para estabelecer seus objetivos e metas, além de como colocar esse desenvolvimento em prática de forma simples. Confira o post para se destacar no mercado!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão que ajuda empresas e profissionais a preverem oportunidades e desafios, orientando o rumo das próximas atividades e metas a serem realizadas. 

Dessa forma, um planejamento estratégico orienta as tomadas de decisões e estabelece ações e atividades necessárias para alcançar determinado objetivo, de forma inteligente e organizada.  

O que é o planejamento estratégico pessoal?

O planejamento estratégico pessoal é uma forma de organizar objetivos e metas, definindo ações que estejam alinhadas com suas ambições e perspectivas, tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. 

Esse tipo de planejamento ajuda os profissionais de RH e DP a tomarem decisões mais estruturadas, além de garantir mais otimização de tempo e qualidade de vida. Assim, entendendo quais são seus sonhos, metas e ambições, esses profissionais evitam desgastes e conseguem percorrer um caminho mais curto e estratégico. 

Como criar um planejamento estratégico pessoal?

Antes de iniciar o plano estratégico pessoal é importante fazer uma autoanálise e ser 100% honesto sobre os passos que deseja dar na carreira. Veja um passo a passo de como criá-lo:

Coloque seus sonhos e objetivos no papel

Essa é uma etapa que estimula a reflexão sobre seus planos e objetivos de vida. Nem sempre é simples ter clareza sobre seu propósito, por isso, vale a pena fazer algumas perguntas a si mesmo e refletir sobre as respostas:

  • O que você realmente gosta de fazer?
  • Como se sente mais motivado?
  • Em que seus amigos e colegas dizem que você é bom?
  • Por que você está trabalhando com o que trabalha atualmente?
  • Quais funções e atividades do seu trabalho você mais gosta?
  • Você tem o desejo de ocupar cargos de liderança?
  • Quais situações fizeram com que você sentisse orgulho do seu trabalho? 

Defina metas e prazos

A partir dessa reflexão, é preciso estabelecer metas de crescimento a curto, médio e longo prazo. Ao definir determinado objetivo, por exemplo, uma promoção, estipule um tempo que você terá para concluí-lo. 

Esses detalhes tornarão mais fácil acompanhar o planejamento, para que você consiga entender se está evoluindo no rumo certo ou se distanciando dos projetos de vida que escolheu. 

Organize despesas financeiras

A organização financeira também é importante para quem busca se aperfeiçoar e alcançar novas oportunidades. Assim, se você tem planos de, por exemplo, participar de treinamentos e eventos de RH em outra cidade, coloque no papel os custos de inscrição, deslocamento e acomodação que serão necessários para esse projeto. 

Fazer um planejamento financeiro do ano, destinando um orçamento para seu desenvolvimento é uma boa forma de definir um plano de ações eficiente, sem comprometer as finanças pessoais. 

Aproveite as oportunidades

Não é porque você criou um planejamento estratégico que deve deixar passar outras oportunidades, apenas por não as ter considerado. Portanto, não tenha receio de aproveitar mudanças que possam tornar o seu caminho até os objetivos mais curtos.

Como colocar o planejamento estratégico pessoal em prática?

Depois de definir metas e colocar o planejamento pessoal no papel, é hora de estabelecer um plano de ação para alavancar sua carreira. Uma dica para facilitar o processo é utilizar o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Essa ferramenta ajuda os profissionais no alcance de metas, permitindo uma melhor organização de ideias e desejos. O PDI também possibilita identificar pontos de melhoria que precisam de mais desenvolvimento para que você tenha sucesso na carreira. 

Para uma aplicação mais efetiva, o profissional de RH ou DP deve contar com o auxílio de seu gestor, que poderá conduzir uma análise mais completa e orientar o colaborador no processo de desenvolvimento, visando promoções e os próximos passos do plano de carreira. 

Benefícios do planejamento estratégico pessoal 

Profissionais que sabem planejar sua carreira de forma estruturada, estabelecendo metas e entendendo onde desejam chegar, conseguem um importante diferencial competitivo no mercado de gestão estratégica de pessoas. 

Isso porque, o processo de desenvolvimento garante mais conhecimento e atualização por meio de cursos, treinamentos e capacitações. Tudo isso torna o profissional mais preparado para lidar com as demandas do dia a dia.

Ademais, ao definir planos e metas reais e tangíveis, os profissionais tendem a encontrar mais automotivação, mantendo-se engajados para alcançar mais visibilidade dentro da organização e buscando novos degraus no plano de carreira. 

Como vimos, o planejamento estratégico pessoal é uma ferramenta importante para profissionais de RH e DP que não querem ficar estagnados no mercado e desejam alcançar novas oportunidades. Para ajudar a organizar metas e objetivos, é válido utilizar o PDI, uma ferramenta voltada para o desenvolvimento individual. 

Agora que você já sabe quais os passos para crescer em sua carreira, baixe nosso e-book e confira também ferramentas e estratégias para estruturar o RH de pequenos negócios. 

Luana Teixeira
Luana Teixeira
Psicologia pela FUMEC e pós-grauada em Gestão Estratégica de Pessoas pela UFMG. Atuei como Professora no MBA em Coaching- Life Coaching, Executive e Business Coaching da U.N.A, nas disciplinas Gestão do Tempo e Marketing Pessoal. Adoro aprender e ensinar! Sou gente que gosta de gente!
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima