Como criar metas para a área de RH?

Tempo de leitura: 5 minutos

Todos os tipos de metas, não importando o setor ao qual elas são destinadas, são criadas com o objetivo de corresponder a certas demandas da empresa. No setor de RH, essa situação não é diferente.

As metas a serem estabelecidas no departamento devem estar de acordo com o que este departamento está buscando, caso contrário, não serão metas eficazes.

Criando metas

As metas de um departamento de Recursos Humanos podem variar consideravelmente de acordo com o contexto e com o ramo ao qual a empresa faz parte. Em muitos casos, o que é ideal para uma empresa de um ramo, é péssimo para outra empresa de outro ramo. Por essa razão, o primeiro passo é entender em que contexto a sua empresa se encontra para começar um planejamento.

De qualquer forma, existem algumas métricas tradicionais dos recursos humanos que merecem atenção do departamento no momento do estabelecimento de metas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Metas operacionais

Antes das responsabilidades mais estratégicas, vêm os compromissos operacionais que o RH possui. Quando falamos em operacionais, estamos querendo abordar todas as tarefas de departamento pessoal que o RH precisa realizar. Dentre essas tarefas estão, por exemplo, falta de funcionários, folhas de pagamento, benefícios, etc.

Nesse caso, as metas a serem estabelecidas são mais simples e não dependem diretamente do contexto da empresa. Com relação a essas questões mais operacionais, as metas estabelecidas podem estar relacionadas, majoritariamente, com prazos de entrega e menos com resultados numéricos em si.

Metas estratégicas

Se o departamento de RH for mais moderno e desenvolvido, provavelmente precisará estabelecer metas para tópicos que vão além do operacional concreto. Ao estabelecer metas para métricas mais estratégicas, é necessário um pouco mais de cuidado e estudo para que essas metas sejam bem direcionadas e calculadas da maneira correta.

Como já foi falado, existem alguns pontos que merecem mais atenção no momento do estabelecimento de metas e por isso exigem um foco maior.

Rotatividade e retenção

Talvez esses sejam os tópicos mais falados quando o assunto é departamento de Recursos Humanos. No entanto, apesar da importância que a rotatividade e a retenção têm, as suas respectivas médias ideias podem variar muito de acordo com a realidade de cada empresa. Por esse motivo, é importante estar ciente disso ao se estabelecer metas para esse tópico.

Nas empresas inseridas no ramo do varejo, por exemplo, a alta rotatividade muitas vezes é normal e não representa um problema excepcional. Enquanto isso, em uma construtora, onde o mercado é muito específico e o tipo de profissional inserido nele também, é muito provável que a alta rotatividade seja um alerta para um problema mais complexo. Nesse sentido, entender o contexto é extremamente necessário para o estabelecimento de novas metas de rotatividade e retenção dentro da empresa.

Além de tudo isso, ainda é preciso lembrar que esses fatores dependem também dos líderes dos respectivos setores em que os colaboradores estão. Dessa forma, as metas com relação a isso também dependem dessas pessoas, sendo necessário um alinhamento entre o RH e esses líderes para a definição das metas.

Engajamento

O engajamento dos funcionários é uma métrica que está diretamente relacionada com diversas outras e por isso exerce uma influência grande em toda a empresa. Os níveis de engajamento influenciam questões como rotatividade interna, retenção de talentos, produtividade dos colaboradores, enfim, uma série de pontos de grande importância para o departamento de RH.

Antes de pensar em estabelecer metas para o engajamento dos colaboradores, procure entender como é o relacionamento desses funcionários com a própria empresa e, além disso, como essas pessoas enxergam o lugar em que trabalham. Para isso, serão necessárias pesquisas de clima e de nível de satisfação, além de uma boa conversa para entender como os colaboradores se sentem.

Tendo feito isso, você terá uma referência de como está o nível de engajamento dos colaboradores dentro da empresa e, a partir disso, poderá criar metas de acordo com a sua realidade.

Produtividade

O aumento da produtividade dos colaboradores de uma empresa pode ser conquistado de diversas maneiras. Assim como a maioria dos indicadores que citamos, a produtividade também depende da manutenção de diversos outros pontos.

Apesar da complexidade dessa métrica, ela pode ser medida em números dividindo o faturamento bruto da empresa ou de um setor específico, pelo número de colaboradores existente nessa empresa ou setor. Se o objetivo é estabelecer uma meta para o resultado dessa divisão, é preciso saber como está a produtividade atual da empresa e estudar o que é possível fazer para melhorar.

Depois de entender a situação atual da empresa e buscar as possibilidades existentes de desenvolvimento, como treinamentos, mudanças de hábitos, adesão de novas práticas, entre outras alternativas, é o momento de pensar em uma meta que se adeque a sua realidade.

Se a empresa estiver fazendo investimentos em treinamentos para aumentar a produtividade de seus colaboradores, é interessante também acompanhar o ROI (Retorno Sobre Investimento) desses treinamentos.

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