Como trabalhar e calcular o ROI no RH da sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Usar uma métrica como o ROI dentro do RH parecia uma ideia impossível até pouco tempo atrás. A sigla significa Return On Investment (Retorno Sobre Investimento) e era comumente utilizada em outras áreas, como Vendas ou Marketing. Porém, calcular ROI dentro do departamento de Recursos Humanos passou a ser algo plausível e aplicado em diversas empresas.

Nesse caso, a métrica é utilizada para compreender qual a real contribuição dos empregados, mesmo com as diferenças de personalidade e desempenho dentro das equipes. A intenção é melhorar a gestão de RH e reduzir custos.

Os principais desafios em calcular ROI

Dentro das empresas, muitas vezes, há um distanciamento entre o RH e o setor financeiro, que precisa ser diminuído para que haja um crescimento consistente. Calcular ROI, nesses casos, ajuda a ter uma sincronia melhor entre esses dois departamentos, pois apoia os investimentos em decisões planejadas cuidadosamente e apresenta os resultados calculados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Também há um receio dos gestores de RH em realizar o cálculo do ROI, já que, algumas vezes, podem confundir o termo com a avaliação de desempenho dos funcionários. Por isso, é necessário que eles saibam que a metodologia é utilizada para a melhoria de processos, não da performance individual.

Como surgiu e a aplicabilidade do conceito de ROI

A metodologia ROI foi criada pelo Dr. Jack Philips, teve seus primeiros estudos dentro do departamento de Recursos Humanos de algumas empresas na década de 70 e é aplicada em 5 fases:

  1. reação, em que a reação ao programa implantado é capturada;
  2. aprendizado, onde ocorre a captura do aprendizado necessário para que o programa tenha sucesso;
  3. aplicação e execução, fase onde é medido como os empregados têm aplicado o programa;
  4. impacto, onde são aferidas as consequências dessa aplicação;
  5. ROI, que é a fase o valor aplicado é comparado com o custo de calcular ROI. A partir desse ponto são tomadas as decisões sobre se o programa deve continuar, ser retirado ou sofrer adaptações.

O conceito de cálculo do ROI é amplo e pode ser aplicado em qualquer questão que necessite ser trabalhada dentro do RH, como o recrutamento, treinamento, atividades de departamento pessoal, entre outras.

Como utilizar o cálculo de ROI no treinamento de funcionários

Neste caso, é necessário entender como o treinamento surtiu efeito nos números da empresa. Em outras palavras, quanto gerou de retorno, se compensou pelo valor investido e se os conceitos adquiridos foram incorporados à rotina de trabalho.

Obtendo esses números, é possível provar a importância do treinamento da equipe para o desenvolvimento da empresa e abrir portas para a implantação de novos programas. O ROI também possibilita checar se o tema abordado é realmente relevante ou se vale a pena buscar novos tópicos a serem desenvolvidos.

Como utilizar o ROI no recrutamento

Um problema conhecido por muitas empresas é o alto índice de turnover, que gera custos com encargos e recontratações. Nesse caso, o ROI entra como fator importante na construção de um RH estratégico, pois leva em consideração a cultura da empresa.

Para essa aplicação, é recomendado o uso de softwares de gestão e recrutamento aliados à participação de profissionais capacitados para fazer essa análise.

Como utilizar o ROI no departamento pessoal

O uso de uma ferramenta para ajudar a gerenciar o Departamento Pessoal e toda a rotina burocrática vai liberar os profissionais de RH para pensarem mais na parte estratégica do seu trabalho, como as ações de engajamento e desenvolvimento.

O principal ganho imediato é o tempo disponível para outras tarefas, que trará diferença a médio e longo prazo quando os resultados dessas implementações surgirem. Além disso, o software vai manter dados precisos sobre custos de funcionários, que devem ser aproveitados para a construção de relatórios utilizados como base para a tomada de decisões.

Agora que você já entendeu como funciona a métrica, como acha que calcular ROI pode ajudar a melhorar a sua empresa? Deixe um comentário no post e compartilhe suas ideias conosco.
novo-trial-gestao


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] sigla ROI (do inglês: Return On Investment – retorno de investimento) representa o indicador que permite […]