Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre algo relacionado ao endomarketing e seus benefícios.
Apesar do termo ter se popularizado recentemente, o endomarketing existe desde a década de 90, com a proposta de melhorar a imagem interna de uma empresa através de seus colaboradores.
Um exemplo que pode esclarecer o conceito do endomarketing, é a forma como os funcionários são tratados e as campanhas e benefícios que o Google costuma promover periodicamente.
Essas ações são baseadas de acordo como a empresa quer ser reconhecida internamente e externamente, para os novos funcionários.
Além disso, o endomarketing também proporciona uma gama de vantagens e benefícios. Entre eles, estão a satisfação dos colaboradores e o aumento da produtividade.
Pensando nisso, nós elaboramos este post para explicar mais sobre o endomarketing e mostrar como é possível alavancar a produtividade da sua equipe com essa estratégia inovadora.
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
O que é endomarketing e qual sua diferença com o marketing?
Enquanto endomarketing pode ser visualizado como apenas uma árvore, o marketing é visto como a floresta. Afinal, as práticas do endomarketing são justamente estratégias de marketing aplicadas aos próprios funcionários da empresa!
O marketing se trata de métodos, táticas e estratégias que buscam satisfazer as necessidades e os desejos de determinado público.
Para realizar qualquer campanha ou estratégia de marketing, por exemplo é necessário primeiro analisar qual o público e suas características.
Uma empresa que fabrica balança digital comercial precisará verificar quais são as pessoas interessadas no produto, antes de criar suas estratégias personalizadas, por exemplo!
Agora, já que o marketing necessita de um público-alvo para realizar suas ações. Do que o endomarketing precisa?
A resposta está justamente nos próprios funcionários! Em outras palavras, o endomarketing se baseia na criação de táticas e estratégias para satisfazer as necessidades e desejos dos funcionários de uma organização.
O propósito do endomarketing é manter os membros da equipe sempre motivados, diminuindo a rotatividade e fazendo com que novos funcionários sintam-se desejados em entrar para a empresa.
Uma das formas mais comuns de se fazer o endomarketing é por meio de pesquisas de satisfação, projetos e campanhas, planos de carreiras, entre outros.
Por que investir em endomarketing?
A razão é simples: de um lado, imagine que um colaborador atua em um food truck que oferece toda estrutura que precisa, e ainda faz campanhas para que você se desenvolva e cresça como profissional.
De outro lado, imagine sendo o sócio-diretor que gerencia esse negócio com o clima organizacional estruturado, e que possui um negócio com sua visão interna e externa reconhecida pelos funcionários e pela sociedade.
Esses e outros diversos benefícios do endomarketing podem ser alcançados de maneira prática e dinâmica. É tudo questão de planejar e ser criativo em suas ações e campanhas!
Como aumentar a produtividade da equipe com o endomarketing?
Agora que você sabe o conceito e a importância do endomarketing, confira abaixo como é possível aumentar a produtividade da sua equipe com essa estratégia:
Entenda as necessidades dos seus colaboradores
O primeiro passo para ter ações de endomarketing que aumentem a produtividade de forma eficiente é analisando se as estratégias aplicadas irão satisfazer as necessidades os colaboradores.
Afinal, de nada adianta planejar ações que não irão gerar retorno para a empresa. Será que as ações valerão a pena? Distribuir brindes, como cesta de natal, entre outros, em datas comemorativas como uma ação de endomarketing irá gerar retorno?
Para responder essas perguntas, é preciso entender quais são as necessidades dos profissionais. E a forma mais simples de fazer isso é perguntando a eles: organize formulários e questionários para saber sobre quais são as suas principais insatisfações.
Tenha um ambiente saudável e estruturado
Outra forma certeira de aumentar a produtividade da equipe com o endomarketing é por meio de um ambiente saudável.
Isso, pois o local de trabalho bem estruturado pode engajar e estimular os colaboradores a se sentirem mais confortáveis e capacitados.
Por isso, não deixe de investir logo de cara em todos os ítens que proporcionem mais conforto, como ares-condicionados, salas de descompressão eletrônicos, dentre outros recursos.
Também é fundamental investir em uma equipe especializada ou realizar uma contratação eficiente de profissionais de limpeza. Manter a higiene em seu negócio também fará toda a diferença na produtividade dos profissionais.
Estabeleça metas e recompensas
Incluir um sistema de metas e recompensas também é uma das melhores alternativas para tornar o ambiente mais competitivo, além de fazer com que os funcionários se sintam mais reconhecidos pelas suas respectivas habilidades.
Uma dica ao estabelecer metas e recompensas é fereça metas e recompensas personalizadas e que se encaixem no nível de cada profissional.
Converse com os membros da sua equipe e análise de qual forma o sistema de metas e recompensas irá funcionar.
Dessa forma, eles poderão demonstrar as suas competências sem sofrer com pressão excessiva ou com uma competitividade negativa entre os próprios membros.
Ofereça bolsas e cursos
Mais uma estratégia de endomarketing que irá gerar muitos resultados é o oferecimento de bolsas e cursos para os membros da equipe.
Essa ação é muito versátil e pode ser aplicada com sucesso em empresas de todos os portes e segmentos.
Afinal, todas as formas de capacitar os colaboradores a desenvolverem as suas atividades profissionais, também reflete diretamente no aumento da produtividade.
Lembre-se que o curso escolhido para os profissionais deve fazer parte do ramo de atuação da sua empresa.
Também é possível tanto selecionar um curso em específico, como deixar cada um dos colaboradores escolherem. A ação de oferecimento de bolsas pode ser paga de maneira parcial ou total pela empresa.
Agora que você já conhece o conceito, vantagens e quais são as melhores formas de aumentar a produtividade da equipe com o endomarketing, o que está esperando para aplicá-lo em seu negócio e ter sucesso? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.