Você sabe como aplicar People Analytics em sua empresa? Afinal, conseguir aproveitar ao máximo o potencial do seu colaborador e evitar seleções equivocadas é essencial. E claro, sempre aplicando medidas de fortalecimento para cada profissional — pode parecer algo complexo, mas não é.
Na rotina dos profissionais de recursos humanos, várias perguntas precisam ser respondidas sobre os colaboradores: quem faz o quê e de que forma, quais são os recursos necessários para desenvolver determinado projeto, como é o desempenho de cada indivíduo ou equipe em relação às suas metas etc. Muitos questionários para lembrar e responder manualmente, não é mesmo?
Mas há uma ferramenta que pode ajudar você: o People Analytics. Portanto, este post mostrará como aplicar em sua empresa. Continue acompanhando e entenda.
Afinal, o que é People Analytics?
Trata-se de um procedimento de coleta e análise de dados, voltado para a gestão de pessoas dentro das empresas. Nesse sentido, refere-se a processos de:
- coleta;
- organização;
- análise de dados.
Todas essas informações são referentes ao comportamento dos profissionais. Afinal, elas são usadas por empresas para monitorar a conduta de seus colaboradores e, ainda, são úteis para:
- antecipar tendências;
- aprimorar suas estratégias;
- tomar decisões mais precisas.
Resumidamente, o People Analytics é o reconhecimento de que os colaboradores são os mais valiosos recursos de uma empresa e que, portanto, é necessário mensurar para entender o que os torna engajados, produtivos e felizes no ambiente de trabalho.
Qual a utilidade do People Analytics?
Agora que você já sabe o que é o People Analytics, deve se perguntar, qual a sua utilidade? Ele serve para melhorar a gestão de pessoas, por exemplo, diminuindo a rotatividade, retendo e atraindo talentos, aumentando a satisfação e eficiência dos colaboradores.
Benefícios da ferramenta
Abaixo, veja os benefícios de aplicar o People Analytics.
Aumenta o controle da empresa pelo gestor
People Analytics é uma ferramenta forte de geração de informação. Um de seus principais diferenciais é usar o referencial de sucesso da própria empresa para resolver os problemas das áreas que estão passando por dificuldades e para expandir a equipe sem perder a qualidade e a noção do empreendedor sobre seu quadro de funcionários.
Afinal, a ferramenta usa a realidade interna para saber o que é preciso mudar, como mudar e em qual momento isso deve acontecer. Ainda, trata-se de uma alteração de um paradigma padrão baseado em “talvez isso dê certo” ou “em outro lugar isso deu certo” para “eu sei que isso vai dar certo”.
Corta excessos e torna processos de RH mais eficazes
Um dos principais obstáculos para uma empresa ter um aproveitamento de 100% a longo prazo em suas contratações consiste, basicamente, em acertar quem se contrata. Nesse sentido, saber como aplicar o People Analytics nessa atividade ajuda bastante.
O People Analytics introduz processos de automação mais avançados, por exemplo, via algoritmos. Usando como base algoritmos adaptados pelo RH, é possível cruzar o histórico de contratação e o perfil dos funcionários de sucesso da empresa com os novos objetivos, fazendo com que a eliminação dos candidatos com menor potencial seja praticamente automática.
Otimiza a aplicação do dinheiro no quadro de funcionários
People Analytics vai muito além do processo de seleção, porém, toca diretamente no gerenciamento de equipes. Afinal, muitas empresas acabam atingindo níveis de produtividade em função da perda da motivação do funcionário ou de um ambiente de trabalho desgastante.
Ainda, trata-se de uma forma mais inteligente de lidar com isso, cruzando dados, como perfil demográfico, formação acadêmica, classificações de desempenho e, claro, níveis de compensação.
Com base nisso, é possível mensurar a influência de fatores, como espaçamento entre promoções, presença de gerentes de baixo desempenho ou tamanho de equipe com potenciais problemas e aplicar medidas específicas para resolver as demandas, muitas vezes, ligadas a aumento das oportunidades de desenvolvimento interno e de aprendizagem.
Melhora o aproveitamento do próprio RH
Enquanto no ambiente corporativo padrão o setor de RH fica preso a processos lentos, volumosos e com resultados que estão submetidos a análises subjetivas, os profissionais da área poderiam estar alocados em iniciativas mais interessantes do ponto de vista de garantir mais produtividade para a empresa.
Assim, ao invés de perderem tempo com tarefas trabalhosas e que demandam muito, poderiam aplicar seus esforços em:
- desenvolvimento de pessoas;
- implementação de programas para preparação de líderes;
- manutenção e retenção de talentos dentro da empresa;
- comparação entre a análise dos custos de contratação e os de retenção;
- administração do índice de qualidade dos processos seletivos.
As etapas do People Analytics
O processo do People Analytics pode ser dividido em quatro etapas diferentes.
Coleta
Esse é o momento de colher todos os dados e informações que serão analisados pela ferramenta. Eles podem vir das redes sociais, de pesquisas realizadas dentro da empresa e com candidatos, dos currículos dos interessados, dos sistemas de gestão da organização e de diversos outros espaços.
Cálculo
O cálculo é o momento de análise de todos os dados coletados. Quanto mais variados forem os dados, mais amplas são as suas possibilidades de análise. Nessa etapa, é possível descobrir as respostas para todas as perguntas que foram feitas ao People Analytics.
Assim, o resultado vem de maneira bem estruturada e clara, o que facilita bastante o próximo passo, que é justamente a análise dessas informações.
Análise
É aqui que as vantagens e possibilidades do People Analytics mostram seu potencial para revolucionar a gestão de RH da sua empresa. A partir dos dados analisados e das respostas aos cálculos feitos anteriormente, ser possível tomar decisões com mais embasamento para a gestão da companhia, permitindo que ela cresça cada vez mais.
Além disso, a ferramenta efetivamente possibilita a análise de dados que antes não tivessem a organização necessária para serem avaliados. Dessa forma, pode-se descobrir novas tendências, lacunas, forças e problemas na sua equipe e na empresa como um todo.
Modelagem
A modelagem é o cruzamento de todos os dados, variáveis, números e pesquisas colhidos anteriormente. Por meio dela, é possível, por exemplo, descobrir a conexão entre a escolaridade dos seus colaboradores e as promoções que eles recebem, o tempo de casa com o aumento de salário e o que mais for necessário.
Dessa forma, consegue-se pensar em maneiras de melhor estruturar a equipe, distribuir benefícios e programas de incentivo e, até mesmo, elaborar campanhas de conscientização.
Viu como aplicar o People Analytics em sua gestão pode melhorar ainda mais os processos internos? Agora, conheça mais sobre o teste DISC, uma das formas de aplicação dessa ferramenta.