Como alinhar a sua estratégia de RH ao seu processo de liderança

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Como já sabemos, o alinhamento do RH com os diversos setores de uma empresa é algo extremamente positivo para o desenvolvimento de qualquer negócio. Esse tipo de relacionamento entre setores é importante tanto para o próprio departamento de RH, quanto para os demais que precisam de auxílio na gestão dos colaboradores.

Falando de maneira simplificada, o trabalho de uma liderança é gerenciar seus colaboradores. Esse gerenciamento é complexo e, muitas vezes envolve algumas variáveis que fogem do conhecimento da liderança, fazendo com que ela precise de um auxílio externo de profissionais que conhecem a fundo o capital humano da empresa.

O mesmo acontece no sentido oposto. Em muitos casos o departamento de RH precisa de conselhos e conhecimentos da liderança no momento de montar uma estratégia interna.

Por esse motivo, vamos tentar pontuar aqui as melhores maneiras para se alinhar a estratégia de RH com o processo de liderança tornando toda a gestão mais eficaz.

Comunicação

Pode parecer simples mas, muitas vezes, manter uma rotina de comunicação entre dois setores é bem complicado. No entanto, quando o assunto é um alinhamento constante entre estratégias não existe outra opção.

Para que o departamento de RH monte uma estratégia que conte com a participação de toda a liderança, esta deve estar presente e compartilhar com esse departamento o que vem acontecendo com os colaboradores.

É importante lembrar que o capital humano de uma empresa está em constante mudança e que toda a estratégia do RH está diretamente relacionada a esse capital humano. Enquanto isso, a liderança acompanha diretamente esses colaboradores e por isso a comunicação entre esses dois setores é tão crucial.

Esse é o único meio de manter as estratégias do RH atualizadas às necessidades da empresa e de seus funcionários.

Proatividade

A rotina de comunicação entre a liderança e o RH deve partir da proatividade de ambos em relação a isso. Não existe segredo. As reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais, dependendo da quantidade de pessoas que trabalham na empresa e da demanda dela.

Sabemos o quanto a manutenção constante da comunicação é difícil e por isso a proatividade entre os dois setores é crucial. O importante é manter esse compartilhamento de informações e integrar os planejamentos.

Treinamentos

Em muitas empresas a escolha e aplicação dos treinamentos em equipes são realizadas pelo departamento de RH. Isso acontece pois é esse departamento que tem uma visão mais profunda sobre o colaborador, sobre a produtividade de um time e sobre gestão de pessoas.

No entanto, existem informações sobre uma equipe que são úteis ao se planejar treinamentos, como o perfil dos colaboradores, a rotina de trabalho, geração de resultados, etc. Porém, em muitos casos essas informações só podem ser coletadas através da ajuda da liderança que está em contato constante com esses profissionais.

Com isso em mente, ao se planejar treinamentos internos, ambos, RH e liderança, constroem uma parceria e contribuem para a criação de táticas otimizadas para cada equipe.

Feedback e avaliação de desempenho

Os momentos de feedback ou de avaliação de desempenho também são ótima oportunidade para reforçar a ligação entre o RH e a liderança.

Com a intenção de oferecer um feedback completo aos colaboradores com uma certa frequência, muitos gestores entram em contato com o RH para elaborar a melhor maneira de se dar o feedback ou procurar o método mais apropriado para ambos de se realizar uma avaliação.

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