Como a tecnologia na retenção de talentos pode ajudar?

Tempo de leitura: 3 minutos

*Créditos da imagem: Studyclerk.

A contratação de colaboradores talentosos e eficientes é fundamental para qualquer empresa. No entanto, somente atrair os talentos não basta para manter a produtividade no longo prazo. Afinal, de que adianta contratar os melhores profissionais do mercado se não conseguir mantê-los? A tecnologia na retenção de talentos pode ajudar.

Investir em ações que visam a retenção de talentos é uma das funções estratégicas desenvolvidas pelos profissionais de Recursos Humanos. O segredo é fazer com que os bons profissionais se sintam ouvidos, valorizados e com boas perspectivas de crescimento dentro da organização.

Neste artigo você descobrirá porque é importante reter os talentos e como a tecnologia pode ajudar nessa tarefa. Continue a leitura!

Porque é importante reter os talentos?

Por mais modernas que sejam as tecnologias aplicadas no fluxo de trabalho, nada substitui o capital humano. São as pessoas que fazem a empresa crescer e gerar valor. Por isso é importante montar uma equipe motivada, harmoniosa e com altos níveis de habilidades técnicas.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Uma das principais etapas para a construção de uma equipe bem sucedida é a escolha das pessoas certas. No entanto, é preciso ter em mente que o mercado é competitivo e os bons profissionais são sempre os mais cobiçados. Dessa forma, é uma questão de tempo até que surjam novas — e tentadoras —ofertas de trabalho. 

Bons profissionais não param em empresas que negligenciam a retenção de talentos. Cada desligamento traz consigo inúmeras consequências negativas. Para o setor que perdeu o funcionário, sua saída representa um grande desfalque e um gasto extra de energia para redistribuir as tarefas. Para o RH, significa um aumento prejudicial no índice de turnover e o início de um processo de substituição burocrático e extenso. 

Portanto, o trabalho do profissional de recursos humanos não se encerra na atração do talento. Um bom gestor de RH é aquele que vai além. Uma vez criado um ambiente saudável, produtivo e propício para o desenvolvimento da equipe, a permanência dos talentos será consequência.

Como a tecnologia na retenção de talentos pode ajudar?

É importante que as ações de retenção talentos sejam humanizadas. Afinal, é preciso sensibilidade e empatia para compreender as motivações dos colaboradores. No entanto, isso não significa que os profissionais que atuam no RH não possam contar com uma ajuda da tecnologia. 

Estar em um ambiente propício para a inovação é considerado um diferencial para muitos profissionais. A melhor forma de se consolidar como uma empresa que valoriza a inovação é investir em ferramentas modernas e práticas.

Uma das principais ações voltadas para a retenção de talentos é a pesquisa de clima organizacional. Por meio dela é possível medir os níveis de satisfação e engajamento dos colaboradores, permitindo aos gestores construir estratégias para tornar a empresa mais atrativa. Atualmente, existem inúmeras ferramentas capazes de tornar essa pesquisa mais ágil e eficiente, trazendo resultados positivos em pouco tempo para o setor.

Outra medida importante para a retenção de talentos é investir na capacitação dos colaboradores. Atualmente, é possível encontrar treinamentos inseridos nos mais diversos temas utilizando plataformas multimídia. Além de aprimorarem suas habilidades, os colaboradores que vivenciam essas capacitações se sentem valorizados e inseridos nos planos da empresa para o futuro.

Gostou do post? Quer mais dicas e informações sobre gestão de RH? Assine nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos!


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of