Como a Responsabilidade Social Empresarial ajuda o RH na retenção de talentos

Tempo de leitura: 6 minutos

A Responsabilidade Social é agora, mais do que nunca, uma parte importante da estratégia de negócios das empresas. Com a Responsabilidade Social Empresarial, as empresas conseguem não só aumentar o seu impacto positivo no mundo, tendo vários benefícios a nível social, ambiental e econômico, mas, também, ajuda o seu setor de Recursos Humanos a reter talento e encontrar os melhores candidatos para as vagas que dispõem.

Responsabilidade Social: um fator decisivo na escolha de emprego

Ainda que o fator monetário seja importante na procura por um emprego, a Responsabilidade Social assume cada vez mais um papel decisivo na hora de escolher a empresa. Segundo um estudo da Net Impact, mais da metade dos trabalhadores questionados (53%) afirmam que ter um trabalho onde possam gerar impacto positivo é importante para a sua felicidade e 58% aceitariam ganhar menos 15% do seu salário atual para trabalhar numa empresa com valores semelhantes aos seus. 

De acordo com a Millennial Careers: 2020 vision, publicada pela Manpower Group, a Responsabilidade Social é um dos critérios mais valorizados na hora de escolher um emprego e os Millennials, geração que corresponde atualmente a 50% da força laboral, preferem trabalhar em empresas com propósito. 

Este estudo indicou, ainda, que no Brasil, 91% dos trabalhadores acredita que trabalhar com boas pessoas é importante e 8 em cada 10 brasileiros acreditam que é importante trabalhar para empregadores socialmente responsáveis e alinhados com os seus valores pessoais.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A importância da RS para as empresas

As empresas que investem em iniciativas de Responsabilidade Social são mais estáveis e estão mais preparadas para enfrentar crises sociais e econômicas, conseguindo melhores resultados a longo prazo e garantindo a sustentabilidade do negócio no futuro. 

Ter ações de RS criadas de forma ética e responsável gera muito mais do que apenas impacto positivo na sociedade. Está diretamente ligado a vantagens como:

  • Decisões administrativas baseadas no benefício de todos e não apenas da empresa;
  • Aumento da produtividade e o sentimento de pertencimento dos trabalhadores e stakeholders;
  • Mais valor e reconhecimento do negócio;
  • Cria um ambiente de cooperação nos negócios;
  • Investimento em inovação e desenvolvimento sustentável;
  • Responde às necessidades da comunidade em que se insere;
  • Estimula a movimentação da economia local;
  • Aumenta a vantagem competitiva da empresa em relação às exigências dos clientes;
  • Consegue benefícios sociais e parcerias;
  • Resiliência para a gestão de riscos e cenários de crise;
  • Melhora a reputação da empresa na sociedade.

Como reter talento com a Responsabilidade Social 

Um trabalhador feliz não deseja sair da empresa onde trabalha e está mais motivado para a ajudar a alcançar o sucesso.

Vejamos, agora, algumas razões que explicam porque a Responsabilidade Social ajuda os Recursos Humanos na retenção de talento:

  • Selecionar candidatos alinhados aos valores da empresa

De acordo com um estudo da Deloitte, um candidato à procura de emprego, não busca apenas um salário competitivo, mas quer diversidade e flexibilidade no trabalho e líderes com prioridades alinhadas com as suas. Uma boa forma de conseguir alcançar estes critérios é ter ações de Responsabilidade Social alinhadas com os valores dos candidatos, algo que vai, também, posicionar a empresa à frente de competidores que não defendem os mesmos princípios.

  • Ter uma estratégia de Responsabilidade Social efetiva

Uma estratégia de Responsabilidade Social com iniciativas que vão criar impacto positivo na sociedade, ajudam a melhorar a cultura da empresa, o engajamento com os seus funcionários e na retenção de talento. Ações de voluntariado empresarial inseridas numa estratégia de RS ajudam os trabalhadores a sentirem-se úteis, felizes e realizados e a associar esses sentimentos positivos com o seu trabalho, dando-lhes motivação para se empenharem nas suas tarefas e ajudar a empresa a atingir os seus objetivos.

  • Oferecer um ambiente agradável 

Quando as empresas implementam boas práticas ligadas à Responsabilidade Social no seu ambiente de trabalho, os trabalhadores têm tendência a mostrar mais comportamentos de cooperação e a ajudar mais os seus colegas. A Responsabilidade Social é responsável por melhorar e fortalecer relações laborais.

De igual forma, mostrar abertura para ouvir as opiniões e ideias dos trabalhadores em relação às iniciativas de Responsabilidade Social que desejam implementar ou perceber com que temáticas sociais ou ambientais estão preocupados, ajudam a melhorar o ambiente laboral, a ver a empresa como uma entidade alinhada e coesa e a cimentar um sentimento de união e entendimento nos trabalhadores.

  • Melhorar condições e benefícios

Atender às necessidades dos trabalhadores através de ações que os ajudam e melhoram a sua qualidade de vida e o meio ambiente, é uma forma de reter talento.

Se a empresa implementar alguma flexibilidade para melhorar a vida dos seus funcionários, como poderem trabalhar remotamente (o que reduz a pegada de carbono já que não utilizam meios de transporte para se deslocarem para o trabalho e diminui o consumo de energia das instalações da empresa) ou oferecer alguns benefícios como dias extra de férias ou pagamento de treinamentos e cursos, estão a promover um equilíbrio mais saudável entre a vida pessoal e profissional dos trabalhadores.

  •  Aumentar a diversidade

Ao aumentar a diversidade, as empresas estão, também, a  tornarem-se mais inovadoras (com várias visões diferentes acerca de um assunto), mais inclusivas e capazes de produzir bens úteis e adaptados à realidade. É, também, uma forma de fazer com que os trabalhadores que se sintam mais incluídos, realizados e motivados. 

Ter trabalhadores portadores de deficiência, provenientes de diferentes contextos sócio-econômicos ou de países diferentes são uma forma de alcançar sucesso social e financeiro. Uma empresa que aposta na diversidade, está apostando em pessoas e demonstrando que está aberta a diferentes opiniões, oferecendo um ambiente onde todos podem florescer. 

Cada vez mais, a sociedade espera que as empresas desempenhem um papel de agente de mudança social e ambiental no mundo e que os seus produtos respeitem esses princípios. Da mesma forma, os trabalhadores desejam encontrar um local onde possam trabalhar com um propósito, participar em iniciativas que ajudem a comunidade e lhes proporcione alguma flexibilidade e qualidade de vida no trabalho

Com iniciativas de Responsabilidade Social as empresas conseguem corresponder a estas expectativas e ajudar o RH na retenção de funcionários e na procura dos melhores candidatos para os seus cargos. 

Quer avançar com uma estratégia de Responsabilidade Social de sucesso na sua empresa? Conheça as soluções e funcionalidades que a eSolidar Business tem disponíveis para maximizar o impacto social da sua empresa! 

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments