Coaching no desenvolvimento de líderes: entenda a importância

Tempo de leitura: 3 minutos

É muito provável que você já tenha visto ou ouvido falar de algum colaborador extremamente competente promovido a líder ou diretor, mas que, no final das contas, acabou não dando certo nesse cargo. Contar com o coaching no desenvolvimento de líderes pode diminuir esse problema.

Ser líder não é simples, é preciso contar com algumas características e competências que estimulem os liderados a seguirem suas ordens e planos. Algumas pessoas são como líderes natos. Outras têm facilidade para liderar, mas precisam de uma ajuda para desenvolver certos pontos.

Contar com o coaching pode ser um recurso estratégico para o desenvolvimento de líderes. Quer entender mais? Continue a leitura!

Coaching no desenvolvimento de líderes

O coaching é uma espécie de treinamento que visa a capacitação máxima. Ele pode ser aplicado em diversas esferas profissionais e conta com o auxílio de  áreas variadas do conhecimento para se fundamentar.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por essa razão, é importante o conhecimento do coaching em processos de desenvolvimento de liderança. Ele pode orientar caminhos e potencializar competências comportamentais para formar verdeiros líderes.

Vale ressaltar que um líder é diferente de um chefe. Nem sempre o comandante consegue inspirar a confiança necessária em seus liderados, mas é isso é fundamental para que o trabalho seja de alta performance.

Lidando com pessoas

Um dos requisitos mais importantes para se tornar um bom líder é saber lidar com os funcionários da sua equipe e, mais do que isso, ser um bom gestor de pessoas.

Obviamente, ser capaz de se relacionar e se comunicar com o próximo é crucial. Porém, um líder também precisa ser capaz de enxergar nas pessoas certos pontos que nem todos enxergam. Isso significa saber ajudar a equipe de acordo com as necessidades dela, descobrir talentos, perceber problemas e, além de tudo, estimular o seu time da melhor maneira possível.

Nesse aspecto, o coaching entra para trabalhar esse tipo de atitude no profissional que está sendo treinado. Através de técnicas de retórica, de engajamento e de motivação, este treinamento oferece uma grande evolução na maneira de se relacionar com o próximo.

Assumindo uma postura de autoridade

Não importa o tipo de líder que você é. Pode ser que você seja um líder mais informal, mais próximo ou um líder mais tradicional. Mas uma coisa é certa, estando nesse papel sempre haverá a necessidade de imposição de alguma autoridade.

Essa imposição nem sempre precisa ser de maneira intensa. Na maioria das vezes ela acontece espontaneamente através do estabelecimento de algumas regras, divisão de tarefas em uma equipe e por aí vai.

No entanto, para algumas pessoas se impor como uma figura de maior autoridade do que um simples colega de trabalho representa uma dificuldade real.

Nesse sentido, as sessões de coaching vêm para auxiliar o profissional a estabelecer certas limitações no relacionamento com os colaboradores de maneira a fazer com que eles enxerguem a existência de uma hierarquia.

Planejando

Uma outra grande dificuldade que vemos frequentemente em líderes em organizações, é no momento da realização de planejamentos estratégicos e definição de metas e objetivos concretos. É realmente grande o número de profissionais que se perdem nas informações dadas e não conseguem planejar de forma efetiva.

Como o coaching é uma espécie de capacitação que aborda diversas áreas do conhecimento, ele também é capaz de ajudar nesse aspecto, ajudando o profissional a gerir seu tempo, seu foco e sua organização.

Gostou do nosso material e quer aprender mais sobre liderança e gestão de pessoas? Não deixe de baixar o nosso e-book “7 passos para um processo de coaching de sucesso“.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of