Coaching empresarial: descubra o que é e como aplicá-lo

Tempo de leitura: 5 minutos

Provavelmente, você já sabe a importância do RH para o desenvolvimento dos colaboradores, equipes e lideranças. Mas você já ouviu falar sobre coaching empresarial?

A maioria dos profissionais da área já conhecem a fundo, por exemplo, os treinamentos como ferramenta de desenvolvimento de pessoas. Eles servem para que um conhecimento específico seja transmitido, são sistemáticos e se apresentam como um processo educacional de curto prazo. Assim, quando o RH recebe alguma demanda de um colaborador ou equipe com dificuldades específicas no desempenho da função, a aplicação de um treinamento pode ser eficaz para a superação desses obstáculos.

Mas essa responsabilidade de desenvolver pessoas pode ir além e até soar um pouco abstrata. Isso acontece porque o processo de desenvolvimento é amplo, não necessariamente tem um tempo definido e envolve mudanças comportamentais profundas.

E quando a demanda é, por exemplo, por uma mudança mais complexa, que envolva o desenvolvimento de diversas competências, inclusive relacionais? E quando a necessidade é de que o desempenho seja alavancado por meio de alguma ação de desenvolvimento que parta do RH? Isoladamente, treinamentos pontuais não terão o efeito desejado nesses casos. E, assim, surge a necessidade de um processo mais completo e estruturado de desenvolvimento.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Nesse cenário, surge o coaching. Muitas empresas contratam profissionais externos para desenvolver esse processo com os seus executivos ou até o fazem internamente, aproveitando as habilidades dos profissionais de RH, que frequentemente estudam o tema. Vamos entender como o coaching empresarial pode ser explorado?

O que é coaching empresarial e pra que serve?

O coaching é uma forma estruturada de se alavancar a performance de uma pessoa ou grupo, através de técnicas e ferramentas validadas cientificamente. O processo é feito por um profissional, denominado coach, que atua como um facilitador do desenvolvimento em parceria com quem está se desenvolvendo, o coachee.

No coaching, o objetivo é orientar o desenvolvimento, sempre levando em consideração os desejos pessoais do coachee, suas aptidões e necessidades de aprimoramento. Assim, o processo envolve um intenso autoconhecimento: entendemos como pensamos, sentimos, nos comportamos e, a partir disso, mudamos.

O coaching empresarial nada mais é do que uma modalidade do processo de coaching aplicada dentro de uma organização. A ideia é que os colaboradores da empresa, especialmente os que ocupam cargos de liderança, melhorem suas estratégias de gestão de pessoas, ampliem sua visão de negócio e tenham mais efetividade nas tomadas de decisão. Assim como no coaching tradicional, o processo é sintonizado com os valores, necessidades, habilidades e dificuldades do coachee.

Apesar de ser uma ferramenta de desenvolvimento que promove mudanças amplas e complexas, o coaching empresarial é um processo objetivo, com prazos e periodicidade de encontros determinados. É uma forma estruturada de se desenvolver pessoas em uma organização.

O que o coaching empresarial traz de benefícios?

Aplicando o coaching empresarial em sua empresa, você

  • fomenta a formação e o aperfeiçoamento de competências;
  • identifica as dificuldades principais e acelera suas correções;
  • alinha os objetivos pessoais com as metas da empresa;
  • promove o desenvolvimento integrado: tanto profissional, quanto pessoal; tanto das pessoas, quanto da própria organização;
  • alavanca resultados do coachee e da empresa;
  • auxilia na motivação e promove a sensação de investimento no colaborador;
  • melhora o clima, na medida em que favorece a comunicação e o relacionamento interpessoal nas equipes;
  • facilita o gerenciamento do desempenho pessoal, já que o acompanhamento se torna mais próximo e informal.

Como aplicar o coaching empresarial?

O coaching empresarial é indicado para momentos que ocorrem com frequência nas organizações, como conflitos de natureza pessoal, situações críticas nos processos decisórios, situações de exigência por aumento de performance e conflitos de valores e papéis.

O processo deve ser conduzido por um profissional certificado em coaching, que pode ser externo à empresa ou membro da equipe de RH que detenha os conhecimentos e técnicas. Em ambos os casos, é importante que se sigam as etapas principais:

  1. construção de uma relação sólida entre coach e orientando: fazer a sensibilização adequada, estabelecer clima de parceria e troca;
  2. planejamento do futuro do coachee: definir objetivos e onde se quer chegar;
  3. revisão da bagagem de mão: mapear quais são os valores, experiências, competências e crenças do coachee e selecionar os padrões funcionais e disfuncionais;
  4. plano de ação: desenhar o como chegar aos objetivos, com quais recursos, quais as turbulências prováveis, as prioridades, prazos e estratégias;
  5. acompanhamento: munir o coachee de ferramentas para acompanhar o seu processo de desenvolvimento e se auto-gerenciar;

Em todas as etapas do processo, podem ser aplicadas diferentes técnicas e ferramentas, dentre as múltiplas para os quais os profissionais de coaching são capacitados. Para o estabelecimento da parceria, por exemplo, são indicadas técnicas de rapport, como adequação da respiração e do ritmo de fala, além da infalível técnica de ouvir mais do que falar.

Já quando se pensa no planejamento do futuro, podem ser pensadas ferramentas de avaliação de nível de satisfação e da divisão de objetivos por prazos. Na revisão de bagagem, é comum que se utilizem ferramentas de mapeamento de perfil, construção de missão e propósito e identificação dos motivadores e sabotadores. O plano de ação e o acompanhamento, por sua vez, são muito personalizados, mas métodos como o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) orientam a execução.

As técnicas de coaching costumam ser métodos simples que, quando usados em conjunto e de forma estruturada, trazem grandes resultados em desenvolvimento. E, para ajudar ainda mais, preparamos um e-book com os 7 passos para um processo de coaching!

Banner-Coach
0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments