Coaching em vendas: como ser um vendedor de sucesso

Tempo de leitura: 3 minutos

Se antes já era necessário ser um vendedor de sucesso, agora com a competitividade do mercado e com o contexto econômico do nosso país, isso se tornou algo ainda mais indispensável.

Por essa razão, as técnicas de venda foram se aperfeiçoando com o tempo de forma a otimizar todo o processo e tornar a abordagem e o relacionamento com o cliente mais assertivos.

O que é um coaching em vendas?

Superficialmente falando, coaching  é uma espécie de treinamento que visa capacitar ao máximo a pessoa que está sendo treinada em alguma área ou de maneira geral. Nesse processo são utilizadas metodologias de diversas áreas do conhecimento visando reconhecer pontos individuais que podem ser desenvolvidos. Essa capacitação acontece tanto sob aspectos mais técnicos e práticos, quanto sob aspectos mais abstratos e subjetivos.

O coaching específico em vendas funciona como um treinamento completo para o processo. Isso significa que o coachee (pessoa que está sendo treinada) irá aprender a otimizar suas táticas de abordagem e de relacionamento com o cliente e poderá construir um discurso mais assertivo e convincente. Além disso, o processo de coaching também irá trabalhar questões que podem estar afetando a qualidade do trabalho de alguma forma, como insegurança e baixa autoestima, por exemplo.

Além da capacitação da comunicação verbal, um aspecto extremamente interessante do coaching em vendas é o aperfeiçoamento da comunicação não verbal. Pouco se fala sobre esse tipo de comunicação ,porém, ela tem grande importância. A presença, gestos, postura corporal e contato visual exercem um papel tão importante quanto a comunicação verbal, até porque todos esses elementos, tanto verbais como não verbais, compõem o discurso de venda.

Por que aplicar coaching em vendas na minha empresa?

Por mais que o seu time de vendas esteja adquirindo resultados satisfatórios, isso não significa que os investimentos em treinamentos diversos devam cessar. As grandes empresas de sucesso sabem disso e por essa razão conseguem manter uma posição relevante no mercado.

Você acredita realmente que os seus vendedores são os melhores especialistas para falar do seu negócio?

Em um negócio bem sucedido a resposta para essa pergunta deve ser sempre sim. Os seus vendedores precisam ser os melhores especialistas para falar do seu negócio, afinal, são eles que estão em contato direto com os clientes, não é mesmo?

Além desse fator, também é preciso ter em mente que as técnicas e discursos de vendas estão constantemente evoluindo em busca de mais assertividade. Isso torna necessária, então, a constante atualização de um time.

Como tornar o coaching ainda mais eficaz?

Assim como tem acontecido com todos os segmentos internos das organizações, a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço no processo de coaching. Essa inserção surgiu para auxiliar os coachs durante as sessões e garantir mais assertividade.

Um tipo de tecnologia amplamente utilizado em processos de coaching são as ferramentas Assessment. Basicamente essas ferramentas coletam informações para gerar resultados comportamentais sobre o coachee e, assim, contribuir para os treinamentos. Se quiser saber mais sobre isso, não deixe de clicar aqui.

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