Coaching de carreira: o que é?

Tempo de leitura: 9 minutos

O Coaching de carreira tem como principal objetivo auxiliar pessoas a identificar com clareza as possibilidades e desenvolver estratégias para alcançá-las. Apesar de ser uma profissão relativamente nova no Brasil, o Coaching de carreira está se tornando importante na vida de muitos profissionais. A procura por esse tipo de serviços quadruplicou nos últimos dois anos.

Indicado para pessoas que desejam definir ou redirecionar sua carreira, conquistando o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal de acordo com suas prioridades. O treinador responsável trabalha tanto com pessoas físicas quanto com empresas. O processo é realizado em sessões onde serão expostos os problemas e as preferências profissionais do cliente. A cada encontro serão traçadas metas as quais deverão ser cumpridas.

O Coaching se difere de técnicas da psicologia, pois não lida com traumas ou problemas do passado. Seu foco é solucionar o problema do profissional, sempre utilizando aprendizados anteriores para lidar com problemas futuros.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Definir as expectativas

Ao iniciar o processo, o Coachee deve ter em mente quais os seus objetivos e suas preferências profissionais. Definir uma profissão, qual o cargo almeja, como ascender na carreira, como se qualificar, quais são os seus princípios e valores, melhorar o relacionamento interpessoal e ter habilidades para liderar grandes equipes são as necessidades mais comuns de um profissional que inicia um processo de Coaching.

Outro ponto de investimento é em um bom currículo, que além de mostrar suas capacidades deve trazer suas expectativas profissionais. Assim terá maiores chances de encontrar um local adequado que possibilite seu crescimento, bem como a empresa poderá conhecer melhor seu perfil e suas expectativas alocando-o no cargo mais adequado.

Além de ter expectativas profissionais bem definidas, é necessário buscar caminhos que irão transformar essas expectativas em realidade. Um Coach profissional tem a capacidade e o conhecimento necessário para fazer com que você saiba como traçar metas e te ajudará a cumprir os passos necessários para que cada uma delas possa ser cumprida. O Coaching faz com que possa alcançar seu potencial pleno, sendo assim capaz de realizar coisas extraordinárias por meio de planejamento e estimulo.  

Cenário atual

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, o Coaching de carreira tem se tornado muito importante para a maioria dos profissionais, oferecendo apoio e auxiliando na forma de definir suas metas e objetivos profissionais, além de desenvolver estratégia para alcançá-los em tempo recorde.

O Coaching de carreira auxilia o profissional a definir claramente quais são os próximos passos. Sempre junto com um coach, o coachee terá uma visão mais clara de quais obstáculos irá enfrentar, e de como lidar com os mesmos. Durante o processo irá fortalecer sua autoestima sua autoconfiança, assumindo uma postura diferenciada na liderança de equipes, e melhorando suas habilidades de comunicação e tomada de decisões.

Em um momento de crise, as decisões devem ser cada vez mais assertivas, e para isso é necessário contar com profissionais que mantenham a estabilidade mesmo que em momento de grande pressão. Dessa forma, os profissionais que passam por um processo de coaching se destacam, pois estão constantemente desenvolvendo suas habilidades e estratégias para buscar o equilíbrio profissional e pessoal.

Bancários

Trabalhar unindo conhecimentos humanos e exatos, certamente é um desafio que os profissionais da área bancária enfrentam todos os dias. Lidar com cliente em situações delicadas e com nervos à flor da pele, solucionar seus problemas financeiros, apontar o caminho correto, cumprir metas de produtividade, são algumas das atividades desempenhadas por esses profissionais.

Muitas habilidades devem ser desenvolvidas por esses profissionais para o exercício de suas funções, como gestão de equipes, boa comunicação, capacidade de lidar com conflitos, planejamento, agilidade e assertividade na tomada de decisão.

Os seres humanos não estão preparados para equilibrar suas emoções e ao mesmo tempo ser eficientes em atribuições de diferentes áreas. Por isso, parte considerável dos bancários encontra-se em nível alto de estresse, além de dificuldades físicas e emocionais.

Nesse cenário os bancários precisam de muito esforço e dedicação para manter uma vida equilibrada e sem stress.

No entanto, mesmo diante desses desafios a maior parte desses profissionais possui mais de 10 anos na área, muitas vezes em uma única empresa, o que demonstra o apreço que têm pela função.

Apurados tais dados, percebe-se que para continuar no exercício de suas atividades com alta produtividade e qualidade de vida, os bancários precisam de auxílio, que é exatamente o papel do Coach.

Corretores

Vender é quase uma arte, e uma das profissões mais antigas no mundo. O processo de venda passou por grandes mudanças ao logo dos séculos, os produtos mudaram e a qualidade passou a ser um fator diferenciador.

Normas foram criadas para regular as relações de comércio e os clientes tem a possibilidade de pesquisar e escolher de acordo com seu gosto os produtos e serviços oferecidos. Por isso, é preciso estudar e pesquisar o mercado, desenvolver estratégias e métodos de capacitação dos profissionais.  Atualmente, vender é algo extremamente elaborado e baseado na capacidade do vendedor de estabelecer um ótimo relacionamento com o cliente.

Tanto para bens quanto para serviços, o Coaching traz as ferramentas necessárias para agregar conhecimento a esses profissionais. Afinal, vender é relacionar-se, por isso precisam ser extremamente resilientes, motivados, persistentes e ter uma comunicação assertiva.

O processo de Coaching e o processo de vendas possuem pontos em comum. Em ambos um profissional tem o papel de auxiliar o cliente, encontrar soluções para os problemas por ele apontados e têm por base o relacionamento entre as parte. Assim o vendedor que se colocar na posição de um coach terá sucesso.

Aprender a fazer perguntas, que tragam informações completas sobre as necessidades do cliente, permitindo que o vendedor crie um cenário favorável ao seu produto ou serviço. O rapport que é a capacidade de entrar no mundo de alguém e estabelecer uma conexão de confiança. O que permite que o cliente acredite que o vendedor tem como objetivo ajudar.

Para estabelecer essa conexão algumas técnicas podem ajudar, como o espelhamento. Essa é uma forma de reproduzir o comportamento do cliente fazendo com que ele perceba como são parecidos entre si. Analisado e reproduzindo sua expressão e postura corporal, ritmo da respiração, forma de andar e velocidade de falar. Assim, o cérebro capta de forma inconsciente as semelhanças e emite sinal de conforto e segurança.

Por fim, além identificar as necessidades do cliente, realizar o rapport e espelhamento, o profissional de vendas precisa conhecer as próprias habilidades, ou seja, praticar o autoconhecimento. Dessa forma, desenvolver constantemente e melhorar seu desempenho.

Administradores

Administrar um empreendimento pressupõe dar direcionamentos, organização, planejamento, execução e gerência. São recursos financeiros, tecnológicos e humanos, sob a responsabilidade e gestão desses profissionais.

A missão de um administrador é fazer com que a empresa se sustente e obtenha lucro. Para tanto, o profissional deve desenvolver habilidades e competências específicas, como organização, gestão de equipe e autogerenciamento.

Um bom aproveitamento do tempo gera aumento na produtividade e controle na entrega de tarefas. A habilidade de gerir pessoas é muito importante para administradores, que com objetivos definidos devem levar os funcionários a um mesmo alvo. Afinal são eles os responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas e concretização dos resultados.

No processo de Coaching existe a figura do líder que envolve os colaboradores e estimula o seu desenvolvimento por meio do bom exemplo, identificando o perfil de cada um e viabilizando o aproveitamento dos potenciais de sua equipe. Um líder deve inspirar seus liderados para que eles com pouca ou nenhuma interferência dele.

Liderar pessoas foi uma atividade de simples comando, hoje um bom líder precisa valorizar seus colaboradores, dando-lhes as ferramentas corretas, autonomia e desenvolvendo um trabalho em equipe.

O autogerenciamento dos administradores é uma característica essencial, visto que seus gestores são os presidentes e sócios da empresa, esses não possuem tempo disponível para acompanhá-los e dar feedbacks. Porém, se autogerir não é uma tarefa fácil, pois significa encontrar as próprias falhas, identificar pontos de melhoria e traçar estratégias para melhoria.

Com o Coach, o administrador tem um acompanhamento completo e um auxílio para identificar suas necessidades, melhorar seu desempenho e desenvolver suas habilidades. Assim, as metas serão alcançadas em um menor tempo e as atividades se tornam menos cansativas, gerando melhoria até mesmo na qualidade de vida desses profissionais.

Advogados

O trabalho de um advogado é extremamente deliciado. Esse profissional deve ser extremamente organizado para lidar com prazos, deve estudar e ler muito para manter-se atualizado, precisa de uma boa comunicação para lidar com o cliente e um tempo de resposta rápido.

As habilidades para lidar com os processos são organização e planejamento, a agenda desse profissional é de extremo valor. Ele deve ter uma rotina de tarefas e para isso é necessário ter uma ótima autodisciplina.

Outro ponto é o relacionamento com o cliente e com terceiros. Esse profissional deve conquistar a confiança do outro, seja seu cliente ou mesmo o juiz. Para isso, ele deve ter uma boa comunicação, usar as palavras certas e manter-se atualizado. Importante ressaltar que o tempo de resposta deve ser reduzido para que demonstre confiança e credibilidade.

Realizar o processo de Coaching nesse caso é a solução para desenvolver e estimular tantas habilidades de diferentes perfis, além de definir estratégias para diminuir significativamente os erros. O auxílio de um Coach permitirá que o advogado possa manter um bom relacionamento com as pessoas sem interferir em sua produtividade.

desenvolvimento-e-treinamento


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of