Chiavenato: conheça o pai do RH e suas lições para o setor

mão feminina segurando uma caneca de café e com um livro aberto em sua frente
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

Idalberto Chiavenato é o pai do RH, uma influência para o setor de recursos humanos. Nascido em São Paulo, tornou-se uma personalidade reconhecida e bastante prestigiada em função da sua grande contribuição para a literatura. 

Devido à sua imensa bagagem profissional, Chiavenato conquistou o posto de um dos autores nacionais mais respeitados. Em suas obras, ele repassa grandes ensinamentos, com praticidade para lidar com o dia a dia, orientando os líderes rumo ao sucesso.

Se você ainda não conhece Idalberto Chiavenato, preparamos este post, para apresentar essa personalidade do setor de RH. Continue acompanhando e saiba mais sobre a sua história. Boa leitura!

Quem é Chiavenato?

Nascido no ano de 1936, em Viradouro, interior de São Paulo, ele é autor de mais de 30 livros, sendo que 17 foram traduzidos para o espanhol. Saiba mais sobre a sua trajetória:

  • personalidade graduada em Filosofia/Pedagogia;
  • tornou-se especialista em Administração de Empresas, Psicologia Educacional e Direito;
  • fez mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela City University of Los Angeles;
  • atuou como professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Por fim, é fundador e presidente do Instituto Chiavenato, que tem como missão o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre administração geral e suas principais áreas de atuação. O objetivo é fornecer conhecimento e informação para serem aplicados no setor acadêmico e em educação corporativa.

Qual a sua visão sobre o setor de Recursos Humanos?

De acordo com Chiavenato, as organizações precisam investir em seu público interno. Afinal, ele é o principal responsável pelo sucesso de qualquer instituição. Mas para que isso aconteça, é importante que todos os colaboradores estejam realmente cientes da missão, visão e valores da empresa em que trabalham.

Além disso, é preciso saber dos desafios que enfrentarão ao longo da jornada, para que vistam a camisa da organização. Segundo ele, somente quando um profissional tem a visão clara desse cenário é que ele consegue contribuir positivamente para a instituição.

Para Chiavenato, quando se conhece sua equipe, investe nela e faz uma boa gestão de pessoas, chega-se ao retorno esperado. Dessa maneira será possível:

  • diminuir a taxa de turnover;
  • elevar a produtividade;
  • promover a satisfação e o reconhecimento dos colaboradores;
  • ter um melhor mapeamento do clima organizacional.

Que considerações Chiavenato tem sobre o RH estratégico?

De acordo com Chiavenato, a área de recursos humanos estratégica é aquela que cria um laço forte entre os seus líderes e os demais colaboradores. Para tanto, é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para engajar a equipe diante dos projetos empresariais.

O setor de RH estratégico deve trabalhar para que os seus profissionais fiquem felizes no ambiente corporativo. Logo, é necessário investir em:

  • otimização dos processos de recrutamento e seleção;
  • fazer com que a equipe se torne mais integrada;
  • realizar periodicamente a avaliação de desempenho;
  • ter programas de incentivo;
  • fazer pesquisas de satisfação.

Interessante a visão de Chiavenato, não é? Para inspirar você a ter uma melhor gestão de pessoas, leia também este conteúdo, com frases inspiradoras para seu dia a dia! Confira também: Chiavenato e Mônica Hauck encontram-se para falar sobre o RH

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima