Chiavenato: conheça o pai do RH e suas lições para o setor

mão feminina segurando uma caneca de café e com um livro aberto em sua frente
Baixe agora o seu calendário!

Aqui você encontra:

Aperte o play e ouça a narração deste artigo sobre Chiavenato:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

Idalberto Chiavenato é o pai do RH, uma influência para o setor de recursos humanos. Nascido em São Paulo, tornou-se uma personalidade reconhecida e bastante prestigiada em função da sua grande contribuição para a literatura. 

Devido à sua imensa bagagem profissional, Chiavenato conquistou o posto de um dos autores nacionais mais respeitados. Em suas obras, ele repassa grandes ensinamentos, com praticidade para lidar com o dia a dia, orientando os líderes rumo ao sucesso.

Se você ainda não conhece Idalberto Chiavenato, preparamos este post, para apresentar essa personalidade do setor de RH. Continue acompanhando e saiba mais sobre a sua história. Boa leitura!

Quem é Chiavenato?

Nascido no ano de 1936, em Viradouro, interior de São Paulo, ele é autor de mais de 30 livros, sendo que 17 foram traduzidos para o espanhol. Saiba mais sobre a sua trajetória:

  • personalidade graduada em Filosofia/Pedagogia;
  • tornou-se especialista em Administração de Empresas, Psicologia Educacional e Direito;
  • fez mestrado e doutorado em Administração de Empresas pela City University of Los Angeles;
  • atuou como professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.

Por fim, é fundador e presidente do Instituto Chiavenato, que tem como missão o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre administração geral e suas principais áreas de atuação. O objetivo é fornecer conhecimento e informação para serem aplicados no setor acadêmico e em educação corporativa.

Qual a sua visão sobre o setor de Recursos Humanos?

De acordo com Chiavenato, as organizações precisam investir em seu público interno. Afinal, ele é o principal responsável pelo sucesso de qualquer instituição. Mas para que isso aconteça, é importante que todos os colaboradores estejam realmente cientes da missão, visão e valores da empresa em que trabalham.

Além disso, é preciso saber dos desafios que enfrentarão ao longo da jornada, para que vistam a camisa da organização. Segundo ele, somente quando um profissional tem a visão clara desse cenário é que ele consegue contribuir positivamente para a instituição.

Para Chiavenato, quando se conhece sua equipe, investe nela e faz uma boa gestão de pessoas, chega-se ao retorno esperado. Dessa maneira será possível:

  • diminuir a taxa de turnover;
  • elevar a produtividade;
  • promover a satisfação e o reconhecimento dos colaboradores;
  • ter um melhor mapeamento do clima organizacional.

Que considerações Chiavenato tem sobre o RH estratégico?

De acordo com Chiavenato, a área de recursos humanos estratégica é aquela que cria um laço forte entre os seus líderes e os demais colaboradores. Para tanto, é necessário utilizar todas as ferramentas disponíveis para engajar a equipe diante dos projetos empresariais.

O setor de RH estratégico deve trabalhar para que os seus profissionais fiquem felizes no ambiente corporativo. Logo, é necessário investir em:

  • otimização dos processos de recrutamento e seleção;
  • fazer com que a equipe se torne mais integrada;
  • realizar periodicamente a avaliação de desempenho;
  • ter programas de incentivo;
  • fazer pesquisas de satisfação.

Interessante a visão de Chiavenato, não é? Para inspirar você a ter uma melhor gestão de pessoas, leia também este conteúdo, com frases inspiradoras para seu dia a dia!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima