Censo RH 2019: acompanhe e entenda melhor como está o cenário do RH no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

Realizado anualmente pela Sólides, plataforma completa de gestão de talentos, o Censo de RH tem como objetivo reunir dados relevantes sobre o mercado de recursos humanos brasileiro e entender a percepção das empresas sobre os avanços de seus processos internos e como as atividades voltadas aos colaboradores são evoluídas. 

Participaram do estudo 3.113 companhias1.782 pertencem ao segmento de serviços (57,4%), 610 ao comércio (19,6%) e 501 à indústria (16,1%).

Um dos dados que chamou a atenção foi sobre como as corporações estão investindo em ferramentas para gerir fluxo de recrutamento e seleção. Das 3.113 companhias que participaram do Censo, 40,5% informaram não contar com nenhum recurso tecnológico para realizar contratações e apenas 4,5% afirmaram estar muito bem desenvolvidas.  

O levantamento ainda aponta que a maior parte das corporações não sabe, efetivamente, qual é a rotatividade dos colaboradores, já que 47,2% mencionaram que esse não é um indicador relevante dentro do negócio. “Esse dado chama atenção, uma vez que as altas taxas de turnover dentro de uma companhia são prejudiciais ao andamento do negócio.  Em contrapartida, as ferramentas tecnológicas voltadas para esse setor têm sido o engate para a diminuição de demissões”, afirma Mônica Hauck, CEO e fundadora da Sólides. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Quando questionados sobre a avaliação de desempenho de seus funcionários, 31,5% informaram que não contam com esse processo em sua rotina e apenas 24,2% das companhias mencionaram usufruir de ferramentas tecnológicas para essa funcionalidade. O estudo ainda conclui que, embora muitas corporações entendam que o setor de RH já está avançado, é visível que ainda é uma área que precisa passar por grandes transformações, principalmente se a empresa tem o objetivo de traçar estratégias inteligentes para contornar a crise que se instaurou no país desde o início deste ano.

Segundo Mônica, os empreendedores precisam entender que o colaborador é o ativo mais valioso dentro de uma corporação e que são eles os grandes responsáveis para o sucesso de qualquer tipo de negócio. “O setor de RH se mostra, a cada ano, ainda mais empenhado em oferecer melhores condições de trabalho e novas soluções para valorizar e promover o bem-estar desses colaboradores. Portanto, investir nessa área com tecnologia, só fará com que um negócio se sustente e cresça cada vez mais”, explica.

Ficou ainda mais curioso sobre o cenário do departamento de Recursos Humanos no Brasil? Tenha acesso ao relatório completo do Censo 2019 gratuitamente clicando aqui!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments