ICS Engenharia: como montar uma equipe integrada usando o Profiler

Tempo de leitura: 2 minutos

Segmento: sistema de proteção contra incêndios

Porte: 30 funcionários

Objetivo: redução na rotatividade, efetividade nas contratações, melhoria da gestão de pessoas

B2B/B2C: B2B

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Sobre a empresa

A ICS Engenharia surgiu em 2012 e começou a utilizar o Profiler pouco depois, em Agosto de 2013. Os funcionários da empresa são, majoritariamente, engenheiros de um segmento muito específico e, na maioria das vezes, chegam à vaga através de indicação.

A ferramenta entrou na empresa por meio da Elisandra, que conheceu o software em uma outra empresa e trouxe para dentro da ICS Engenharia quando começou a trabalhar lá. Como ela já conhecia o Profiler, sabia da importância que uma ferramenta Assessment teria na estruturação inicial de um negócio e na retenção de talentos.

O objetivo da implantação do software no primeiro momento, era de começar a montar uma equipe extremamente integrada e eficiente, garantindo assim, a efetividade dos processos de recrutamento.

Solução

O mapeamento de perfil promovido pelo Profiler foi utilizado logo na primeira contratação da empresa e desde então, poucos processos seletivos foram feitos. Atualmente, o recrutamento é dividido em algumas etapas. No primeiro momento, o candidato faz uma entrevista com o responsável pelo RH e depois com o gestor, sendo a segunda uma entrevista mais técnica. Por fim, um Case Interview é realizado e o Profiler é aplicado na última etapa.

O objetivo da aplicação do Profiler na última etapa da seleção é validar o perfil comportamental em comparação com o cargo e com a equipe. Em casos de empate entre candidatos, o perfil comportamental é usado como decisor e após a contratação, o candidato recebe uma devolutiva sobre o relatório Assessment que foi gerado.

Para a manutenção da gestão de pessoas dentro da empresa, o Profiler é aplicado semestralmente. Cada equipe ou departamento realiza o mapeamento de perfil comportamental e no final um feedback é dado ao gestor e à equipe. 

Por meio desse mapeamento de manutenção, a equipe de RH orienta a gestão sobre como lidar com cada colaborador considerando os perfis e os índices. A empresa possui um Plano de Desenvolvimento Individual e o RH aponta os gaps a serem desenvolvidos, estimulando o acompanhamento dessa evolução.

Dentro da ICS Engenharia até a disposição dos funcionários é baseada nos perfis comportamentais. Os colaboradores estão situados nas mesas de acordo com seu perfil e sua amplitude e, além disso, o clima e a energia das equipes são monitorados constantemente.

Como a implantação do Profiler aconteceu desde os primeiros passos da estruturação da empresa, a rotatividade sempre foi extremamente baixa. Em 2016, por exemplo, na nossa análise mais recente, apenas três demissões foram realizadas, resultando em um turnover de apenas 10%.

Agora que você conheceu a capacidade do Sólides Gestão por meio desse estudo de caso, aproveita a visita e fale agora com os nossos especialistas.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of