Case Telluria: Sólides otimiza em 50% o processo de recrutamento e seleção

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter um processo de recrutamento e seleção efetivo é primordial para o crescimento da empresa. Conseguir encontrar o perfil adequado do colaborador e direcioná-lo para a função certa vai muito além de conhecer as hards skills, é preciso aprofundar na análise comportamental. No Case Telluria Tecnologia, vamos falar sobre como a Sólides tornou mais eficiente e moderno a contratação de novos colaboradores.

A imagem que uma empresa transmite para os candidatos faz parte da sua presença de marca. Essa experiência faz parte do employer branding que impacta positivamente na atração e retenção de talentos.

Se você quer entender como modificar o seu processo de recrutamento e seleção e conhecer como isso trouxe impacto para a Telluria, continue a leitura! 

A Telluria Tecnologia

A Telluria Tecnologia está no mercado desde 2003, adquirindo e aprimorando sua expertise no desenvolvimento de soluções para Concreteiras, Loteadoras, Incorporadoras e Varejo. A empresa atende organizações de pequenos, médios e grandes portes em todos os segmentos citados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A empresa é especialista na elaboração de Sistemas para Gestão Empresarial (ERPs), oferecendo softwares para diversos segmentos de negócio, tais como:

  • Software Concreteira (TopCon): desenvolvido pela Telluria Tecnologia, esse sistema destina-se a atender o segmento de Concreteiras e gerir todas as operações diárias até a venda e entrega do concreto usinado;
  • Sistema Loteadora e Incorporadora (TopLote): software desenvolvido para Loteadoras e Incorporadoras que proporciona controle total de empreendimentos e loteamentos desde o estoque de lotes até a emissão de autorização para a escritura do imóvel;
  • Sistema Varejo e Atacados (TopGerente): solução que atende micro, pequeno e médio Varejo e Atacado em seu dia a dia auxiliando no processo gerencial e de vendas da empresa.

Em 16 anos, a empresa tem transformado suas soluções, expandindo suas ofertas para oferecer o melhor para todos os clientes, com ferramentas que redução os custos operacionais, impulsionam as vendas e apresentam informações estratégicas e gerenciais de forma simples e eficiente.

O cenário antes da Sólides

O grande problema enfrentado pela Telluria Tecnologia estava no processo de recrutamento e seleção, que ainda era feito de forma tradicional. As vagas eram divulgadas pelas redes sociais e os candidatos encaminhavam seus currículos via e-mail. 

A empresa recebia, em média, 70 currículos por vaga. Entretanto, apenas 20 desse total atendia 75% das especificações da função oferecida. Para chegar até essa análise final, era necessário imprimir todos os documentos encaminhados e fazer uma análise e categorização de maneira manual.

Os candidatos selecionados avançavam para a etapa de entrevista, antes de conversar com os gestores, eram submetidos a dois testes de perfil comportamental (nenhum deles utilizando a metodologia DISC) impressos. Depois do preenchimento, os resultados eram lançados em uma planilha de Excel para facilitar a apuração. Mais uma vez, a empresa gastava papel para fazer a impressão dos dados e a análise dos resultados.

A solução implementada

A solução para sanar os problemas enfrentados pela Telluria Tecnologia foi implementar o Jobs da Sólides e a função de recrutamento e seleção do Profiler. As pessoas faziam seu cadastro por meio do portal disponibilizado e realizavam a avaliação do seu perfil comportamental.

Os resultados eram armazenados dentro da plataforma, possibilitando uma agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato que estava alinhado às necessidades do time, não apenas considerando as habilidades técnicas, mas também as soft skills.

As informações comportamentais oferecem mais insumos para fazer uma entrevista efetiva com os candidatos, proporcionando maior compreensão das capacidades emocionais de cada uma das pessoas inscritas no processo.

Os resultados alcançados

Segundo Erica Garcia, diretora de atendimento e RH na Telluria Tecnologia, a Sólides proporcionou uma verdadeira revolução no processo de recrutamento e seleção: “o processo foi mais prático e dinâmico. Por sermos uma empresa de tecnologia, o simples fato de ter que acessar o Jobs e fazer o cadastro, já foi um filtro e tanto, eliminando os candidatos que não tem tanta facilidade com tecnologia”.

O Jobs ajudou a alterar a imagem da empresa, criando uma marca mais profissional e moderna. Por atuar na área de tecnologia, esse employer branding pode se tornar em um diferencial na atração de futuros talentos. Com essa plataforma, dentre 90% dos currículos recebidos, no mínimo 75% estava dentro dos requisitos para a vaga.

O tempo gasto na análise dos currículos também diminuiu. “Além da economia na impressão dos currículos, de tempo na análise dos mesmos, economizamos nas impressões dos testes de perfil e também no tempo de apuração desses testes que eram feitos”, afirma Erica.

Dentro do Jobs, a Telluria já recebeu 22 currículos e não precisou fazer a impressão dos documentos. A plataforma também possibilitou que a empresa gerasse um banco de talentos para consultas posteriores, gerando economia de espaço para arquivo e tempo.

Com o Profiler, o teste de perfil comportamental já fica pronto em poucos minutos. Assim é possível comparar com cargos e com os outros colaboradores do time. Assim, a ferramenta permitiu que a equipe de RH da Telluria tomasse decisões mais corretas e eficazes.

Ao final do processo de recrutamento e seleção, aconteceu uma redução em média de 50% no tempo gasto, antes a equipe de RH dispunha de 64 horas para fechar uma vaga, agora gastam 32 horas. Em termos de valores, há uma economia de R$ 1.600,00 em cada processo.

Outro benefício proporcionado pela Sólides foi na imagem e no fortalecimento da marca da Telluria. Segundo Erica: “tivemos um ganho na imagem da empresa enquanto empregadora, ficamos com uma aparência mais profissional e moderna”, finalizou a diretora de atendimento.

O sucesso na parceria do Case Telluria Tecnologia é apenas uma das histórias da Sólides. Por meio da gestão comportamental adequada é possível otimizar os recursos da empresa, economizando com turnover e aumentando a produtividade.

Quer saber como a Sólides pode ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados? Aproveite a sua visita e fale agora com os nossos especialistas!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments