O mundo mudou com a disseminação do vírus Sars-Cov-2 — a Covid-19. A crise sanitária afetou a economia dos países e causou uma série de demissões. Para o RH, todas as decisões precisam ser estratégicas e evitar demissão durante a pandemia foi uma conquista alcançada pela Systemsfox.
A empresa seguiu na contramão da maioria das empresas brasileiras e, com a ajuda do Sólides Gestão, conseguiu evitar o desligamento dos colaboradores. Inclusive, foram abertas novas vagas.
Se você quer entender como a Systemsfox conseguiu evitar demissões durante a pandemia, continue a leitura!
A Systemsfox Telecom Corp
A proliferação do coronavírus impactou as empresas de modo diferente. Os setores de turismo e entretenimento, por exemplo, sofreram com baixas demandas e possibilidades, visto que viagens foram canceladas e espaços para eventos foram fechados.
Segundo a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomercio-SP), as empresas de pequeno porte são as mais afetadas, seguidas pelas de médio porte.
A Systemfox é uma empresa de telecomunicações de porte médio. Atualmente, conta com 117 colaboradores e atua tanto no B2B como no B2C. A empresa fornece link dedicado, internet de fibra (FTTH), wireless e cabeada para Igarapé e algumas regiões metropolitanas de Belo Horizonte.
Durante os meses em que muitas empresas apostaram na demissão em massa para equilibrar as finanças, a Systemsfox conseguiu reter seus talentos e, com a ajuda do Sólides Gestão, abriu novas vagas de contratação.
A realidade da Systemsfox antes da Sólides
Antes de fechar parceria com a Sólides, a Systemfox não tinha conhecimento sobre os perfis comportamentais.
O problema maior não estava na rotatividade, mas sim na capacidade de extrair o máximo de cada time. Aumentar a performance a partir das especificidades e competências de cada perfil era uma necessidade para a Systemfox.
A compreensão de que as pessoas são contratadas pelo currículo e demitidas por comportamento surgiu a partir da interação com os conteúdos produzidos pela Sólides e da contratação do software.
Com o conhecimento sobre os perfis foi possível também compreender melhor as particularidades de cada candidato e colaborador.
A solução pelos perfis comportamentais
O software Sólides Gestão oferece a possibilidade de tratar toda a vida do colaborador a partir da análise comportamental. Compreender as particularidades de cada pessoa ajuda a aperfeiçoar o processo de recrutamento e seleção, além do desenvolvimento e retenção dos talentos.
A partir do conhecimento obtido com a Sólides, o RH da Systemfox está produzindo um material para capacitar as lideranças no mapeamento dos perfis comportamentais, a fim de aumentar a produtividade dos setores.
As entrevistas passaram a ser feitas por competências, proporcionando um estudo sobre cada setor que está solicitando um novo colaborador. O processo de recrutamento tornou-se mais efetivo.
Com o Sólides Gestão ficou possível para o RH da Systemsfox identificar o perfil ideal para a vaga e compará-lo com os resultados do Profiler dos candidatos.
O onboarding também ficou mais eficiente, pois a partir da análise do perfil, ficou possível trabalhar o desenvolvimento do novo colaborador para se ambientar à cultura da empresa o mais rápido possível.
O protagonismo do RH aumentou, gerando credibilidade em todos os outros setores.
A gestão de pessoas durante a pandemia
O covid-19 alterou a realidade, apresentando um “novo normal” a ser compreendido e assimilado para a gestão de pessoas.
A Sólides fortaleceu sua parceria com a Systemsfox, auxiliando em todo o momento. Foi estabelecida uma nova jornada dos colaboradores e novas estratégias para evitar as demissões durante a pandemia.
Além disso, a Systemsfox conseguiu criar processos seletivos totalmente on-line e acessíveis para os candidatos que buscavam.
Atualmente toda a empresa fala a linguagem dos perfis comportamentais, o RH está preparando um treinamento para que os colaboradores consigam entender ainda mais os resultados obtidos pelo Profiler.
Os índices apresentados pelo mapeamento ajudam a compreensão sobre a performance, a pressão e a produtividade em um momento tão difícil como a crise causada pela pandemia.
Os resultados numéricos obtidos pela parceria
Por meio das entrevistas por competências, as chances de selecionar candidatos mais adequados para as vagas aumento em 20%, segundo Solange Miguel da Silva, auxiliar sênior de RH da Systemsfox.
Segundo ela: “antes [da Sólides] a efetividade do processo seletivo era de aproximadamente 50%, com a Sólides o índice chegou a 70% de aproveitamento para uma vida longa e produtiva do colaborador na empresa”.
Inicialmente a análise do perfil comportamental era feito após o período de experiência do novo colaborador encerrar. Para Solange, essa estratégia resultava em desmotivação por parte do novo funcionário.
Agora, o mapeamento acontece no recrutamento. Com esse conhecimento prévio, até o aproveitamento de treinamentos aumentou em até 45%. E o plano é ampliar os treinos para o time de líderes, aperfeiçoando-os nos perfis comportamentais.
Para Solange: “a experiência com a Sólides é incrível, com a plataforma e ferramentas o RH 4.0 está consolidando, assumindo um papel mais estratégico”.
Além do software, o time de RH da Systemsfox consome os conteúdos produzidos pela Sólides, tanto em webinar como cursos da Universidade Sólides. “Sentimos que temos um amparo muito carinhoso da empresa com a gente!”, finaliza Solange.
Além de evitar demissões durante a pandemia, o conhecimento da Systemsfox sobre os perfis comportamentais dos seus colaboradores aumento a performance e a compreensão das particularidades e competências.
Quer melhorar a performance da sua empresa por meio de um conhecimento apurado do seu capital humano? Faça o teste gratuito da plataforma Sólides Gestão!