Case Sicoob Credip: entenda como a empresa conseguiu economizar 240 mil reais com rotatividade

Tempo de leitura: 4 minutos

Sicoob Credip

Segmento: Financeiro

Porte: Grande (425 funcionários)

Objetivo: Recrutamento e seleção, capacitar gerentes na gestão comportamental, gestão estratégica da empresa, desenvolvimento dos colaboradores

B2B/B2C: B2B e B2C

Sobre a empresa

O Sicoob Credip é a maior cooperativa financeira da região norte do Brasil. O dinheiro circula localmente entre associados, ou seja, os investidores também são os tomadores de empréstimos e vice versa.

A empresa utilizava o Solides Gestão (Software de Gestão Comportamental da Solides), inicialmente, apenas em processos de recrutamento e seleção. Esse processo é dividido em três fases:

  • Os candidatos realizam a inscrição online e uma prova presencial de nível médio. Tendo feito isso, os que atingem a pontuação mínima desejada passam para a próxima fase.
  • Na segunda fase, o Profiler (Teste de Perfil Comportamental da Solides) é aplicado para que os perfis dos candidatos sejam identificados e são realizadas dinâmicas e simulações da realidade baseadas nas competências necessárias para a função da vaga. O responsável pelo departamento sempre monta equipes com perfis mistos, de forma que nessas dinâmicas, algumas soft skills sejam testadas, como o desempenho sob pressão e a resiliência. 
  • Na terceira e última fase, o Gilson, responsável pelo departamento, realiza uma entrevista com os candidatos. A empresa já possui um mapeamento de cada equipe e cargo e dessa forma já se sabe quais são as competências e características que mais condizem com determinada vaga. Pensando nisso, os perfis dos candidatos são comparados com os desenhos dos cargos e a seleção final é feita. O Solides Gestão também permite que o Sicoob Credip crie um banco de talentos dentro do software, onde são armazenados os currículos e perfis de candidatos em potencial.

Ainda na terceira fase do recrutamento, começa o programa de integração do colaborador. Durante esse programa, busca-se disseminar a cultura da empresa e realizar o primeiro contato com o futuro gestor do candidato. Após isso, quando o colaborador é aprovado, ele passa uma semana conhecendo todos os setores, o funcionamento e a abrangência da empresa.

O Sicoob Credip controla 29 agências espalhadas pela região norte do Brasil. Mesmo tendo cargos fixos e iguais em todas as agências distribuídas pela região, o perfil ideal para cada vaga muda de agência para agência. Isso acontece por diversos fatores, porém, sabe-se que, tanto o perfil do resto da equipe, quanto o perfil dos clientes da região, são fatores que estão diretamente relacionados a isso. Algumas dessas agências lidam com proprietários rurais e outras com micro empresários e comerciantes, portanto, essa diferença que existe entre os públicos faz com que sejam exigidas competências específicas para os colaboradores que atuam em cada região.

Solução

O Gestão já fazia parte da rotina do colaborador. Como já foi falado, o software começou a ser utilizado para recrutamento e, assim que o colaborador entra, ele já recebia uma devolutiva para saber onde deve focar para melhorar.

A empresa passou a utilizar o software internamente para capacitar os líderes na gestão comportamental e criar uma consciência de perfis dentro da empresa. Os funcionários passaram a conhecer os perfis, as competências, e todas essas informações servem de base para o desenvolvimento dos colaboradores e para a gestão estratégica da empresa.

Por se tratar de uma empresa que lida com diversos tipos de clientes dependendo da localização de cada agência, sabe-se que a abordagem de cada funcionário em relação aos cooperados é, necessariamente, diferente em cada uma dessas agências. Nesse caso, o Solides Gestão passou a atuar como um guia para a identificação dos perfis ideais dos colaboradores para cada cargo em cada lugar. Dessa forma, o atendimento se tornou mais otimizado e bem direcionado.

Resultados

A eficiência da gestão de pessoas realizada dentro do Sicoob Credip faz com que os resultados sejam visíveis. A empresa, que está situada em uma região do Brasil economicamente desfavorecida, passou a ter resultados surpreendentes dentro do contexto em que está inserida.

O engajamento dos colaboradores gerado através da utilização do software e da manutenção da gestão de pessoas dentro da empresa, fez com que a rotatividade caísse de 12,5% para 8,9% entre 2014 e 2015. Essa queda gerou em torno de 240 mil reais em economia, apenas com a rotatividade. Esse número é baseado em uma série de estudos realizados pela Solides, levando em consideração a média salarial brasileira de 2 mil reais mensais, de acordo com o IBGE.

Além da economia brutal com a questão da rotatividade, a empresa também chegou a resultados impressionantes no quesito qualidade no ambiente de trabalho.

Durante dois anos seguidos, a Sicoob Credip ficou entre as 150 melhores empresas para se trabalhar, de acordo com uma pesquisa realizada pela Você S/A.

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