Como a Sólides fez uma rede de supermercados economizar 47% em rescisão contratual

Tempo de leitura: 4 minutos

A rotatividade é um dos aspectos que mais influenciam o cenário do varejo. Contratações em períodos pontuais e — em alguns casos — a ausência de um plano de carreira podem ser fatores que influenciam nesse turnover. Entretanto, conhecer o perfil dos colaboradores foi um fator importante para a São João Supermercados. 

Conseguir elaborar uma engenharia de cargos que faça sentido com a realidade da empresa passa por compreender quais são as necessidades dos funcionários. Por meio da análise do perfil comportamental, é possível estabelecer um plano de carreira que faça sentido e seja coerente com a realidade da empresa.

Quer entender como o Profiler e o Sólides Gestão impactaram a São João Supermercados? Conheça essa história de sucesso!

A história da São João Supermercados

A São João Supermercados é um comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios. O modelo de negócio é B2C, voltado para os clientes finais — Shoppers ou consumidores. Atualmente, em seu quadro, contam com mais de 300 colaboradores.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A empresa tem origem familiar, começando como Armazém São João, em Guaxupé. A rede foi crescendo e, atualmente, são três lojas em Guaxupé e uma em Muzambinho. São gerados mais de 300 empregos diretos com uma estrutura administrativa de excelência, a qual assegura as normas de funcionamento do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ). 

A parceria entre São João Supermercados e Sólides

O primeiro contato da empresa com a Sólides aconteceu em junho de 2015, por meio do Profiler. O resultado obtido pela análise comportamental ajudou a gerente de RH, Solange Saborito, intensificar o seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional.

Em novembro, Solange fez o curso para ser Analista Comportamental/Profissional da Sólides e ficou encantada com as potencialidades que poderiam ser aplicadas na São João. A parceria entre as empresas foi fechada e o Profiler começou a ser aplicado nos primeiros contratados de janeiro de 2016.

Em 2017, a São João Supermercados começou a utilizar o Sólides Gestão. O objetivo imediato era começar com o programa de PCO (Pesquisa de Clima Organizacional). A intenção era conseguir fazer uma gestão de RH mais eficiente ao captar as necessidades e conhecer melhor os colaboradores.

No mesmo ano, a São João conseguiu fazer o mapeamento de 100% dos seus colaboradores e passou a estruturar toda uma rotina de atualização diária do Sistema Sólides. 

O objetivo para 2020 é intensificar o desenvolvimento do sistema (Recrutamento e Seleção, Engenharia de Cargos etc.). Com a análise dos candidatos, a São João Supermercados espera conseguir intensificar ainda mais a gestão de pessoas em todas as suas unidades.

As soluções oferecidas pela Sólides

O Sólides Gestão proporcionou melhorias e avanços para a São João Supermercados, conseguindo gerar melhor o departamento de RH. Com a plataforma, o setor está desenhando a Engenharia de Cargos e aplicando a análise de comportamento no processo de Recrutamento e Seleção.

Todos os colaboradores são mapeados anualmente para análise e futuras promoções. Além disso, bienalmente é realizada a Pesquisa de Clima para direcionar as ações do RH. Com a utilização do Sólides Gestão, foram conquistados resultados importantes em todos os processos da organização.

Os resultados obtidos com a parceria

Com o Sólides Gestão, tornou-se possível intensificar as análises e proporcionar resultados na Pesquisa de Clima Organizacional, economia com rescisões contratuais e a redução de turnover.

Os números sobre a Pesquisa de Clima

A primeira Pesquisa de Clima rodada na empresa aconteceu em 2012, de forma manual. A análise voltou a ser realizada com o Sólides Gestão, cinco anos depois, tendo uma performance melhor de satisfação com a empresa:

  1. pesquisa realizada em 2012 (3 lojas): a satisfação dos colaboradores estava em 56,66%;
  2. pesquisa realizada em 2017 (4 lojas): satisfação dos colaboradores em 94,81%.

O Profiler começou a ser implementado na empresa em janeiro de 2016, o que intensificou a capacidade de gestão de pessoas e desenvolvimento humano nas lojas da empresa.

A economia com a rescisão de contrato

A maioria das demissões ainda estão relacionadas ao comportamento e não a capacidade técnica. Por isso, a análise comportamental pode ser uma estratégia para reduzir os gastos com a rescisão contratual.

Com a Sólides Gestão, a São João Supermercados conseguiu uma economia de 47,37% na rescisão contratual entre os anos de 2017 e 2018.

A parceria entre a Sólides e a São João Supermercados oferece benefícios que envolvem o aumento da eficácia da gestão de pessoas. Conseguir rastrear os dados dos colaboradores ajudou a empresa varejista conhecer melhor seus colaboradores e otimizar o capital humano.

Agora que você conheceu a capacidade do Sólides Gestão por meio desse estudo de caso, aproveita a visita e  Fale agora com os nossos especialistas.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of