Case Orteconte: RH estruturado de ponta a ponta com a Sólides

Tempo de leitura: 5 minutos

Apesar de ser um dos setores mais estratégicos e importantes de uma organização, o departamento de RH, muitas vezes, estrutura-se aos poucos, conforme a empresa se desenvolve. É o caso do nosso case de hoje, a empresa do setor de contabilidade Orteconte

Percebendo os desafios de uma gestão analógica, a Orteconte enxergou na plataforma completa de RH da Sólides a solução para otimizar sua atuação e garantir muito mais efetividade nos processos e na tomada de decisões. 

Quer entender como isso foi possível? Confira esse case de RH completo e o depoimento do CEO da empresa sobre a transformação digital do seu negócio.  

Sobre a Orteconte

Há 53 anos no mercado de contabilidade, a Orteconte é uma empresa de pequeno porte que vem construindo uma história de parceria e transparência com os seus clientes. Com foco no atendimento de excelência, a organização aposta em soluções contábeis e no aprimoramento de suas atividades com o uso da tecnologia. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

No ramo de contabilidade, a empresa abrange toda a área contábil dos setores comercial, de serviços, industrial e agrícola. Para isso, conta com uma equipe capacitada, uma infraestrutura moderna e totalmente informatizada para garantir agilidade, segurança e precisão nas informações.

A Orteconte tem como filosofia a prestação de um serviço diferenciado e qualificado para facilitar a vida de seus clientes, provendo informações seguras, precisas e confiáveis. 

Os desafios da gestão

Antes de conhecer a Sólides, o departamento de RH da empresa era “um sonho a ser colocado em prática”. Por isso, ele foi estruturado à medida que a organização crescia e todos os seus subsistemas eram executados de forma totalmente manual. 

Assim, mesmo com cerca de 100 colaboradores, a Orteconte precisava tabular e registrar manualmente pesquisas de clima e avaliações de desempenho, o que tomava um tempo considerável do time. 

Além disso, o processo seletivo era feito com base nas percepções individuais do recrutador e os prazos de reposição de vagas eram altos, devido às falhas na assertividade de escolha e no tempo de análise manual. 

Como a Sólides ajudou a estruturar o RH da Orteconte

Com o software completo de RH da Sólides, a Orteconte estruturou o departamento de Recursos Humanos de ponta a ponta e trouxe inteligência de dados e People Analytics para garantir um RH ágil e eficiente em seus processos. 

Dessa forma, a plataforma da Sólides ajudou a empresa a se desvincular de atividades manuais, que despediam tempo e esforço do time, e possibilitou uma gestão muito mais focada no capital humano. 

Mapeamento comportamental

Com o Profiler, o mapeamento de perfil comportamental exclusivo da Sólides, o time de RH da Orteconte ganhou muito mais corpo e efetividade, tanto no recrutamento e seleção quanto na gestão de pessoas

O mapeamento dos perfis dos candidatos a vagas muniram os recrutadores com informações importantes e estratégicas, o que trouxe mais segurança e assertividade na tomada de decisões. 

Além disso, conhecer profundamente os colaboradores e seus perfis comportamentais ajudou o RH na redução de conflitos, alinhando as pessoas certas nas posições mais adequadas. 

Recrutamento e seleção

Os processos de recrutamento e seleção também ganharam mais agilidade e eficiência. Se antes o time de recrutadores levava em média 22 dias para uma reposição de vaga, hoje, após o primeiro ano de implementação, o tempo já foi reduzido para 13 dias. 

Além disso, a assertividade nas contratações cresceu 43%, reduzindo turnovers recentes e o alto custo relacionado às contratações inadequadas. 

banner para baixar ebook com Guia sobre o RH 4.0: transforme sua gestão de pessoas-orteconte

Pesquisa de clima e avaliações de desempenho

Em relação aos demais subsistemas, a automatização de processos, como a pesquisa de clima e a avaliação de desempenho, melhorou a estrutura de feedback e trouxe mais potência no monitoramento e acompanhamento dos times.

Essa automatização também trouxe melhorias no desempenho do próprio time de RH. Hoje, a Orteconte conta com um quadro de 154 colaboradores e consegue realizar toda a gestão com a mesma estrutura de RH de antes, composta por apenas 2 pessoas. 

Nas palavras de Adenir Corrêa Dias Júnior, CEO da Orteconte:

“Contratar a Sólides foi uma decisão estratégica e prazerosa ao mesmo tempo. Na época, eu era gerente administrativo e lembro que o primeiro impacto foi a redução do nosso trabalho operacional para que, de fato, pudéssemos fazer o que o RH tem que fazer, que é a ênfase nas pessoas. 

Durante a implantação e a transição, pude realizar o meu sonho que era ter um RH rodando com efetividade na empresa e ver as pessoas evoluindo com as informações geradas”, destacou.

“Entender como as pessoas funcionam, o que elas buscam e como se comportam foi fundamental para o meu crescimento e o da nossa empresa.”

– Adenir Corrêa

Transforme o seu RH!

A Sólides vem contribuindo diretamente na implementação e no desenvolvimento de um RH muito mais estratégico e estruturado para pequenas e médias empresas, e esse foi o caso da Orteconte. 

Com ferramentas como o Profiler e o People Analytics, a Orteconte conseguiu estruturar um RH estratégico de ponta a ponta, garantindo muito mais agilidade e eficiência desde os processos de atração até a retenção de talentos. 

Quer se juntar a Orteconte e fazer parte do time de empresas que estão moldando o futuro do RH?

Conheça nossa plataforma e agende uma demonstração gratuita!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments