Case LHR: como o Profiler da Sólides aumentou a produtividade em 30%

Tempo de leitura: 5 minutos

Elaborar times bem equilibrados é fundamental para conseguir atingir a alta performance e aumentar a produtividade. Quando há sintonia entre os membros da equipe, é possível colher frutos logo nos primeiros meses. Essa é a história que contaremos no Case LHR, uma empresa de consultoria que alterou a realidade de dois clientes utilizando o Profiler da Sólides.

Por meio do Profiler é possível traçar o perfil comportamental das pessoas. Utilizando a metodologia DISC, o Profiler da Sólides encontra qual o perfil predominante na pessoa: executor, comunicador, analista ou planejador. A partir dessa análise, é possível elaborar planos e ações para formar a equipe perfeita.

Se você quer entender como a LHR — Consultoria de Empresas Ltda. modificou a realidade de dois clientes por meio dessa solução, continue a leitura!

A LHR — Consultoria de Empresas Ltda.

A LHR é uma empresa de RH com vasta expertise em treinamentos, desenvolvimento e coaching. É uma micro empresa que oferece serviços tanto para o B2C como para o B2B, com a missão de proporcionar soluções adequadas à realidade do negócio do cliente por meio da integração das pessoas aos objetivos da organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A empresa está sempre comprometida com os resultados e, por isso, valoriza as pessoas e os relacionamentos que estabelece em prol da empresa, apresentando soluções customizadas para cada cliente atendido. Além disso, a LHR tem grande expertise no segmento marítimo por conta da sua ampla atuação nesse segmento.

A Sólides e a LHR como parceiras

O primeiro contato da LHR com a Sólides aconteceu em 2010, quando as consultoras da LHR foram até a sede da Sólides, em Belo Horizonte, para receber uma formação sobre o Profiler. Apesar de terem aprendido muito e deixarem a avaliação com parecer positivo, não foi possível estabelecer uma parceria entre as empresas naquele momento.

Entretanto, já no início de 2011, a LHR recebeu uma demanda para atender uma grande organização no ramo da navegação. Esse cliente recebia um quantitativo expressivo de jovens para fazer um curso prático — estágio — a bordo de navios. Havia um conflito de gerações entre os profissionais que recebiam e os novos tripulantes à bordo. 

Outro cliente que contou com a solução da parceria entre Sólides e LHR foi a Casa Ronald Mc Donalds. Ela promove trabalhos voluntários cuidando de crianças portadoras de câncer com idade de 0 a 18 anos, realizando o acolhimento e a hospedagem para os pacientes e familiares. Há época, ela sofria com problemas de gestão de sua equipe de voluntários.

Segundo Rosangela Arruda, co-fundadora da LHR: “com base em todas nossas experiências positivas a partir do instrumento Profiler, e também pelo fato de trabalharmos com RH em meio a revolução tecnológica, acreditamos que a LHR pode se tornar semeador de soluções tecnológicas, divulgando as soluções tecnológicas que a Sólides desenvolveu para melhorar os resultados do RH nas mais diversas organizações”.

Banner_GIF_Profiler

A parceria oferecendo resultados

Para ambos os clientes citados acima, a solução encontrada pela LHR era oferecer os serviços do Profiler da Sólides. Para cada cliente, houve uma atuação e resultado diferente, conforme explicaremos a seguir.

Marinha Mercante Brasileira

Para a Marinha, a solução encontrada pela LHR foi a aplicação do Profiler em todos os novos tripulantes do ano de 2011. Com as orientações provenientes dos resultados foi possível conciliar o perfil de quem estava embarcando com quem receberia e seria um mentor do novo tripulante.

Por se tratar de um público mais conservador e militar, havia bastante relutância e resistência por parte dos alunos em participarem de um curso relacionado ao comportamento. Entretanto, a aplicação do Profiler logo no início do curso foi realizado em todos os novos tripulantes. 

Com o Profiler, houve uma queda na relutância em fazer um teste comportamental por parte dos estudantes. “Antes as 3 horas iniciais do curso eram apenas para quebrar essa resistência por eles (os alunos) estarem ali”, afirmou Neide Venâncio, co-fundadora da LHR.Com o Profiler da Sólides, houve um ganho de 30% das horas, uma redução de tempo que representa um ganho monetário de R$ 2,4 mil por turma.

Casa Ronald Mc Donalds

As consultoras da LHR foram convidadas para participar de um projeto que tinha como objetivo melhorar toda a gestão da Casa, reescrevendo a trajetória das suas lideranças. A intenção era melhorar a participação no mercado, visando ganhos para ampliar o acolhimento e até o número de crianças atendidas.

O Profiler serviu como base de Coaching para um trabalho que gerou vários planos de desenvolvimento individual das lideranças. Os resultados foram sentidos pelos colaboradores e voluntários, aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento.

Após o primeiro ano de orientação e ação, a gestão da Casa se transformou em um movimento de crescimento dentro da espiral, o que levou a instituição a ganhar o seu primeiro prêmio internacional de gestão: o IPMA 2018 — Melhor Projeto de Planejamento Estratégico de ONGs (Gold Winner 2018).

Assim como podemos observar nas histórias contadas pelo Case LHR, o Profiler da Sólides tem insumos que podem promover a transformação da gestão de pessoas. Não é apenas uma apresentação de resultados, mas uma análise apurada que permite os gestores tomadas de decisões mais eficazes e que gerem resultados impactantes para a organização.

Esses foram dois trabalhos da parceria do Case LHR, mas a Sólides tem muitos outros casos de sucesso. Ficou interessado em construir uma história de impacto conosco? Fale agora com os nossos especialistas.

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments