Case LHR: como o Profiler da Sólides aumentou a produtividade em 30%

Tempo de leitura: 5 minutos

Elaborar times bem equilibrados é fundamental para conseguir atingir a alta performance e aumentar a produtividade. Quando há sintonia entre os membros da equipe, é possível colher frutos logo nos primeiros meses. Essa é a história que contaremos no Case LHR, uma empresa de consultoria que alterou a realidade de dois clientes utilizando o Profiler da Sólides.

Por meio do Profiler é possível traçar o perfil comportamental das pessoas. Utilizando a metodologia DISC, o Profiler da Sólides encontra qual o perfil predominante na pessoa: executor, comunicador, analista ou planejador. A partir dessa análise, é possível elaborar planos e ações para formar a equipe perfeita.

Se você quer entender como a LHR — Consultoria de Empresas Ltda. modificou a realidade de dois clientes por meio dessa solução, continue a leitura!

A LHR — Consultoria de Empresas Ltda.

A LHR é uma empresa de RH com vasta expertise em treinamentos, desenvolvimento e coaching. É uma micro empresa que oferece serviços tanto para o B2C como para o B2B, com a missão de proporcionar soluções adequadas à realidade do negócio do cliente por meio da integração das pessoas aos objetivos da organização.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A empresa está sempre comprometida com os resultados e, por isso, valoriza as pessoas e os relacionamentos que estabelece em prol da empresa, apresentando soluções customizadas para cada cliente atendido. Além disso, a LHR tem grande expertise no segmento marítimo por conta da sua ampla atuação nesse segmento.

A Sólides e a LHR como parceiras

O primeiro contato da LHR com a Sólides aconteceu em 2010, quando as consultoras da LHR foram até a sede da Sólides, em Belo Horizonte, para receber uma formação sobre o Profiler. Apesar de terem aprendido muito e deixarem a avaliação com parecer positivo, não foi possível estabelecer uma parceria entre as empresas naquele momento.

Entretanto, já no início de 2011, a LHR recebeu uma demanda para atender uma grande organização no ramo da navegação. Esse cliente recebia um quantitativo expressivo de jovens para fazer um curso prático — estágio — a bordo de navios. Havia um conflito de gerações entre os profissionais que recebiam e os novos tripulantes à bordo. 

Outro cliente que contou com a solução da parceria entre Sólides e LHR foi a Casa Ronald Mc Donalds. Ela promove trabalhos voluntários cuidando de crianças portadoras de câncer com idade de 0 a 18 anos, realizando o acolhimento e a hospedagem para os pacientes e familiares. Há época, ela sofria com problemas de gestão de sua equipe de voluntários.

Segundo Rosangela Arruda, co-fundadora da LHR: “com base em todas nossas experiências positivas a partir do instrumento Profiler, e também pelo fato de trabalharmos com RH em meio a revolução tecnológica, acreditamos que a LHR pode se tornar semeador de soluções tecnológicas, divulgando as soluções tecnológicas que a Sólides desenvolveu para melhorar os resultados do RH nas mais diversas organizações”.

A parceria oferecendo resultados

Para ambos os clientes citados acima, a solução encontrada pela LHR era oferecer os serviços do Profiler da Sólides. Para cada cliente, houve uma atuação e resultado diferente, conforme explicaremos a seguir.

Marinha Mercante Brasileira

Para a Marinha, a solução encontrada pela LHR foi a aplicação do Profiler em todos os novos tripulantes do ano de 2011. Com as orientações provenientes dos resultados foi possível conciliar o perfil de quem estava embarcando com quem receberia e seria um mentor do novo tripulante.

Por se tratar de um público mais conservador e militar, havia bastante relutância e resistência por parte dos alunos em participarem de um curso relacionado ao comportamento. Entretanto, a aplicação do Profiler logo no início do curso foi realizado em todos os novos tripulantes. 

Com o Profiler, houve uma queda na relutância em fazer um teste comportamental por parte dos estudantes. “Antes as 3 horas iniciais do curso eram apenas para quebrar essa resistência por eles (os alunos) estarem ali”, afirmou Neide Venâncio, co-fundadora da LHR.Com o Profiler da Sólides, houve um ganho de 30% das horas, uma redução de tempo que representa um ganho monetário de R$ 2,4 mil por turma.

Casa Ronald Mc Donalds

As consultoras da LHR foram convidadas para participar de um projeto que tinha como objetivo melhorar toda a gestão da Casa, reescrevendo a trajetória das suas lideranças. A intenção era melhorar a participação no mercado, visando ganhos para ampliar o acolhimento e até o número de crianças atendidas.

O Profiler serviu como base de Coaching para um trabalho que gerou vários planos de desenvolvimento individual das lideranças. Os resultados foram sentidos pelos colaboradores e voluntários, aumentando o sentimento de pertencimento e o engajamento.

Após o primeiro ano de orientação e ação, a gestão da Casa se transformou em um movimento de crescimento dentro da espiral, o que levou a instituição a ganhar o seu primeiro prêmio internacional de gestão: o IPMA 2018 — Melhor Projeto de Planejamento Estratégico de ONGs (Gold Winner 2018).

Assim como podemos observar nas histórias contadas pelo Case LHR, o Profiler da Sólides tem insumos que podem promover a transformação da gestão de pessoas. Não é apenas uma apresentação de resultados, mas uma análise apurada que permite os gestores tomadas de decisões mais eficazes e que gerem resultados impactantes para a organização.

Esses foram dois trabalhos da parceria do Case LHR, mas a Sólides tem muitos outros casos de sucesso. Ficou interessado em construir uma história de impacto conosco? Fale agora com os nossos especialistas.

Ficou interessado em construir uma história de impacto conosco? Fale agora com os nossos especialistas.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of