Case Lara Reegenharia: conhecer o perfil comportamental impediu demissões incorretas

Tempo de leitura: 7 minutos

Conhecer o perfil comportamental de um colaborador é transformador para as empresas. O Profiler oferece mais de 50 informações referentes às tendências comportamentais e as competências de cada pessoa.

A Lara Reengenharia experimentou na prática o conceito de que “contrata-se pelo currículo, mas demite-se pelo comportamento” ao conseguir posicionar o RH de modo mais estratégico e evitar demissões incorretas.

O coordenador de RH da empresa, Diego Hioji dos Santos, mostrou como a compreensão sobre o que é perfil comportamental alterou a perspectiva da Lara Reengenharia, mostrando como é possível otimizar os times e repensar estrategicamente a gestão de pessoas.

Continue a leitura para conhecer essa história de sucesso!

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A história da Lara Reegenharia

A empresa é um grupo com “4 ases” atuando em diversos segmentos. É uma revendedora autorizada pela WEG, realizando vendas e manutenções em todo o Brasil nos seguintes ramos:

  • elétrica: manutenção em Subestações e Cabines primárias e obras elétricas de infraestruturas; 
  • motores industriais: manutenção em motores industriais da marca WEG;
  • geradores: manutenção em geradores em parceria com MWM; 
  • vendas de Motores e Drivers WEG; 
  • vendas de Tintas WEG e linha Imobiliária parceria com a CORAL.

A empresa está no mercado há 42 anos, mas os últimos 10 representaram um crescimento exponencial em fornecimento de novos produtos e crescimento interno. Para o futuro, a Lara prevê crescimento para a área industrial, apostando na tecnologia e integração máxima com a indústria 4.0.

Vale ressaltar que, atualmente, a empresa conta com 120 colaboradores.

A parceria com a Sólides

O primeiro contato antecedeu 2019, quando a Lara Reegenharia aprendeu mais sobre RH estratégico com os conteúdos da Sólides. A parceria foi estabelecida em janeiro de 2019, após conversas entre o RH da Lara com especialista comportamentais da Sólides.

Com o crescimento acelerado, a Lara Reegenharia enfrentava desafios na gestão de pessoas. Em 4 anos, o grupo cresceu em 50% e o departamento de Recursos Humanos precisou encaixar mais pessoas certas nos lugares adequados, a fim de alcançar os melhores resultados possíveis.

Para tanto, o contrato fechado com a Sólides foi essencial. “Precisava manter o tínhamos como Departamento Pessoal e agregar o valor do RH estratégico, e quando a Sólides assumiu esse desafio conosco, começamos a trabalhar”, afirma Diego.

A aplicação do Profiler

A estratégia para conhecer e aprofundar o conhecimento em torno do perfil comportamental dos colaboradores começou pelas lideranças. O RH aplicou o teste Profiler nos gestores para conhecer os perfis comportamentais e compreender como seria a atuação estratégica do People Analytics.

Cada gestor teve conhecimento de seu perfis e, a partir disso, foi possível ajudar o que cada um tinha como mais e menos dominantes nas funções precisavam realizar diariamente.

Assim, a gestão de pessoas pode elaborar estratégias de ações que fossem diretas e efetivas, sem a necessidade de criar algo mirabolante. Era possível fazer atividades simples, aumentando a compreensão e a performance dessas lideranças.

A partir da análise dos perfis dos líderes, foi crescendo e seguimos para aplicação do Profiler em todos os colaboradores do grupo. O mapeamento de toda a empresa foi fundamental para estabelecer a engenharia de cargos, tornando o processo de recrutamento e seleção mais eficiente.

A experiência das primeiras aplicações do teste Profiler

Segundo Diego, os primeiros mapeamentos foram desafiadores, porém a Sólides deu apoio com todas as informações, dúvidas de sistema que surgiam na hora, entre outras coisas.

Para o coordenador de RH, o processo de implementação foi desafiador, mas confortável: “desafiador pois nunca havíamos feito algo que envolvesse todos os colaboradores, muitos ficaram desconfiados no início, mas com as orientações do time da Sólides conseguimos coordenar as ações e deixar todos confortáveis para um resultado de sucesso”.

Todos os testes foram respondidos, totalizando uma mapeamento completo da empresa. A partir disso, foi possível tomar ações de desenvolvimento, atração e retenção de talentos.

O conhecer do perfil comportamental para evitar demissões

Conseguir diminuir a taxa de rotatividade é fundamental para todas as empresas, pois são despesas irreversíveis. Para a gestão de pessoas, além de redução de custos, a retenção de uma talento é a valorização de um profissional.

O perfil comportamental ajudou o Diego a analisar junto com o gestor de outro setor a permanência de um colaborador. A história começou com uma vaga interna no departamento de coordenação, os colaboradores que estavam aptos a assumirem a vaga participaram do processo seletivo.

Após alguns meses de atuação, os feedbacks sobre o profissional escolhido para a vaga era de que ele é muito detalhista e não duraria na área. Foi então preciso uma intervenção da gestão de pessoas a fim de evitar uma demissão.

“Eu e o gestor da área, com o Profiler em mãos, definimos uma estratégia de atendimento aos clientes que tinham o mesmo perfil [que o colaborador criticado]. A partir disso, os feedbacks começaram a ser positivo”, relata Diego. 

A compreensão do perfil também ajudou os colegas de trabalho, estabelecendo um clima organizacional mais harmônico e positivo.

Os outros benefícios do Profiler

Com acesso ao Profiler dos colaboradores, a gestão começa a se questionar sobre o potencial do funcionário em determinado setor. Em alguns casos, a empresa precisa de uma resposta rápida no processo de adaptação, por isso, conhecer essa competência do colaborador é essencial.

Ao conhecer o perfil dos colaboradores, a Lara Reegenharia “evita forçar atividades que vai contra suas tendências comportamentais, pelo menos durante o processo de adaptação com a empresa”, explica o coordenador de RH.

Em termos gerais, a taxa de rotatividade reduziu em 12 meses e, com o bom gerenciamento das equipes foi possível evitar substituições em posições mais estratégicas, fazendo apenas as que eram inevitáveis.

Para Hioji, o Sólides Gestão — por meio da análise comportamental — é possível de “melhorar em 100% o convívio com qualquer pessoa, desde relacionamentos mais pessoais até vendedores de supermercado, motorista de uber, colegas de trabalho”.

O coordenador afirma que o Profiler melhorou inclusive a sua vida matrimonial: “hoje eu vivo gestão comportamental 24 horas por dia, meu casamento melhorou depois que cruzei as informações do meu perfil com o da minha esposa”. 

Diego também aplica os conhecimentos de gestão comportamental aprendidos com a Sólides em jogos on-line.

A usabilidade do sistema

Para Diego: “tudo é muito simples”. A Sólides conseguiu oferecer uma plataforma simples, funcional e intuitiva. Compactando todas as informações necessárias para a gestão de pessoas dentro de uma plataforma.

Os treinamentos na Universidade Sólides ajudam na compreensão do sistema e na extração máxima das ferramentas e funcionalidades do sistema. Além disso, a equipe de sucesso do cliente auxilia com vídeos rápidos e curtos que promovem um treinamento rico e rápido sobre o sistema.

Ao conhecer o perfil comportamental, a Lara Reengenharia conseguiu otimizar suas estratégias internas, promovendo maior retenção dos talentos e evitando desligamentos desnecessários.

Quer aplicar essa metodologia na sua empresa e evoluir a sua gestão de pessoas? Fale agora com um dos nossos especialista para fazer um teste grátis!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments