Conseguir desenvolver as habilidades e competências das lideranças pode ser um desafio para muitas empresas. Independente do seu porte, esse desafio reflete uma dificuldade em conseguir mapear as habilidades sociocomportamentais dos líderes e, a partir dessa análise, criar planos de desenvolvimento.
A falta de incentivo em treinamentos — ou a falta de personalização dos treinos — afeta diretamente a produtividade e o engajamento dos colaboradores. É fundamental que as organizações ofereçam aos seus funcionários a possibilidade de crescer profissional e estejam aptos para serem líderes.
O Sólides Gestão ajudou a Isoeste Metálica a transformar o processo de evolução da sua equipe, alcançando maior satisfação dos colaboradores e desenvolvendo melhor suas lideranças. Continue a leitura para conhecer essa história!
Quem é a Isoeste Metálica?
A Isoeste Metálica é uma empresa do B2B, contando atualmente com 250 funcionários. Ela tem mais de 30 anos de mercado e está situada no Distrito Agroindustrial de Anápolis, em Goiás.
A empresa fornece variedade de componentes e sistemas construtivos para obras civis, produtos como: perfis metálicos estruturais, perfis metálicos light stell fram, perfis drywall e telhas metálicas.
Como era o cenário antes da Sólides?
O desenvolvimento dos profissionais era um verdadeiro desafio para a Isoeste. Sem conseguir mapear os perfis comportamentais para traçar planos de capacitação, a liderança sofria com o crescimento de suas competências.
A falta de capacitação dos líderes afetava a performance, além da falta de visibilidade de quem eram os gestores potenciais. O Isoeste, portanto, não conseguia visualizar as capacidades dos colaboradores para desenvolver novos líderes.
Qual a solução apontada pela Sólides?
Os trabalhos entre a parceria foram iniciados com o Profiler Sólides, dessa forma, foi possível mapear os perfis comportamentais de todos os colaboradores. O time de gestão, portanto, ficou mais por dentro das peculiaridade de todas as pessoas, principalmente dos líderes.
O segundo passo foi a utilização do Sólides Gestão, com a aplicação da pesquisa de clima. Foi a primeira vez que a empresa realizou esse processo integralmente on-line. Todos os 250 funcionários responderam o questionário, apontando um índice de satisfação de 79%.
Com os resultados também foi possível entender em quais aspectos eram necessários maiores investimentos, a fim de aumentar ainda mais a satisfação e, consequentemente, a produtividade.
Em seguida, o plano de desenvolvimento da liderança seguiu com a aplicação da avaliação de desempenho — também por meio do Sólides Gestão. Os gestores responderam os formulários dentro do software, possibilitando a construção de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI’s).
Segundo Franciele Sousa, supervisora do RH/DP da Isoeste Metálica: “o Sólides Gestão facilitou muito todo o nosso processo. Esse ponto é muito importante para o Desenvolvimento de nossas lideranças”.
Quais os principais resultado alcançados?
O grande ganho para a Isoeste é conseguir enxergar o avanço das lideranças, que vem desenvolvendo a performance. Esse ponto é acompanhado por meio da Avaliação de Desempenho, gerando dados de acompanhamento e insights de ações e melhorias para a gestão de pessoas.
Com as ferramentas tornou-se possível encontrar potenciais futuros e, também, a tomar decisões difíceis, como possíveis desligamentos. Os funcionários elogiam a praticidade ao utilizarem a ferramenta em todos os processos: pesquisa de Clima, avaliação de desempenho e assessment.
Da mesma maneira que o Sólides Gestão ajudou a Isoeste a desenvolver as habilidades e competências da lideranças, podemos fazer o mesmo com a sua empresa. O software está preparado para ajudar organizações de todos os portes e setores para otimizar todo o desenvolvimento.
Ficou interessado em implementar o Sólides Gestão na sua empresa? Aproveite a sua visita para falar com os nossos especialistas sobre suas necessidades!