Case Grupo Negócios Públicos: Saiba como a empresa conseguiu atingir 86% de retenção de colaboradores

Tempo de leitura: 3 minutos

Sobre a Negócios Públicos:

O Grupo Negócios Públicos destaca-se no segmento de orientação, capacitação e treinamento de agentes públicos com uma diversidade de produtos e serviços específicos, especialmente voltados para a área das compras públicas.

Com a realização de grandes Congressos, Eventos, Treinamentos, Cursos abertos e fechados, e dispondo também de Orientação Jurídica e Publicações técnicas voltadas aos servidores públicos (livros, revistas, canais de busca e informação digital), o Grupo Negócios Públicos oferece auxílio e orientação para todas as fases relacionadas às Licitações e Contratos Administrativos, oferecendo, ainda, suporte via sistemas, softwares, buscadores e aplicativos que facilitam a atuação diária dos profissionais envolvidos com tais responsabilidades.

Segmento: Treinamentos

Porte: Grande (120 funcionários)

B2B/B2C: B2B ou B2C

Antes da Solides

Quando procurou a Solides, os principais desafios do Grupo Negócios Públicos eram:

  • Contratar com assertividade
  • Aumentar a retenção de talentos
  • Estruturar o RH

Antes de utilizarem o Solides Gestão, a empresa não tinha um sistema e visão de gestão para o seu RH. O recrutamento era feito por uma das pessoas do setor de RH e, após sua saída, começou a ser feito pelo gestor responsável por cada área.

Os critérios eram estabelecidos pelos próprios gestores individualmente, de acordo com a idéia particular de cada um. O fato de pessoas estarem alocadas em funções inadequadas às habilidades e comportamentos pertinentes a cada uma delas acabou gerando demissões e contratações equivocadas; pelo não entendimento dos perfis comportamentais.

A solução

Erick Mendes, Gerente de RH do Grupo Negócios Públicos, identificou a necessidade de realizar o mapeamento comportamental internamente, depois de estudar ferramentas de RH e conhecer o Profiler. Assim, ele participou da Formação Analista Comportamental da Solides, para entender mais sobre o assunto e apresentar a solução aos seus gestores.

Depois que o software de Gestão Comportamental da Solides foi implantado para atingir os resultados desejados, as seguintes estratégias de Gestão de Pessoas, entraram em ação:

  • Campanha de endomarketing com duração de 63 dias;
  • Conscientização da equipe em relação a Gestão Comportamental;
  • Capacitação de líderes para exercer a Gestão Comportamental;
  • Desafios semanais: almoçar com alguém de um perfil diferente do seu e responder quizzes sobre perfis;
  • Teste aplicado em 100% dos colaboradores;
  • Recrutamento e Seleção feitos através do Teste de Perfil Comportamental da Solides.

Resultados

A parceria Solides e Grupo Negócios Públicos iniciou para que os desafios fossem superados e resultados alcançados.

Foi com esse foco que a empresa conseguiu:

  • Atingir uma taxa de 86% de retenção de talentos ao recrutar através do Profiler,
  • Estruturar o processo de recrutamento e seleção, e
  • Aumentar a produtividade dos colaboradores.

Depois de todas as ações realizadas, a empresa começou a utilizar o Profiler para todas as contratações e hoje eles fazem uso do Solides Gestão, tanto para mapeamento quanto para pesquisas de clima e avaliações de desempenho.

A empresa também passou a utilizar o teste para aumentar o desenvolvimento interno, e com um comprometimento da gestão e um acompanhamento constante, a melhoria nos resultados é visível, a produtividade aumentou muito.

Quer resultados assim para a sua empresa? Converse agora com um dos consultores da Solides!

Depoimentos

O mapeamento de perfil confirmou muitas coisas que já sabia a meu respeito e coisas que eu ainda suspeitava vieram a ser confirmadas também, me ajudou muito a identificar possíveis falhas e me tornar um profissional melhor.

D.F. | Analista de Suporte de T.I.

Quando iniciamos o mapeamento de perfil de nossos colaboradores, passamos a ter informações muito mais elaboradas e concretas sobre nossas equipes, definindo o perfil ideal para cada posição. Hoje, 100% dos nossos colaboradores estão com os perfis mapeados. Com isso, diminuímos erros de gestão ao compreender a melhor forma de agir com cada colaborador, reduzindo conflitos e potencializando o que cada um tem de melhor.

Erick Mendes | Gerente de RH – Grupo Negócios Públicos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of