Case ACPL: Como a Sólides ajudou a Otimizar os Processos Seletivos da empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Realizar um processo seletivo é uma tarefa que envolve vários desafios: definição do canal de recebimento de currículos, plataformas de armazenamento de dados, triagem de profissionais, levantamento de habilidades comportamentais etc.

A ACPL Engenharia é uma das empresas que vivenciava essas questões e, muitas vezes, sentia dificuldades para lidar com todas elas

Neste post, você entenderá quais eram esses contratempos e como a Sólides tornou o processo deles mais otimizado e eficiente. Confira!

Sobre a ACPL Engenharia

A ACPL Engenharia é autoridade em Engenharia de Acesso e presta serviço na montagem e desmontagem de andaimes industriais. A empresa atua no mercado há mais de 20 anos. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Sua operação acontece dentro da planta industrial de seus clientes, os quais são das áreas de: mineração, metalurgia, siderurgia, plataformas marítimas, petroquímica e petróleo, obras civis, além de papel e celulose. Mas além da locação do andaime, também oferecem a mão de obra para realização do serviço de manutenção de rotina e paradas programadas. 

Os desafios da empresa

Antes de conhecer a Sólides, o processo de análise de currículos era feito de forma manual, sem o auxílio de uma ferramenta para fazer a triagem dos currículos recebidos. Assim, a velocidade com a qual essa tarefa acontecia acabava por se prolongar mais do que o desejado.

Além disso, as candidaturas para vagas eram feitas por meio do e-mail do profissional de recursos humanos. Isso, muitas vezes, fazia com que essas candidaturas se misturassem às demandas que chegavam no mesmo e-mail, dificultando ainda mais a organização desse procedimento.

Outra situação enfrentada pela empresa era a falta de alinhamento para agendar entrevistas de desligamentos. Por vezes, os horários do colaborador desligado não coincidiam com o horário disponível do profissional responsável por essa atividade, o que ocasionava em uma demora para concluir essa tarefa.

Como a Sólides ajudou a ACPL Engenharia

Segundo a ACPL Engenharia, as vantagens com a implementação do Profiler foram percebidas logo no início da aplicação. Nesse sentido, foi notado que os perfis dos candidatos selecionados eram mais compatíveis com a cultura da empresa e as contratações passaram a ser mais dinâmicas e precisas.

Ainda, percebeu-se grande melhoria na agilidade e organização no processo de recrutamento e seleção, ao disponibilizar funcionalidades úteis, como recrutar, avaliar, contratar e analisar o desempenho temporal de fechamento das vagas.

Com o Sólides Matcher, foi possível criar uma engenharia de cargos ajustada à expectativa das lideranças com relação aos candidatos desejados e apresentar os resultados comparativos. Mas não somente com novos colaboradores, a ferramenta também foi utilizada para fazer um mapeamento dos times da empresa, com o objetivo de identificar os pontos de melhoria em cada perfil e desenvolver talentos.

Além disso, a dificuldade com a compatibilidade de horários para realizar entrevistas de desligamentos foi superada, uma vez que agora elas são feitas online — não presenciais como antes — sem precisar da presença de um recrutador acompanhando esse procedimento.

Nas palavras da ACPL Engenharia:

“A Sólides tem sido fundamental em nosso negócio, uma vez que nos permite agilidade em nossos processos e eficácia. O RH se tornou mais estratégico, no sentido de termos investido em uma ferramenta 100% online e que veio de encontro a uma necessidade global da atuação remota”.

Se o conteúdo foi útil e agora você também gostaria de acertar e agilizar suas contratações, que tal conferir a ferramenta de Recrutamento e Seleção da Sólides?

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments