Case de Sucesso Rampap: como a gestão de pessoas influencia no negócio

GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

É comum que em empresas pequenas não exista um departamento bem estruturado para conduzir a gestão de pessoas. Por algum tempo, esse foi o cenário do nosso case de sucesso Rampap, uma startup de tecnologia que atua na transformação digital, comercial e empresarial de negócios. 

Ao identificar a necessidade de uma gestão de pessoas mais estratégica, no entanto, a empresa decidiu dar um passo à frente e contratar a plataforma da Sólides. Neste conteúdo, você vai entender como a tecnologia contribuiu para os resultados do negócio. Confira na leitura. 

Sobre a Rampap

A Rampap é uma startup de tecnologia voltada para a transformação digital. Ela auxilia outras empresas no processo de implementação de novas metodologias, além de fornecer workshops, palestras e coaching a organizações e executivos.

Qual era o cenário da Rampap?

A startup é uma empresa de pequeno porte. Patrícia Lima, gestora de RH da organização, conta que, quando assumiu a função, a empresa contava apenas com um time enxuto, mas isso não a impediu de pensar mais a frente. 

A gente precisava de um sistema para fazer esse gerenciamento de talentos. Ah, temos 33 pessoas, depois a gente vai ter 100, 200, 300. E aí a gente vai fazer o que? Vai esperar gerar um problema para poder fazer gestão de pessoas? Não, nós temos que fazer agora. Começar do certo, enquanto está pequenininho.

A empresa, naquele momento, ainda não tinha a visibilidade de como o RH poderia agregar para os resultados do negócio. Dessa forma, Patrícia propôs a implementação da plataforma Sólides para realizar todo o gerenciamento dos talentos de forma muito mais estratégica. 

Como a Sólides contribui para a Rampap?

A ideia da Patrícia ao propor a contratação da Sólides foi criar um ciclo de gerenciamento de talentos e ter uma ferramenta para fazer a gestão desse ciclo. 

Por ser uma empresa de tecnologia, fazia sentido que tudo fosse gerido de forma tecnológica e automatizada, e não manualmente. Assim, a Sólides surgiu como uma solução extremamente interessante para auxiliar em alguns pontos que eram importantes para a organização. 

Avaliação de desempenho

Uma das demandas da Rampap era realizar avaliações de desempenho periódicas. A ideia inicial era criar um formulário simples, onde a gestão pudesse assinalar os pontos altos e baixos de cada profissional. Patrícia apontou, então, a necessidade de algo mais integrado, como a ferramenta de Avaliação de Desempenho da Sólides

Essa solução permite que o RH avalie, monitore e contribua com a performance dos colaboradores de forma automatizada. É possível definir qual o modelo de avaliação desejado, seja de 90, 180 ou 360 graus, além de estabelecer pesos para cada critério. 

A avaliação é totalmente customizada de acordo com as necessidades da organização e a interface é inteligente e amigável. Assim, mesmo gestores que ainda não têm familiaridade com a tecnologia conseguem operá-la sem dificuldades. 

Além de facilitar a aplicação das avaliações, a ferramenta também auxilia na análise dos resultados, permitindo que a gestão separe os grupos de baixa e alta performance e descubra padrões comportamentais em cada um deles. 

Por fim, é possível criar relatórios, históricos de avaliações e rankings para descobrir quem são os melhores avaliados de toda a empresa ou de um setor. 

Saiba mais sobre a ferramenta de avaliação de desempenho da Sólides

Pesquisa de Clima

Outra demanda do case de sucesso Rampap era realizar pesquisas de clima que ajudassem a entender as percepções dos colaboradores sobre a gestão e o ambiente de trabalho. 

Com a ferramenta da Sólides, as planilhas e questionários dão lugar a uma gestão mais automatizada desse tipo de pesquisa, permitindo que o RH personalize e acompanhe relatórios em tempo real. 

Assim, é possível mapear e visualizar o panorama das percepções dos colaboradores para criar estratégias de engajamento mais eficazes e construir um ambiente de trabalho transparente. 

A plataforma também disponibiliza relatórios gráficos, que ajudam na identificação de pontos de atenção e podem ser acompanhados em tempo real pelo RH, lideranças e diretoria. 

➡️ Conheça mais detalhes sobre a solução para pesquisa de clima da Sólides

Conhecer colaboradores

Por fim, outra demanda da Rampap era conhecer melhor seus próprios talentos. Para suprir essa demanda, Patrícia realizou a aplicação do Profiler, a ferramenta de mapeamento comportamental exclusiva da Sólides, e fez questão de apresentar as devolutivas aos colaboradores. 

Eu acho que o grande segredo é a gente mostrar que aquilo ali não é à toa, porque em muitas empresas as pessoas iniciam alguma ação e elas não concluem. Elas não mostram para o colaborador o que aquilo vai agregar na vida dele.

O Profiler é uma ferramenta multifuncional que possibilita um RH muito mais estratégico e eficiente. Baseado na metodologia DISC e em mais sete teorias comportamentais, essa ferramenta permite mapear os perfis comportamentais dos talentos e identificar uma série de informações relevantes para a gestão de pessoas.

Por meio da metodologia desenvolvida pela Sólides, é possível identificar tendências de comportamento em cada profissional. São quatro perfis: executor, comunicador, analista e planejador.

O mapeamento é feito a partir de um questionário rápido, que pode ser respondido em apenas 7 minutos. Na devolutiva, o RH recebe um relatório completo com mais de 50 informações relevantes, que mostram características e habilidades, pontos de melhoria, estilos de liderança, entre outros indicadores dos talentos. 

Resultados conquistados com a Sólides

Sobre os resultados adquiridos com o uso da ferramenta, Patrícia aponta: 

Além de olhar pessoa por pessoa, a gente olha a empresa como um todo. A gente tem uma visão muito mais estratégica. Isso é muito importante. Trazer as pessoas para uma performance ainda maior e alavancar os seus potenciais. O resultado do negócio é automático quando a gente cuida das pessoas. 

O Case de Sucesso Rampap é um excelente exemplo de que a tecnologia não é restrita apenas às grandes empresas. Mesmo empresas de menor porte podem se beneficiar de uma plataforma completa de gestão de pessoas como a Sólides. 

Quer entender se essa também é a solução perfeita para alavancar os resultados do seu negócio? Acesse o site e agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas. 

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima