Como a Sólides ajudou a zerar o fluxo de rotatividade na Maxinst

Tempo de leitura: 5 minutos

Dentro de uma organização, a taxa de rotatividade é um dos maiores problemas e saídas de recursos. Conseguir diminuir ao máximo o turnover, representa economizar e aumentar o lucro. A tecnologia é fundamental para isso, e foi assim que a Sólides impactou uma empresa de TI. A Maxinst conseguiu zerar o fluxo de rotatividade por meio de gestão de pessoas.

Muitos casos de demissão estão relacionadas ao comportamento, não às capacidades técnicas dos colaboradores. A empresa investe na atração de um novo talento, no processo seletivo, no treinamento do novo colaborador e vê-lo ser desligado em um curto tempo representa um prejuízo que precisa ser minimizado.

Quer entender como o Sólides Gestão ajudou a Maxinst zerar o fluxo de rotatividade? Continue a leitura!

Quem é a Maxinst?

A Maxinst é uma empresa de pequeno a médio porte no setor de Tecnologia da Informação (TI). Inovadora e especializada em soluções para gestão de ativos e serviços que utiliza as tecnologias da indústria 4.0, com o foco nas melhores entregas para os clientes. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

A empresa atua em parceria com gestores de áreas de manutenção, operações e TI de grandes empresas, variando os setores. Como habilidades da Maxinst estão as habilidades processuais e técnicas, as quais permitem enfrentar os desafios na gestão de ativos corporativos.

Além disso, a empresa oferece serviço para manutenção, monitoramento e gerenciamento de infraestrutura de TI. Sempre oferecendo o máximo de qualidade, com entregas e customizações de soluções IBM®.

Como era o cenário antes da Sólides?

O processo de recrutamento e seleção da Maxinst antes de conhecer a Sólides era pautado integralmente em conhecimento das habilidades técnicas. As competências comportamentais não eram elaboradas, tampouco as variáveis de cada um dos perfis comportamentais.

Segundo Elberte Pongelupe — CEO e fundador da empresa —, o processo tradicional era “ineficiente” e “gerava alguns equívocos e maior rotatividade”. Esse cenário levou a Maxinst investir na área de Recursos Humanos, fazendo a contratação de um profissional para o setor e da ferramenta da Sólides.

Com contratações pautadas apenas em habilidades técnicas, o clima organizacional ficava condicionada a situações de instabilidades. Conseguir contratar trabalhadores considerando a engenharia de cargos e as soft skills é importante para evitar possíveis conflitos e aumentar a harmonia entre colaboradores e a empresa.

Qual a solução apontada pela Sólides?

Inicialmente, o sistema estava sendo utilizado para mapear os perfis dos candidatos. Após a contratação de um funcionário mais capacitado, todos os recursos do Sólides Gestão começaram a ser utilizados. 

Atualmente, a Maxinst está aproveitando 100% do Sólides Gestão, desde a contratação ao desenvolvimento das equipes. A empresa faz a devolutiva — que se refere a análise do Profiler — juntamente com o colaborador e com a liderança.

A participação dos colaboradores se tornou muito mais engajada e eficiente, todos compartilham os seus perfis e buscam o autoconhecimento a partir deles.

Os gestores também perceberam que os colaboradores estão mais felizes em suas funções. Eles atribuíram isso ao perfil comportamental, uma ferramenta que ajuda muito na gestão. 

Na última análise de pesquisa de clima realizada, após a implementação do Sólides Gestão, a satisfação dos colaboradores foi de 90%.

Segundo Carlos Eduardo, da área de Recursos Humanos da Maxinst: “o Sólides Gestão torna tudo mais ágil e eficiente, fazendo com que o setor de RH seja muito mais estratégico em todos os segmentos, seja na contratação de um novo colaborador, seja na própria gestão de equipes, desenvolvimento, treinamentos e muito mais”. 

Ele continua frisando que na empresa “discutimos bastante sobre nossos perfis, e o mais interessante é o que tudo isso pode proporcionar além do conhecimento, o interesse das pessoas em desenvolver suas competências”. 

Quais os principais resultado alcançados?

Além da satisfação dos colaboradores em 90%, o principal resultado da empresa está na efetividade das contratações. Traçar o perfil em relação ao comportamento ficou muito mais fácil do que apenas analisar as habilidades de um candidato.

A engenharia de cargos ficou mais apurada, conseguindo descrever não apenas as hard skills, mas também as soft skills necessárias para determinada função. A empresa conseguiu fortalecer a cultura, aumentando o engajamento e envolvimento dos colaboradores.

Por fim, o fluxo de rotatividade chegou a zero. Essa taxa significa que o processo de recrutamento e seleção conseguiu tornar-se efetivo a ponto de não ter contratações equivocadas. 

Para o CEO da Maxinst: “com a implantação do Sólides Gestão, por meio da engenharia de cargos — e com um profissional dedicado à função de RH —, conseguimos colocar todas as habilidades necessárias para que os colaboradores desempenhem bem suas funções”.

“Percebemos que as pessoas estão mais felizes em suas funções e com a absoluta certeza o perfil comportamental ajuda muito nesta questão. Acreditamos na proposta da Sólides e estamos juntos reinventando o nosso RH. Trata-se de uma evolução contínua e esperamos manter esta parceria para alcançarmos os nossos objetivos”, concluiu Pongelupe.

Da mesma maneira que o Sólides Gestão ajudou a Maxinst zerar o fluxo de rotatividade, pode fazer o mesmo com a sua empresa. O software está preparado para ajudar organizações de todos os portes e setores para otimizar desde o processo de contratação ao desenvolvimento.

Ficou interessado em implementar o Sólides Gestão na sua empresa? Aproveite a sua visita para falar com os nossos especialistas sobre suas necessidades!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments