Case de Sucesso Estasa: como a empresa reduziu 57% da taxa de turnover

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

Um dos grandes problemas encontrados por profissionais de RH em todo o Brasil é a alta taxa de rotatividade, ou turnover, das empresas. Antes de conhecer a Sólides, essa também era a realidade da Estasa. Mas, felizmente isso mudou e a empresa se tornou um case de sucesso. 

Vivendo esse contexto, a gerente de RH da empresa, Tatiana Fernandes, identificou a necessidade de usar uma ferramenta para gestão de pessoas. O objetivo era atuar de forma mais estratégica, para reduzir o turnover e aumentar a produtividade dos colaboradores. 

Conversamos com a Tatiana e ela nos contou um pouco dos resultados alcançados utilizando a plataforma da Sólides. Confira a seguir!

Sobre a Estasa

A Estasa atua com locação de imóveis, administração de condomínios e serviços de síndico profissional. Com mais de 50 anos de mercado, passou a incorporar uma gestão moderna, novas tecnologias de forma a melhorar o serviço prestado ao cliente e inovação para crescer cada dia mais. 

Atualmente a empresa tem porte médio e trabalha com foco em condomínios dentro do Estado do Rio de Janeiro.

Qual era o cenário da Estasa?

Como comentamos no início, a empresa tinha um quadro com muita rotatividade (alto turnover) e com pessoas atuando nas atividades erradas, gerando baixa produtividade e motivação dos colaboradores.

Esses fatores foram os principais motivadores para implantação da Sólides, para, assim, atuar de forma mais assertiva com ferramentas qualificadas na gestão de pessoas.

Quais foram as soluções encontradas pela Estasa com a Sólides?

Tatiana Fernandes afirmou que, com o mapeamento comportamental e o PDI foi possível ajustar o turnover e o rendimento foi excelente. O time implementou o PDI em 2022 e foi estruturado o ciclo de aprendizagem com base nas avaliações de desempenho. 

Ela destacou que inicialmente o ciclo de aprendizagem foi feito de uma maneira mais generalizada para toda a empresa. Porém que em 2023, o projeto de treinamento passou a ser mais específico por área.

Isso aconteceu porque eles identificaram, a partir da avaliação de desempenho, que uma das áreas que tinha maior necessidade de ter especialistas, é a área mais técnica, onde houve baixo resultado na parte de hard skills durante a avaliação.

Resultados conquistados pela Etasa com a Sólides

Sobre os resultados alcançados Tatiana destacou o seguinte, “antes da Sólides, nosso turnover ficava em torno de 3% ao mês e com a implementação das ações, utilizando a plataforma, reduzimos essa taxa em 57%. Durante todo o ano de 2022, nenhum mês chegou a taxa de 3% novamente”.

Segundo a gerente de RH, a empresa ganhou mais controle para trabalhar de forma estratégica. Com os relatórios e pesquisas de clima foi possível mensurar de forma correta onde era necessário focar, em qual área ou colaborador e também identificar os tipos de treinamentos necessários, apurados pela avaliação de desempenho.

Outro ponto importante destacado por Tatiana é que eles estão seguindo no engajamento dos líderes de área e colaboradores ao uso da ferramenta para melhorar, cada dia mais, o desempenho. 

“Vejo como ganho que mantemos um quadro estável, reduzimos nosso turnover e conseguimos diminuir algumas áreas que tinham ociosidade. Cresceram outras que estavam fadigando o pessoal. Conseguimos entender um pouco mais, pelas pesquisas, a necessidade real dos colaboradores e atuar nisso”.

Nova call to action

Resultados obtidos no Recrutamento e Seleção com a Sólides

Para finalizar, Tatiana ressaltou os resultados conquistados nas ações de Recrutamento e Seleção da empresa. “A Sólides é uma mãe para a gente. Antes eu tinha que ficar olhando currículos um por um, eu perdia muito tempo no recrutamento e seleção, não tinha filtros e eu precisava ficar mandando e-mails de desclassificação um por um. Agora com a Sólides isso acabou, o candidato entrou na Sólides, pronto, minha vida está resolvida”.

Sobre o tempo reduzido no processo de recrutamento, a gerente de RH da Estasa ainda reforçou, “antes eu demorava bem mais para recrutar, do que agora. Quando era uma vaga mais específica, com características próprias da área, demorava bem mais, porque eu ia analisando currículo um por um e recebíamos muitos currículos no e-mail, então eu ficava perdida e demorava umas duas semanas para selecionar os candidatos”.

“Hoje com a Sólides, nós criamos a vaga e já conseguimos recrutar em dois dias, como já houve um caso de uma vaga administrativa, onde não exigia muita experiência e recrutei os currículos em 2 dias”, concluiu Tatiana. 

Quer ver de perto como a Sólides é a solução completa de verdade para transformar a sua empresa? Acesse o site e agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas. 

Compartilhe:
Rolar para cima