Case de Sucesso Arplast: empresa reduz 47% o tempo de contratação

SAIBA MAIS

Aqui você encontra:

A triagem de currículos é um desafio e gargalo para grande parte das empresas brasileiras. Por muito tempo essa situação também era a realidade da empresa que virou nosso case de sucesso Arplast.

Mas ao identificar a necessidade de uma plataforma para recrutamento e seleção, que facilitasse a triagem dos currículos e todas as demais etapas, a Arplast encontrou a Sólides! Confira a seguir quais foram os resultados da empresa com contratação da plataforma de RH e aplicação da Metodologia Sólides. 

Sobre a Artplast

A Arplast é uma empresa inovadora no mercado de recicláveis, vem introduzindo um novo modelo de gestão especializada no reaproveitamento de resíduos sólidos. Fundada no ano de 2004 e sediada na cidade de Juazeiro do Norte/CE, iniciou com um pequeno negócio de vendas de papelão reciclado.

Driblando os desafios do mercado e a má impressão que a sociedade tinha com o segmento de reciclagem, em menos de 1 ano, a Arplast já exportava 20 vezes mais carradas de  papelão do que quando iniciou. Após alguns anos de atuação a Arplast aderiu ao segmento de plástico tornando-se uma das maiores empresas de reciclagem do país.

Qual era o cenário da Arplast?

A triagem de currículos era feita de maneira manual, o que demandava tempo e baixa produtividade. A empresa também não contava com um RH estratégico ativo, que conseguisse acompanhar os colaboradores atuando de maneira assertiva para o crescimento organizacional dentro da empresa.

“Neste cenário, decidimos pela implementação do sistema Sólides para melhoria nos processos de atração, recrutamento e seleção, bem como treinamento e desenvolvimento para a retenção de colaboradores, gerando incentivos que valorizem o colaborador dentro da empresa e o mesmo consiga prosperar junto com o crescimento da empresa”.

Resultados conquistados pela Arplast com a Sólides

Redução no tempo de contratação

Com a utilização da plataforma, a Artplast conseguiu se organizar de forma eficiente e eficaz, reduzindo o tempo de contratação em 47%. Percentual que reflete uma redução de 24 dias no processo de recrutamento e seleção

“Foi uma melhoria significativa e essa mudança é fruto do trabalho bem alinhado com a Sólides”.
Daniele Sisnando Nuvens, Analista de RH da Arplast 

Além disso, Daniele também destaca que esse indicador pode ser um sinal de que a empresa está se tornando mais atrativa para os candidatos, tornando o processo de seleção mais competitivo.

Essa redução no tempo de contratação é positiva tanto para a empresa, quanto para os candidatos e pode ser um indicador de uma gestão mais eficiente de recrutamento e seleção.

Agende uma demonstração grátis

Realização estratégica e prática da avaliação de desempenho

Das avaliações de desempenho realizadas pela Arplast, 114 foram realizadas de setembro a janeiro, auxiliando assim na elaboração dos planos de ação para atender a necessidade técnica e comportamental de cada cargo.

Além disso, foram realizadas 21 promoções, sendo 17 devido ao desempenho acima de 90% dos colaboradores e 4 devido alteração de faixa (nível). Também houve 4 efetivações de aprendizes para colaboradores efetivos.

Contratações mais assertivas com o Profiler

A empresa aplicou 639 Profilers de setembro de 2022 a janeiro de 2023, em processos seletivos, tanto para vagas externas quanto internas, e também em colaboradores que ainda não haviam sido aplicados.

Todo esse processo contribuiu para que a Arplast apresentasse resultados incríveis ao longo dos meses utilizando a plataforma da Sólides.

?Revolucione seu RH e reduza custos com mapeamento comportamental

Melhorias no dia a dia com o Profiler

Segundo Daniele, a utilização do Profiler como ferramenta principal no processo de recrutamento e seleção tem sido uma abordagem inteligente e moderna para a contratação de novos funcionários.

Ela reforçou que "esse teste comportamental fornece uma compreensão mais profunda dos comportamentos e personalidades dos candidatos, permitindo que a Arplast faça contratações mais assertivas e acertadas". 

Além disso, segundo a analista de RH, com o Profiler é possível fazer análises mais profundas e isso pode levar a uma redução no turnover, já que os candidatos contratados tendem a ser mais adequados aos papéis e a cultura da empresa.

A Sólides ajudou a elevar a sua empresa a um novo patamar estratégico?

✍? Fizemos essa pergunta de forma direta a Daniele Sisnando e a resposta foi a seguinte:

“Sim, conseguimos resultados positivos, principalmente novos talentos para a empresa e a construção de uma cultura organizacional mais sólida e assertiva dentro das possibilidades disponíveis”.

“Também é importante ressaltar o quando o Profiler ajuda, não só nas contratações, mas também na estruturação do RH estratégico em si, como PDI de colaboradores e construção do levantamento de necessidade de treinamentos”.

✍? Para concluir, Daniele reforçou a importância estratégica da Sólides para o negócio:

“A Sólides veio para agregar valor em todos os nossos processos no RH estratégico. Com a gestão de pessoas implementada, conseguimos acompanhar e desenvolver os colaboradores desde o processo seletivo até o crescimento deles dentro de nossa empresa”

“A Sólides hoje é uma das melhores ferramentas de mercado para se trabalhar. Um sistema fácil de manusear e com a assistência de consultores bem acessíveis que nos auxiliam bastante em todos os processos”.

➡️ Quer conferir de perto como a Sólides é a solução completa de verdade para transformar a sua empresa? Acesse o site e agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas. 

Compartilhe:
Rolar para cima