Case Conexos: como a Sólides otimizou o processo de avaliação de desempenho

Tempo de leitura: 6 minutos

Um processo de avaliação de desempenho de funcionários bem organizado é essencial para que qualquer empresa entenda seus talentos potenciais e consiga embasar a tomada de decisões no que diz respeito a promoções e demissões. 

Esse era o maior desafio da Conexos, uma empresa capixaba que atua no ramo da tecnologia. Quer saber como a Sólides contribuiu para otimizar esses processos na prática? Então, confira mais um case de sucesso. 

Sobre a Conexos

Há mais de duas décadas no mercado, a Conexos é uma empresa brasileira que atua no desenvolvimento de softwares integrados voltados à gestão empresarial para as áreas de comércio exterior, distribuição atacadista e prestação de serviços. 

Hoje, a organização conta com uma equipe formada por mais de 110 colaboradores, parte em trabalho remoto e parte alocada em Vitória e Santa Teresa, no Espírito Santo. Por estar na área de tecnologia, a Conexos tem um desafio constante na retenção de talentos, visto que o setor é cada vez mais competitivo e disputa ativamente por profissionais qualificados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Principais desafios da Conexos

Uma das demandas principais da empresa era organizar e otimizar o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores. A Conexos entendia o desejo dos profissionais de saberem, por meio de feedbacks, em que poderiam melhorar e onde poderiam chegar. 

Contudo, mesmo entendendo a importância das avaliações para a retenção e motivação dos talentos, ainda era um desafio fazer todo o levantamento de competências comportamentais e técnicas junto às diversas áreas, mantendo a organização, a transparência e a agilidade no processo. 

Como a Sólides ajudou no processo de avaliação de desempenho?

As soluções da Sólides vieram como um suporte para a gestão de pessoas, principalmente, nessa demanda de avaliações de desempenho. A Conexos tomou a decisão de contratar os serviços para trazer mais organização e otimização à implantação dos processos.

Entre as ferramentas utilizadas pela empresa hoje, estão as avaliações de desempenho, o 9Box Cultural, os PDIs e o campo de observação do cadastro de colaboradores. Juliana Chamoun de Carvalho, coordenadora de RH da empresa, ressalta que o setor ainda planeja utilizar outras soluções da plataforma, como as pesquisas de satisfação e as entrevistas de desligamento. 

Mapeamento de perfil comportamental

Com o Profiler, ferramenta exclusiva de mapeamento comportamental da Sólides, os gestores da Conexos puderam ter uma visão mais ampla do perfil de cada colaborador, elaborando planos de desenvolvimento muito mais coerentes e eficientes. 

A ferramenta foi desenvolvida com base no perfil DISC e em mais 6 metodologias e tem aplicação simples e rápida. Em apenas 5 minutos, o gestor pode levantar mais de 50 informações relevantes sobre o perfil comportamental de colaboradores e candidatos.

Avaliação de desempenho com 9Box 

A ferramenta da Sólides permite otimizar e organizar o processo de avaliação de desempenho, criando e definindo critérios que estejam alinhados aos valores da empresa. Mas além de avaliar os colaboradores, é possível utilizar a metodologia 9Box para visualizar, de forma clara, os resultados, no que diz respeito ao potencial e performance de cada um. 

Com a ferramenta, a Conexos realizou 180 avaliações, tanto com o apoio de gestores quanto no modelo de autoavaliação. Dessa forma, conseguiu extrair resultados importantes e criar um ranking dos melhores pontuados. Essa estratégia auxiliou em uma demanda importante, o reconhecimento de talentos e o planejamento de méritos e promoções. 

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

Outra ferramenta da Sólides utilizada pela Conexos foi o PDI, que ajuda no desenvolvimento de talentos, criando planos em conjunto aos colaboradores. Com base nos resultados obtidos com o Profiler e nas avaliações de desempenho, a Conexos traçou PDIs para 100% dos profissionais com mais de 3 meses na empresa e garantiu que as lideranças mantivessem um acompanhamento próximo, alterando processos, caso fosse necessário. 

A aplicação trouxe resultados muito positivos. Os gestores se empenharam na realização dos PDIs com a consciência de que isso poderia trazer melhores possibilidades de gestão e alcance de resultados. Ademais, todo o time se envolveu no processo. 

Quais foram os resultados obtidos?

Os resultados obtidos com as ferramentas da Sólides possibilitaram que a gestão analisasse os colaboradores individualmente e entendessem quais eram os melhores pontuados no ranking. 

Essa lista foi divulgada para todo o time como uma forma de motivar colaboradores e reconhecer talentos que se destacavam, mantendo uma comunicação clara e transparente com profissionais e lideranças. 

Dessa forma, os colaboradores conseguiram informações organizadas e claras sobre o que precisavam desenvolver ou melhorar para atingir resultados e ter um maior crescimento profissional. O time se envolveu inteiramente no processo e a maioria dos PDIs foi concretizada dentro dos prazos determinados.  

Hoje, todo o processo da gestão de pessoas da Conexos está concentrado na plataforma da Sólides, que é constantemente atualizada, permitindo que o gestor tenha acesso às informações do time de forma organizada e ágil. 

Juliana ressalta que a Conexos ainda não colheu todos os frutos que estão plantando, mas acredita, com toda a certeza, que os líderes e diretores já sentem uma segurança maior em relação às avaliações de desempenho. Isso porque, com base nos resultados obtidos, a empresa consegue tomar decisões de forma efetiva, por exemplo, nos casos de promoções e demissões.

“O Sólides Gestão é uma ferramenta que trouxe otimização nos processos de recrutamento e seleção, avaliação de desempenho e pesquisas em geral. Ele passa segurança para os gestores de média e alta direção no que diz respeito a tomadas de decisões mais assertivas. Uma vez que as informações estão documentadas no sistema, as melhorias estão claras para todos, o que nos permite melhores tomadas de decisão.”Juliana Chamoun de Carvalho, Coordenadora de Recursos Humanos da Conexos.

Como vimos, as ferramentas da Sólides podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas de uma empresa, guiando a tomada de decisões e otimizando o processo de avaliação de desempenho. Com a plataforma, a Conexos conseguiu reconhecer profissionais e garantir um desenvolvimento eficiente, alcançando um importante diferencial na guerra por talentos. 

Você também está em busca de garantir mais eficiência, mas não sabe como fazer uma avaliação de desempenho no seu negócio? Baixe nosso material gratuito e descubra as vantagens de incluir a Sólides nesse processo

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments