Cartão de benefícios: o que é e quais são as vantagens para empresa?

GARANTA SUA VAGA

Aqui você encontra:

Se antes, as empresas podiam oferecer apenas os benefícios obrigatórios e ainda assim se destacarem, hoje, esse cenário está um pouco diferente. Segundo dados levantados pela consultoria Robert Half com 620 profissionais brasileiros, 86% dos entrevistados desejam mudanças nos auxílios e vales oferecidos pelas organizações. Uma das inovações desse cenário que vem recebendo bastante aprovação é o cartão de benefícios. 

Essa é uma solução prática e muito vantajosa para empresas e colaboradores. Neste conteúdo, vamos explicar melhor como essa ferramenta funciona e explorar as diversas vantagens que ela oferece tanto para a gestão de benefícios da empresa quanto para o bem-estar dos funcionários. Confira na leitura.  

O que é e como funciona o cartão de benefícios?

O cartão de benefícios é uma ferramenta utilizada pelos empregadores para fornecer benefícios corporativos aos seus colaboradores. Existem muitos tipos de cartões como este, em alguns, o empregador define um valor de depósito e o funcionário utiliza esse crédito para o benefícios, é o caso, por exemplo, dos já conhecidos vale-refeição e vale-alimentação.

Existem ainda cartões que permitem que o colaborador faça compras em estabelecimentos selecionados e tenha o valor descontado da folha de pagamento

Por fim, outro modelo que vem ganhando força são os cartões de benefícios flexíveis. Nesse tipo de cartão, o próprio colaborador pode escolher como quer utilizar o valor depositado, seja para saúde, educação, transporte, auxílio home office, alimentação, entre outros. 

A maioria dos cartões de benefícios funcionam como um cartão de débito. Ou seja, a empresa carrega um valor pré-pago e o funcionário utiliza o saldo em estabelecimentos parceiros. Normalmente, esse crédito é disponibilizado mensalmente ou quinzenalmente.

 

Quais os tipos de cartões de benefícios disponíveis?

Existem diversos tipos de cartões de benefícios disponíveis no mercado e a empresa pode selecionar aqueles que fazem mais sentido com a proposta da organização. Para isso, é preciso considerar quais benefícios você deseja disponibilizar e pesquisar os principais fornecedores. 

Uma dica é optar por empresas que permitam uma gestão simplificada e inteligente, com o uso de cartões integrados. Confira os benefícios mais comuns a seguir. 

Vale-refeição e vale-alimentação

O vale-refeição é um cartão que possibilita que o colaborador adquira refeições prontas em restaurantes, lanchonetes e padarias. Já com o vale-alimentação, é possível comprar alimentos para preparo em supermercados, açougues e mercearias. 

➡️ Qual a diferença entre vale-alimentação e refeição?

Vale-transporte e vale-combustível

O vale-transporte é um benefício obrigatório que deve ser oferecido pela empresa para que o colaborador possa se deslocar diariamente de casa para o local de trabalho. Nesse caso, o empregador deve fazer o depósito do valor no cartão de transporte do funcionário, de acordo com a empresa de cada cidade. 

O vale-combustível, por sua vez, é um cartão que pode ser utilizado para auxiliar os colaboradores com veículos próprios na compra de combustível em postos de gasolina. 

Vale-cultura

O vale-cultura é um cartão de benefícios que oferece um valor mensal para que os colaboradores possam gastar com a compra de ingressos no teatro, cinema, exposições,  shows e outras experiências culturais.

Convênio médico

O convênio médico é um benefício de assistência que traz mais segurança ao colaborador e o incentiva a cuidar da saúde. Com ele, o profissional não precisa recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) e nem desembolsar uma grande quantia para fazer consultas, exames e acompanhamento médico. 

Auxílio home office

O home office já se tornou uma realidade para muitas empresas e, com isso, muitas delas passaram a aderir a esse benefício. O auxílio home office é uma quantia destinada aos profissionais para ajudá-los a custear gastos com energia elétrica, internet e materiais de escritório. 

Auxílio-educação

A empresa também pode contribuir com os colaboradores na aquisição de conhecimento. O vale-educação é um benefício que ajuda a custear graduações, especializações, cursos de idiomas, entre outros. Esse tipo de benefício pode ser pensado em parceria com instituições de ensino presencial e à distância. 

Auxílio-farmácia

O auxílio-farmácia é um benefício que aumenta o poder de compra do colaborador na hora de adquirir medicamentos. Esse tipo de cartão pode ser utilizado em redes de farmácias credenciadas

Benefícios flexíveis

O cartão de benefícios flexíveis concentra em uma única carteira virtual diversos benefícios disponibilizados pela empresa para os colaboradores. Dessa forma, os profissionais têm mais liberdade e autonomia para decidirem como desejam gastar o valor extra e quais benefícios fazem mais sentido para eles. 

Quais as vantagens para a empresa ao adotar o cartão de benefícios?

Oferecer benefícios em cartão é uma excelente opção para o RH. Isso porque, essa alternativa ajuda a reduzir custos e burocracias com a gestão de benefícios tradicionais em papel. 

Além disso, o cartão traz maior controle e transparência na concessão e utilização dos benefícios e uma facilidade na integração com sistemas de RH e folha de pagamento. 

Ao mesmo tempo em que reduz a demanda operacional do RH, o cartão de benefícios também é uma excelente ferramenta de endomarketing e aumenta o engajamento do colaborador, tornando as compras do dia a dia mais fáceis e práticas para ele. 

No caso dos benefícios flexíveis, a oferta ainda contribui para o engajamento dos colaboradores, possibilitando que eles escolham os benefícios que mais se adequam às suas necessidades individuais. Essa flexibilidade contribui para um aumento de satisfação do trabalho, trazendo, consequentemente, mais produtividade e melhores resultados. 

Como o cartão de benefícios contribui para o engajamento e produtividade dos funcionários?

Os benefícios são um diferencial importante observado pelos candidatos quando se inscrevem para uma vaga. Dessa forma, claramente esse tipo de auxílio contribui para mais satisfação do time. 

Benefícios atrativos não são importantes apenas para a atração, eles também contribuem para a retenção, o engajamento e a produtividade dentro da empresa, minimizando preocupações com questões financeiras e garantindo que o profissional consiga focar no trabalho. 

Funcionários mais satisfeitos trabalham de forma mais produtiva e colaborativa. Dessa forma, ao oferecer benefícios flexíveis para os colaboradores, a empresa causa um impacto positivo no clima organizacional e em seu relacionamento com o time. 

Como o cartão de benefícios contribui para a retenção de talentos na empresa?

Como vimos, um cartão de benefícios atrativo também impacta na retenção dos talentos. Os colaboradores tendem a valorizar esse diferencial na hora de considerar uma mudança de emprego, por isso, vale a pena investir se você deseja diminuir sua taxa de rotatividade. 

Outra vantagem do cartão de benefícios diz respeito ao impacto na qualidade de vida e no bem-estar do time. Oferecendo vale-alimentação ou refeição, por exemplo, a empresa pode incentivar uma alimentação mais saudável e equilibrada aos profissionais. 

Já com o vale-cultura, o RH possibilita o acesso a atividades culturais e de lazer, o que garante profissionais mais antenados, satisfeitos e felizes. 

Concluindo, o cartão de benefícios é uma alternativa muito interessante que torna a disponibilização e a utilização dos recursos mais simples e prática. Esse tipo de ferramenta é vantajosa tanto para a empresa, quanto para os colaboradores. 

Quer trazer ainda mais flexibilidade para a sua gestão de benefícios? A Sólides oferece uma solução de cartão flexível sem taxa de adesão e sem mensalidade. São multibenefícios para você e para o seu funcionário. Conheça o Sólides Benefícios.

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima