Carta proposta: o que é, como escrever e modelo pronto

Saiba o que não pode faltar em uma carta proposta, o passo a passo para escrever e como usar no dia a dia!
carta proposta
BAIXE GRÁTIS!

Aqui você encontra:

A carta proposta é um documento utilizado pelo RH para oferecer uma oportunidade profissional a um candidato. Ela ajuda tanto o empregador quanto o colaborador, ao estipular os termos do contrato de trabalho e esclarecer os benefícios de conquistar determinada vaga.

Nesse artigo, abordaremos o conceito de carta proposta, quais os itens que devem compor esse documento e para que ele serve. Por fim, separamos dois modelos para utilizar quando quiser. Boa leitura!

O que é a carta proposta? 

A carta proposta, também chamada de carta proposta de trabalho ou carta oferta de emprego, é um documento que faz parte do processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, é um instrumento que oficializa o começo de uma relação trabalhista. 

Por isso, a carta proposta representa o meio pelo qual o empregador formaliza a intenção de contratação, antes mesmo da assinatura do contrato. 

Nesse sentido, a principal função dessa carta oferta é deixar claro, por escrito, as condições de trabalho e benefícios propostos ao futuro colaborador. 

Vale destacar que muitas empresas substituem a carta proposta por uma mensagem com o mesmo assunto ou preferem fazer uma videochamada para explicar como será a relação trabalhista. 

São práticas válidas, porém, formalizar essa etapa em um documento evita falhas na comunicação e aumenta as garantias de que as partes conhecem e compreendem a relação que se inicia. 

Assim, um dos deveres do RH é entender os detalhes desse documento, e a melhor forma de utilizá-lo. 

BAIXE GRÁTIS!

Como escrever uma carta proposta? 

Considere que uma carta de admissão não deve apenas informar o que a empresa espera do profissional em termos de conhecimentos e habilidades para o novo cargo. 

Além disso, esse documento precisa transmitir clareza, e ser estruturada em tópicos claros. Para deixar mais claro, aqui vão algumas perguntas que a sua carta proposta deve responder:

  • Quais são as responsabilidades específicas do cargo? Qual o título e nível hierárquico?
  • Qual o tipo de contrato? (Integral, parcial, temporário)
  • Qual o salário e os benefícios concedidos?
  • Quando será o dia de início?
  • Qual o modelo de trabalho? Existe alguma especificação? (Uso de uniforme, por exemplo)
  • Qual o prazo para responder à proposta? Existe flexibilidade?
  • Quais os próximos passos do onboarding? (Envio de documentos, assinatura da proposta, admissão, entre outros)
  • Com quem o candidato pode tirar suas dúvidas?
Admissão digital: o que é, como ela funciona e como aplicar!

Modelos prontos de carta proposta: 2 exemplos

Até aqui, você já conheceu mais detalhes sobre o documento. Então, antes de apresentar os modelos de carta proposta, confira os 10 elementos que não podem faltar para compor esse tipo de documento:

  • Logotipo da empresa;
  • Data e detalhes do contrato;
  • Frase de abertura como boas-vindas;
  • Detalhes sobre o cargo ou função;
  • Salário;
  • Benefícios;
  • Prazo para a proposta ser aceita;
  • Data de início na nova função;
  • Próximos passos;
  • Frase de encerramento e contatos da empresa. 

Modelo 1 (formal)

[logotipo da sua empresa]

[Nome da empresa] [Endereço] [Cidade, Estado CEP] [Número de telefone] [Endereço de e-mail] [Website]

[Data]

[Nome do Requerente] [Endereço do Requerente] [Cidade, CEP do Estado]

Prezado, [Nome do Candidato],

Temos o prazer de lhe oferecer o cargo de [Cargo] na [Nome da empresa]. Depois de analisar cuidadosamente sua inscrição e realizar entrevistas, acreditamos que você possui as habilidades, a experiência e as qualificações necessárias para ter sucesso nessa função. Bem-vindo!

Sua data de início será [data de início] e você se reportará a [Nome do Gestor], [Cargo do Gestor]. Os detalhes do seu pacote de remuneração e benefícios são os seguintes:

  • Salário base de [valor do salário]
  • [Outra remuneração, como bônus, comissão ou opções de ações, se aplicável]
  • [Benefícios, como plano de saúde, plano de aposentadoria ou folga remunerada, se aplicável]
  • [Qualquer outro detalhe relevante sobre remuneração e benefícios]

Como funcionário da [Nome da empresa], espera-se que você cumpra nossas políticas e procedimentos, incluindo nosso código de conduta, além de quaisquer leis e regulamentos aplicáveis. Você também será deverá assinar um acordo de confidencialidade e um acordo de não concorrência.

Indique sua aceitação desta oferta assinando e devolvendo uma cópia desta carta até [data]. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação sobre a oferta (ou cargo), não hesite em nos contatar.

Temos o prazer de recebê-lo em nossa equipe e esperamos suas contribuições para o sucesso da [Nome da empresa].

Sinceramente,

[Seu nome e contatos] [Sua posição] [Nome da empresa]

Modelo 2 (informal)

Prezado, [Nome do Candidato],

Tenho o prazer de informar que gostaríamos de lhe oferecer o cargo de [Cargo] na [Nome da empresa]. Ficamos impressionados com suas habilidades, experiência e entusiasmo durante o processo seletivo e acreditamos que você seria uma excelente adição à nossa equipe.

Conforme discutido durante a entrevista, sua data de início será [data de início]. Seu horário de trabalho será [horário de trabalho] e você se reportará a [Nome do Gestor], [Cargo do Gestor]. Estamos oferecendo um salário inicial de [valor do salário]. Também oferecemos [benefícios].

Se você aceitar esta oferta, informe-nos até [data] para que possamos prosseguir com as próximas etapas. Estamos entusiasmados por você se juntar a nós e contribuir para o crescimento e sucesso de nossa empresa.

Sinta-se à vontade para entrar em contato comigo se tiver alguma dúvida ou preocupação.

Atenciosamente,

[Seu nome e contatos]

[Sua posição]

[Nome da empresa]

E quando o colaborador apresenta carta proposta de novo emprego?

Como dissemos, a carta proposta é uma maneira formal de comunicar o interesse da empresa determinado profissional. Assim, é possível garantir que aquele talento aceite a oferta da empresa o quanto antes e consiga avaliar seus benefícios. Nesse contexto, ela poderá ser apresentada pelo colaborador que esteja cumprindo aviso prévio. 

Além de estreitar a nova relação trabalhista, essa carta também serve para ajudar o profissional a justificar a transição de emprego.

Material gratuito: guia completo sobre Recrutamento e Seleção

Preencha o formulário e receba o guia de recrutamento grátis no seu e-mail 📩

A carta proposta dispensa o aviso prévio?

Embora seja um documento formal, a carta proposta não vale para desobrigar o cumprimento ou pagamento do aviso prévio. Ela funciona apenas para tornar público o interesse de um empregador no profissional. 

Por isso, ela serve para o antigo empregador dispensar o cumprimento do período, se assim considerar adequado. 

Nesse caso, ela representa uma opção da empresa e, mesmo com a carta, o empregador pode descontar o aviso-prévio ou período faltante das verbas rescisórias (conforme o Artigo 482, §2º da CLT). 

Quais os próximos passos?

Após o prazo para a carta proposta ser aceita, o colaborador segue para os trâmites legais de contratação. 

Ele deverá passar pelas próximas etapas, organizando os documentos necessários para admissão ou assinar a admissão digital, além de passar pelas fases do onboarding

Por fim, lembre-se de que uma carta proposta bem elaborada pode conquistar de vez aquele talento que a empresa deseja ter em seu quadro. Porém, apenas um documento bem redigido não é suficiente. 

Para atrair os melhores talentos é necessário otimizar os processos de recrutamento e seleção da companhia e também ter um onboarding estratégico. Assim, aproveite para conhecer nosso curso gratuito sobre Onboarding: fazendo a integração de novos colaboradores, e comece já!

Amanda Silva
Amanda Silva
Psicóloga, com MBA em Gestão de Recursos Humanos, atuo há mais de 7 anos com recrutamento e seleção, grande bagagem em empresas de tecnologia, com definição de estratégias para atração e seleção de talentos. Hoje está como Supervisora do time de Talent Acquisition da Sólides.
Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima