Carnaval na empresa: 10 ideias de endomarketing + informações úteis

Confira as 10 melhores ações de endomarketing para implementar no Carnaval na empresa e garantir mais engajamento do time 
comemoração de carnaval na empresa
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

O Carnaval é uma data muito importante para a cultura brasileira e que rende excelentes ações de endomarketing.  Essa ansiedade pode ser um fator bastante positivo para engajar os colaboradores nas ações de Carnaval na empresa. 

Por isso, vale a pena aproveitar a data para pensar em campanhas criativas. Está sem ideias? Neste post, listamos 10 opções interessantes para você implementar na sua empresa. Confira!  

Por que fazer ações de endomarketing no Carnaval?

As ações de endomarketing são estratégias voltadas exclusivamente para os colaboradores, visando aumentar o engajamento, a motivação e a satisfação dentro do ambiente de trabalho. Esse tipo de iniciativa é indicado ao longo de todo o ano, contudo, as datas comemorativas podem ser boas oportunidades para intensificar os esforços. 

Investir em um calendário de ações no Carnaval, por exemplo, pode ser uma forma de quebrar a rotina dos profissionais, proporcionando momentos de descontração e interação, que podem favorecer o clima organizacional e incentivar a criatividade. 

Por que celebrar datas comemorativas na empresa? Veja 8 dicas para começar!

Como comemorar o Carnaval na empresa? 10 ações de endomarketing 

Quer implementar ações de endomarketing para comemorar o Carnaval na empresa, mas está sem ideias? Nós listamos 10 opções interessantes que podem ser utilizadas por organizações de todos os portes e nichos. Confira a seguir. 

1. Premiação por comportamento

O primeiro trimestre é sempre uma boa época para avaliar o desempenho dos profissionais no ano anterior e reconhecer talentos fora da curva. Então que tal aproveitar o clima de Carnaval para uma avaliação diferente? 

A ideia é que a gestão se inspire na apuração dos desfiles das escolas de samba para fazer uma premiação baseada em soft skills. Para isso, é preciso criar atributos e critérios criativos para avaliar os profissionais, como evolução e harmonia, e atribuir notas para cada um.

Os líderes podem votar nos colaboradores ou, até mesmo, pode o RH pode fazer uma pesquisa para que todos respondam!

2. Distribuição de Kit Folia

Presentear os colaboradores com um Kit Folia é outro gesto interessante e simbólico para essa época do ano. A dica é pensar em algo personalizado e criativo, que a equipe possa utilizar em festas internas da empresa ou caso queiram pular o Carnaval na rua. 

Entre os itens que podem fazer parte do kit estão:

  • Máscaras;
  • Confete;
  • Maquiagem;
  • Copos;
  • Glitter;
  • Doces;
  • Acessórios coloridos;
  • Entre outros.

3. Eventos internos

Os eventos internos também podem ser uma forma de estimular a interação entre os times e proporcionar boas experiências. Nesse caso, é possível organizar um happy hour ou uma festinha dentro da empresa para reunir a equipe e dar início ao feriado.

Prepare alguns alimentos, pense em atividades divertidas, como o Karaokê, e crie uma playlist divertida. Uma dica é incluir músicas de gêneros diferentes, para agradar também aqueles que não são muito fãs de samba ou axé. 

4. Campanhas de solidariedade

Que tal transformar a folia do feriado em uma campanha com foco na solidariedade? Para isso, a empresa pode promover ações de arrecadação de roupas, alimentos e itens de higiene para auxiliar instituições de caridade. 

Para garantir o engajamento dos funcionários, a dica é criar times e promover uma competição, premiando os grupos que arrecadarem o maior número de itens. 

7 dicas para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e profissional

5. Dia da fantasia

Outra ideia de ação de endomarketing para o Carnaval na empresa é criar um dia temático para que todos venham trabalhar fantasiados. O RH pode pensar em uma premiação para a roupa mais criativa, convidando os colaboradores para participarem da escolha. 

Pensar em um prêmio atrativo e informar a todos que o mais criativo será recompensado é uma forma de garantir um engajamento ainda maior na ação. 

6. Bateria corporativa

Que tal produzir um workshop de percussão entre os colaboradores para todo mundo entrar no clima do Carnaval na empresa? Essa é uma ideia diferente, que pode chamar a atenção da equipe e gerar muito engajamento, além de fortalecer o trabalho em equipe. 

Ao final do workshop, o time pode criar um samba enredo corporativo e realizar uma apresentação de bateria, escolhendo, por exemplo, a rainha e o rei da festa. 

7. Sorteio de prêmios

Quem não gosta de ganhar presentes? Essa é sempre uma boa estratégia de engajamento, principalmente, quando você precisa motivar colaboradores. 

Pensar em estratégias como sorteios de brindes ao longo do dia pode ser fundamental para dar aquele gás e ainda reviver a época de folia. 

Material gratuito: 10 dicas para gerenciar o comportamento dos colaboradores

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

8. Decoração tematizada

Outro tipo de ação simples e simbólica é a decoração temática do espaço. Mesmo que a organização não vá criar festas e ações de endomarketing para o Carnaval, vale a pena apostar em elementos carnavalescos para deixar o ambiente mais alegre e descontraído. 

Máscaras, serpentinas, balões e muito brilho são elementos que têm tudo a ver com a festa e você pode adicionar nas mesas de trabalho, áreas de alimentação, escritórios e outros ambientes.  

9. Cabine fotográfica

Outra ação simples, mas que pode movimentar os corredores da empresa e divertir os colaboradores, é instalar uma cabine fotográfica em um ambiente comum. 

Dessa forma, todos podem tirar fotos divertidas e levar para casa um registro do Carnaval na empresa. Para deixar a brincadeira mais legal, separe alguns adereços e fantasias para que todos possam utilizar. 

Saiba também:

10. Campanhas de conscientização

Outra dica interessante é aproveitar a data para pensar em campanhas focadas na conscientização e na segurança dos profissionais. Para isso, a empresa pode utilizar a intranet, os canais de comunicação corporativa ou mesmo distribuir panfletos e mensagens. 

Alguns temas que combinam com o clima de folia são: “Se beber não dirija” e “Fique atento ao calor: hidrate-se e use protetor solar”.

Material gratuito para organizar as rotinas de RH e DP da sua empresa!

Preencha o formulário e receba o material grátis no seu e-mail 📩

Como premiar os funcionários no Carnaval na empresa?

Muitas das ações listadas acima podem ser feitas com base em premiações, para garantir mais engajamento e uma participação ativa do time. Assim, o RH pode pensar em formas de premiar, por exemplo, as melhores fantasias, os vencedores de jogos e gincanas, os mais bem avaliados do ano, etc. 

É possível fazer a premiação com distribuição de brindes, folgas, horários reduzidos, ingressos para o cinema e muitas outras formas. Uma dica interessante é disponibilizar um bônus de vale carnaval para o time com um valor estabelecido para que eles possam usar como quiser no feriado.

Como utilizar o cartão de benefícios flexíveis nas ações internas? 

O cartão de benefícios flexíveis é um aliado interessante nas ações de endomarketing. Com ele, a empresa consegue premiar os colaboradores com um saldo extra quando atingirem as metas determinadas ou em datas comemorativas, como no Carnaval. 

Assim, os valores podem ser depositados em uma das categorias do cartão, como cultura, refeição, alimentação, educação, saúde, mobilidade e home office. Além disso, é possível carregar o cartão do funcionário com um bônus na categoria Saldo Livre, que ele pode utilizar da forma como o usuário preferir. 

Cartão de benefícios: o que é e quais são as vantagens para empresa?

O que é o Saldo Livre? 

O Saldo Livre é uma categoria do cartão de benefícios flexíveis que não está atrelada a nenhuma finalidade específica. Nessa modalidade, o colaborador pode utilizar o saldo em qualquer tipo de estabelecimento que aceite cartões de crédito com a bandeira do seu cartão. 

Esse tipo de funcionalidade pode ser utilizada pelo RH de forma estratégica, já que o valor depositado na categoria funciona como uma premiação livre, que pode ser utilizada pelo colaborador da forma como ele quiser. 

O Cartão de Benefícios da Sólides é um aliado interessante para premiar funcionários dentro dessa estratégia. Com ele, a empresa pode depositar o valor que quiser na categoria Saldo Livre, dando mais rapidez, facilidade e liberdade tanto para o RH quanto para os colaboradores. 

Informações úteis sobre o Carnaval na empresa

Para finalizar o tema, trouxemos algumas das principais dúvidas que os colaboradores podem ter sobre o Carnaval e como o RH pode esclarecê-las. Confira a seguir.

Quando é o Carnaval em 2024?

Em 2024, a folia de carnaval acontece entre os dias 12 e 13 de fevereiro, ou seja, segunda e terça-feira, além da Quarta-feira de Cinzas, no dia 14.

Carnaval é feriado nacional?

Segundo a Portaria n.º 8617, de 26 de dezembro de 2023, o Carnaval é um ponto facultativo. Apesar disso, cada estado e município tem autonomia para decretar o Carnaval como feriado. 

Dessa forma, é preciso que o RH verifique a legislação local para entender se a data é considerada feriado ou ponto facultativo. 

Guia gratuito para estruturar seu RH do zero

Preencha o formulário e receba o material no seu e-mail 📩

Sou obrigado a dar folga no Carnaval? 

Nos locais em que o Carnaval é um ponto facultativo, a empresa não tem a obrigação de dar folga aos funcionários. A decisão fica a critério do empregador. 

Vale considerar, no entanto, a expectativa dos colaboradores com relação à data. Mesmo sendo apenas um ponto facultativo na maioria das regiões, é comum que as instituições ofereçam folgas durante o Carnaval. 

Trabalhar no Carnaval rende horas extras?

A não ser nas cidades em que a data é um feriado, como no Rio de Janeiro, a jornada de trabalho normal cumprida durante o Carnaval não rende horas extras. As horas extras só são devidas se o período que o trabalhador esteve em atividade for maior do que a carga horária de seu contrato. 

É possível realizar a compensação de horas?

Sim. Essa é uma forma interessante de resolver a questão das folgas no Carnaval. Desse modo, empresa e colaboradores podem entrar em um acordo para como compensar as horas que faltam após as festas.

É importante, no entanto, ficar atento ao que determina a legislação. A jornada de trabalho somente pode contar no máximo duas horas diárias e as folgas devem ser tiradas no mesmo mês.

Jornada de trabalho: o que é, diferentes tipos, o que diz a lei e muito mais!

Como funciona a jornada na Quarta-Feira de Cinzas?

A Quarta-Feira de Cinzas é ponto facultativo até as 14h apenas para os funcionários públicos federais. No caso de instituições privadas, fica a cargo do empregador determinar se a reduzirá a carga ou não. 

Concluindo, o Carnaval é uma festa muito representativa para a cultura brasileira. Mesmo não sendo considerada um feriado nacional, a data tem sua importância, por isso, vale a pena pensar em ações de endomarketing para não deixá-la passar em branco. 

E que tal se adiantar e já planejar as datas comemorativas importantes! Baixe o nosso Calendário do RH e DP 2024 gratuitamente!

Baixe agora o seu calendário!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima