12 características comportamentais mais procuradas no mercado!

s características comportamentais dos colaboradores são importantes e interferem no sucesso da empresa, podendo também prejudicá-la. Entenda!
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As empresas estão constantemente buscando profissionais compatíveis com sua cultura e valores, que as impulsionem para alcançar seus objetivos. Uma forma de encontrá-los é por meio das características comportamentais.

Todas as pessoas têm suas próprias características, que podem ser compatíveis com a organização ou não. E cada organização procura características diferentes nos seus colaboradores.

Contudo, há aquelas que se encontram entre as mais procuradas do mercado, por serem importantes para a maioria das organizações. Para saber quais são elas, continue lendo este conteúdo!

O que são características comportamentais?

Características comportamentais (ou competências comportamentais) são um conjunto de competências que uma pessoa pode ter e que podem oferecer benefícios à organização.

Esse conjunto é composto de atitudes, conhecimentos e habilidades (soft skills) associados à função que o candidato exercerá na empresa. 

Cada empresa pode definir as características comportamentais que procura e que melhor se encaixam na sua cultura organizacional. 

Lembrando sempre que elas refletem a personalidade do profissional, por isso, são um indicativo de suas ações diante de cada situação. Dessa forma, elas interferem no modo como ele lidará com sua equipe, fará suas tarefas e entregas. 

Uma pessoa negativa, por exemplo, pode contagiar todo um time que tem uma meta para alcançar. Portanto, ao defini-las e encontrar colaboradores que as tenham, a empresa consegue alcançar seus objetivos com mais eficiência

Quais as características comportamentais mais buscadas no mercado?

O mercado procura em seus candidatos competências profissionais que colaborarão com o crescimento das empresas, como:

  1. Aprendizado rápido;
  2. Bom relacionamento interpessoal;
  3. Comunicação;
  4. Criatividade;
  5. Inteligência emocional;
  6. Liderança;
  7. Pensamento crítico;
  8. Proatividade;
  9. Produtividade;
  10. Resiliência;
  11. Visão sistêmica;
  12. Vontade de crescer e aprender.

Aprendizado rápido

É importante que os colaboradores aprendam rápido para se adaptarem às novidades. E, como eles tendem a ser uma constante na maioria das empresas, esse aprendizado precisa se repetir muitas vezes. 

Por isso, não é necessário apenas saber a função corretamente, mas lidar com diferentes maneiras de fazê-la, sempre que for preciso. Para isso, o dinamismo e habilidade de lidar com o novo não podem faltar.

Bom relacionamento interpessoal

Manter um bom relacionamento interpessoal é fundamental para atuação em equipe, o que acaba acontecendo em muitos setores ou entre setores de uma empresa. 

A colaboração no time e entre setores diferentes faz parte do fluxo de informações e do andamento de projetos. Por isso, colaboradores com essas características comportamentais devem saber se comunicar uns com os outros, mesmo que não sejam próximos entre si.

Comunicação

Ainda em se tratando de comunicação, ela deve ser precisa e eficiente, em linguagem clara, para que o receptor capte a mensagem e a compreenda.

A falta de clareza ao transmitir informações, ou a má interpretação delas, pode levar a desalinhamentos que atrasam ou param projetos. Por isso a comunicação é uma das características mais visadas pelas empresas.

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Criatividade

A criatividade é muito buscada em diversos perfis comportamentais porque ela implica em ideias inovadoras e jeitos diferentes de lidar com problemas. Ou seja, ela está relacionada a melhorias e agilidade nos processos.

Inteligência emocional

A inteligência emocional se trata da compreensão das emoções e sentimentos, para lidar com eles e expressá-las da melhor forma, mesmo que sejam negativos. 

Como uma característica comportamental, ela é uma das bases para a inteligência comportamental, que se trata de tomar decisões direcionadas para alcançar os objetivos traçados, independentemente das emoções que se tem sobre isso. 

Portanto, é fundamental encontrar pessoas que não deixam suas emoções interferirem ao tomar a melhor decisão para o negócio. 

Liderança

Aquele que é líder não é apenas um bom guia, mas um bom exemplo para sua equipe. A liderança envolve a capacidade de pensar estrategicamente, lidar com pessoas e estimulá-las e ser um alicerce para o time. 

É no líder que as pessoas confiam e é a ele que elas buscam quando precisam de ajuda ou encontram um desafio. Por isso, o ideal é investir em encontrar líderes para ocuparem cargos executivos e de gestão. 

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Pensamento crítico

Colaboradores com pensamento crítico são aqueles que raciocinam sobre a situação sozinhos e conseguem fazer seus questionamentos a respeito. Com esses tipos de características comportamentais, eles conseguem visualizar diversas soluções e avaliar qual delas é a melhor, antes de agir.

Proatividade

Há sempre um líder supervisionando o trabalho de seus liderados, tirando dúvidas e sugerindo melhorias. Mas aquele colaborador que precisa de instrução para tudo e não consegue tomar decisões sobre suas funções sozinho, pode ser um atraso. 

Afinal, quanto mais um funcionário se prontifica a solucionar problemas e assumir responsabilidades, mais eficiente ele é em acelerar (ou em não empacar) processos.

Produtividade

A produtividade é, seguramente, uma das características comportamentais mais procuradas pelas empresas. Afinal, quando estão contratando, elas buscam acelerar processos e manter a qualidade exercida nas funções. E isso é possível quando o colaborador sabe o que faz e sabe fazer uma boa gestão do seu tempo.

Resiliência

Atualmente, a tecnologia muda constantemente, assim como os processos das empresas. Além disso, as informações chegam mais rápido, de modo que alterações precisam ser feitas, também, de forma ágil. 

Para lidar com isso, é preciso capacidade de se adaptar, vencer desafios e de manter o otimismo, mantendo o foco no objetivo, que é fazer um bom trabalho.

Visão sistêmica

Ter visão sistêmica significa conseguir prever as consequências de suas decisões para o resto da empresa. Ela é importante porque uma organização está toda interligada e pode ser afetada por uma decisão falha.

Vontade de crescer e aprender

Por último, mas não menos importante, está a vontade de se desenvolver dentro da empresa. A contratação de colaboradores que querem aprender constantemente e crescer com o negócio, também fará o negócio crescer.

💡Saiba também:

Como identificar as características comportamentais?

Saber quais são as competências comportamentais mais benéficas para procurá-la em candidatos às vagas na empresa é importante. 

Mas, mais do que isso, é preciso saber como reconhecê-las, já que não são como competências técnicas, que podem ser registradas em um papel (como diploma ou certificado). 

Portanto, a empresa precisa conhecer e desenvolver métodos para que os recrutadores tenham acesso a essa informação. Alguns deles são: 

  • Referências de antigos empregadores;
  • Bateria de perguntas específicas;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Avaliação de postura durante o processo seletivo; 
  • Testes de perfil comportamental
  • Simulações de desafios; 
  • Mapeamento de competências. 

Como desenvolver características comportamentais?

Até aqui foram mostradas as características comportamentais mais buscadas nos candidatos e como identificá-las. Mas, ainda que elas sejam inerentes a algumas pessoas, as outras podem desenvolvê-las

Dessa forma, se a empresa deseja manter ou contratar algum funcionário com muito conhecimento técnico, mas que precisa trabalhar suas competências, é possível! 

Para isso, é preciso oferecer oportunidades de desenvolvimento e autoconhecimento, o que pode ser feito por meio de cursos, workshops, palestras, treinamentos e outros.

Assim, um profissional pode aprender, por exemplo, a lidar melhor com pessoas ou a falar em público, para implementar melhor sua liderança. Além disso, a empresa pode sinalizar para o colaborador os seus pontos a melhorar, por meio de feedbacks construtivos, oferecendo a ele uma chance de aprender. Preferencialmente, essas conversas devem acontecer entre os líderes e seus liderados, para que sejam guiados de perto, gradualmente.

Por fim, a sugestão é a realização de avaliações de desempenho, onde será possível mensurar as características comportamentais de cada colaborador. Assim, a empresa saberá se a dedicação à melhoria dos colaboradores está surtindo efeito.

Neste conteúdo você compreendeu o que são as características comportamentais e sua importância para que haja eficiência na execução das atividades da empresa. Além disso, você conheceu as principais características e soube como identificá-las e desenvolvê-las.

Para se aprofundar no tema, acompanhe a leitura do nosso e-book sobre Perfil Comportamental e saiba como ele pode ajudar na gestão de pessoas e na carreira profissional!

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