Calendário do RH 2024: organize suas ações de endomarketing!

Saia na frente e conheça o Calendário do RH 2024. Confira as principais datas para organizar as campanhas de endomarketing!
calendário do RH
Baixe grátis!

Aqui você encontra:

O calendário do RH é um instrumento fundamental para um setor dinâmico que está sempre evoluindo. Sendo assim, a área de Recursos Humanos deve se organizar para atender as necessidades da empresa e de seus colaboradores. 

É crucial que os profissionais de RH estejam cientes das datas que moldarão o cenário em que operam. Afinal, o planejamento contribui para traçarmos estratégias eficazes, enfrentando desafios e oportunidades que o futuro reserva.

Neste artigo, reunimos os eventos mais importantes em 2024, destacando campanhas, datas e tendências que terão impacto significativo no setor que cuida das pessoas.

Datas importantes para o RH em 2024

Com a proximidade de 2024, o setor de Recursos Humanos pode se preparar para os desafios que virão. Principalmente, é interessante reconhecer quais serão as oportunidades para promover o engajamento e retenção entre a equipe! Por isso, confira agora as datas mais importantes para Calendário do RH!

Baixe agora o seu calendário!

Carnaval (12 a 14 de fevereiro)

Em 2024, o carnaval será comemorado entre os dias 12 e 14 de fevereiro. Vale destacar que, no Brasil, o feriado é ponto facultativo e a quarta-feira de cinzas costuma ter expediente apenas no período da tarde. 

No período, a Gestão de Pessoas pode promover ações para engajar os colaboradores. Entre elas, algumas opções são concursos de fantasia, happy hours temáticos e ações solidárias para organizações sociais. 

Dia Internacional da Mulher (8 de março)

O Dia da Mulher é uma data que celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos anos, e serve para o RH demonstrar a valorização do time feminino na empresa. Assim, o setor pode proporcionar aos colaboradores a oportunidade de conversar sobre equidade de gênero, assédio e machismo no ambiente de trabalho. 

Entre as ações que podem ser implementadas estão palestras, arrecadação de itens de higiene pessoal para apoio a projetos sociais, rodas de conversa sobre temas do universo feminino, entrega de presentes às colaboradoras, entre outras. 

8 dicas de ações para o Dia Internacional da Mulher na empresa

Páscoa (31 de março)

Em 2024, a Páscoa será celebrada no dia 31 de março. Porém, há um feriado nacional no dia 29: a Sexta-Feira Santa

Sendo assim, é interessante celebrar a data dentro da empresa de maneira antecipada. É possível fazer isso com ações simples, como a entrega de brindes ou a organização de um almoço ou confraternização, por exemplo. 

Além disso, é ideal ficar atento à produtividade e às tarefas pendentes antes do feriado prolongado.

Dia da Diversidade (20 de Abril)

A diversidade e a inclusão são temas cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho. O Dia da Diversidade permite que as empresas renovem seu compromisso com o tema, promovendo programas de treinamento e sensibilização sobre respeito e tolerância

Dia do Trabalhador (1º de maio)

O Dia Internacional do Trabalhador é feriado nacional. A data é marcada pelo reconhecimento e valorização de todos os profissionais. 

Assim, o setor responsável pela Gestão de Pessoas pode considerar distribuir brindes ou aproveitar a véspera para organizar uma confraternização e integrar a equipe. 

Dia do Trabalhador: a origem, a importância e ações que o RH pode fazer

Dia das Mães (12 de maio)

O mês todo é oportuno para a empresa promover discussões sobre maternidade, rede de apoio e desafios em conciliar a vida profissional com o papel de mãe. Por sua importância social, é uma data que sempre faz parte do Calendário do RH.

Ainda, o setor de Pessoas pode aproveitar para valorizar as mães que atuam na empresa com ações especiais para elas, que podem ser homenagens, reconhecimentos e até mesmo momentos de relaxamento dentro da organização.

Dia do Profissional de RH (3 de junho)

O Dia do Profissional de RH reforça a importância desses profissionais para as organizações. Afinal, são pessoas que se dedicam a cuidar da jornada do colaborador na empresa e merecem ser homenageadas em seu dia. 

➡️ Confira eventos de RH online e presenciais para participar este ano

Festa Junina (24 de junho)

O dia de São João, em 24 de junho, é uma festa animada e divertida, celebrada de diferentes maneiras em cada região do país. O RH pode entrar no clima desenvolvendo ações temáticas sobre a origem da festa, oferecendo comidas e bebidas típicas ou apresentando filmes e músicas juninas. 

Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28 de junho)

Empresas que desejam promover a diversidade e a inclusão não podem desconsiderar a data. Ela representa a oportunidade de proporcionar um ambiente de trabalho seguro e livre de preconceitos. 

As ações de RH para o Dia do Orgulho LGBTQIAP+ podem promover a comunicação transparente e empática, investindo em treinamentos sobre diversidade, conscientização sobre o uso de expressões discriminatórias e acolhimento.  

Dia da Amizade (30 de julho)

O Dia Mundial da Amizade é uma oportunidade excelente para integrar a equipe. A data permite aproximar as pessoas, especialmente aquelas que não têm contato direto. 

Organizar um happy hour utilizando jogos ou dinâmicas de grupo pode favorecer o clima organizacional, tornando o dia mais descontraído e divertido.

7 dicas para tornar o ambiente de trabalho mais descontraído e profissional

Dia dos Pais (11 de agosto)

Semelhante ao Dia das Mães, a data dedicada aos pais é a oportunidade de homenagear os homens da empresa que desempenham esse papel. Em 2024, a data acontece em 11 de agosto. Então, para celebrar o momento, o planejamento de RH para o momento pode desenvolver palestras educativas, dinâmicas de grupo, ações com os filhos na organização e outras ideias. 

Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro)

A saúde no local de trabalho é uma preocupação crescente. Dessa forma, o Dia Mundial da Saúde Mental é uma ocasião para promover a conscientização sobre questões nesse sentido, bem como para revisar e melhorar os programas de apoio aos funcionários.

A importância da saúde mental no trabalho e como promover ações na sua empresa

Dia da Consciência Negra (20 de novembro)

No dia 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra. A data é oportuna para debater sobre a igualdade racial, reconhecendo a importância da diversidade e combatendo o racismo no ambiente de trabalho. 

Para o momento, vale promover o diálogo com palestras, debates e workshops sobre igualdade e diversidade racial. Convidar especialistas, acadêmicos e membros da equipe para compartilharem suas experiências pode ser bastante produtivo. 

Dia do Voluntariado Corporativo (15 de dezembro)

É uma maneira eficaz de fortalecer a cultura organizacional e envolver os funcionários com a comunidade. 

O Dia do Voluntariado Corporativo destaca a importância dessas iniciativas e oferece a oportunidade para o RH promover a participação dos funcionários em atividades voluntárias.

Natal e Ano Novo (25 de dezembro e 1º de janeiro)

O Natal é uma data que simboliza a celebração de momentos especiais, como a valorização de estar com a família, amigos e colegas. Portanto, presentear os colaboradores é uma forma de celebrar e fortalecer o engajamento.

Além disso, o final do ano também é marcado pelo clima de retrospectiva, então pense em ações que permitam a comemoração e o reconhecimento das conquistas do ano.

Campanhas de endomarketing para o RH em 2024

Janeiro Branco

Para iniciar as ações de endomarketing sazonais do seu Calendário do RH, o primeiro mês do ano é destinado à valorização da saúde mental. O período é propício para promover debates sobre o tema entre os colaboradores, criando espaços de troca e oferecendo acompanhamento psicológico. 

Assim, a empresa consegue promover a cultura do bem-estar, incentivando a prevenção e o tratamento de condições com depressão, ansiedade e outras. 

No Janeiro Branco, as empresas podem aproximar a conversa sobre saúde mental com seus colaboradores. Além, é claro, de oferecer um ambiente de trabalho mais saudável e feliz.

Fevereiro Roxo e Laranja

Fevereiro roxo e laranja é o mês de conscientização sobre doenças crônicas. A cor roxa remete às ações para tratamento de lúpus, Alzheimer e fibromialgia. Já o laranja propõe atividades sobre leucemia, além de sugerir a doação de medula óssea. 

Assim, promova atividades de endomarketing que quebrem alguns mitos comuns sobre doenças crônicas. Outras opções são realizar workshops e campanhas de conscientização. 

Março Lilás

O Março Lilás existe para conscientizar o público feminino sobre a importância dos exames preventivos para o câncer de colo de útero. Nas empresas, a campanha deve ir direto ao ponto, falando abertamente sobre o problema e destacando ações para evitar a doença. 

Até porque, o câncer no colo do útero é causado pelo vírus HPV e se estabelece como o terceiro tipo de tumor mais comum entre as mulheres no Brasil. 

Baixe grátis!

Abril Azul

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mês de abril é o período para discutir e conscientizar sobre autismo. É uma oportunidade para que as ações de RH sejam voltadas a campanhas para tirar dúvidas e compartilhar experiências sobre o tema. 

Entenda a importância da diversidade nas empresas

Maio Amarelo

É o mês de conscientização no trânsito, principalmente relacionada às práticas de segurança, valorização da vida e diminuição de acidentes. Por estar diretamente ligada à saúde do colaborador, essa data também pode fazer parte do Calendário do RH em 2024. 

Assim, o setor pode aproveitar o Maio Amarelo para passar dicas de cuidado e educação aos seus profissionais, sejam eles pedestres ou motoristas. 

Também é possível discutir qual o cenário do Brasil em termos de segurança no trânsito, o que aumenta o entendimento sobre o problema.

Junho Vermelho

A campanha tem como objetivo incentivar e esclarecer a importância da doação de sangue

Para trazer o tema dentro do Calendário do RH, promova rodas de conversa e estimule os times a serem doadores. Esclareça dúvidas, desmistifique tabus e promova programas de recompensa para quem for parceiro na ação. 

Julho Verde e Amarelo

Outro mês para tratarmos sobre câncer, desta vez, o de cabeça e pescoço.

Assim, como essa condição é associada ao tabagismo, essa é a oportunidade para falar sobre os malefícios desse hábito e, até mesmo, para implementar campanhas de incentivo para a mudança desse costume. 

Ainda, no mesmo período, acontece o Junho Amarelo, voltado à conscientização sobre hepatites virais. É uma doença transmissível que merece atenção, principalmente no ambiente de trabalho. Alguns tipos da doença que você pode abordar e tirar as dúvidas dos colaboradores são:

  • Hepatite A
  • Hepatite B
  • Hepatite C
  • Hepatite D
  • Hepatite E

Agosto Dourado

É o mês de conscientização sobre aleitamento materno. Estabelecida em 1992 pela OMS, a data é realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). 

Assim, a área de Gestão de Pessoas pode dar visibilidade ao tema ao divulgar dados estatísticos sobre a importância da amamentação. Proporcionar espaços adequados para as lactantes da empresa amamentarem seus filhos ou bombearem o leite também é uma iniciativa válida. 

Licença maternidade: como funciona, duração, valores e dicas para o RH

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de conscientização sobre a importância da promoção dos direitos femininos e o combate à violência de gênero. Está relacionada com a Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, e considerada um marco legal na luta contra a violência doméstica e familiar no Brasil.

Portanto, falar sobre o Agosto Lilás nas empresas é uma maneira de engajar os colaboradores e promover a conscientização sobre a importância dos direitos das mulheres e a prevenção da violência de gênero. 

É possível convidar um advogado, psicólogo especialista ou outro profissional para tirar as dúvidas da equipe quanto ao tema.

Setembro Amarelo

O "Setembro Amarelo" é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, e é importante inclui-la em seu Calendário do RH em 2024. Nela, procura-se combater o estigma em torno do tema, promover o diálogo aberto sobre saúde mental e oferecer apoio a pessoas que estejam passando por momentos difíceis. 

A campanha ocorre durante todo o mês de setembro e tem como símbolo uma fita amarela. O RH pode oferecer espaços de acolhimento e aumentar a rede de apoio às pessoas passando por momentos delicados.  

Baixe grátis!

Outubro Rosa

Voltada para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, este mês é o momento para falar sobre cuidados com a saúde de mulheres e homens. Incentive seus colaboradores a fazerem exames de rotina e convide profissionais para explicarem como realizar o autoexame das mamas. 

Novembro Azul

É a campanha de conscientização sobre o câncer de próstata. A empresa pode assumir uma responsabilidade social nesses casos, transmitindo informação e incentivando seus funcionários a cuidarem da saúde com exames preventivos. 

Novembro azul e RH: por que aderir à campanha?

Dezembro Vermelho e Laranja 

Esse mês aborda dois assuntos sensíveis: o Dezembro Vermelho é voltado à conscientização sobre o HIV/AIDS. Até porque, a doença carrega consigo vários estigmas e o diálogo franco é a melhor maneira de prevenção. 

Já o Dezembro Laranja é uma campanha sobre o câncer de pele, com potencial de desenvolvimento no verão pela alta exposição ao sol. É interessante explicar mais sobre o desenvolvimento da doença e a importância do uso de protetores solares e outras formas de proteção.

Como você pôde ver, o ano de 2024 está repleto de oportunidades para estreitar laços com suas equipes. Ações e comemorações fortalecem o employer branding, melhoram o clima organizacional e integram os colaboradores. 

Lembre-se de que cada novo período traz consigo oportunidades e desafios. Nada melhor do que estar preparado para recebê-los, não é mesmo?

Assim, as datas importantes destacadas neste artigo oferecem uma visão do que está por vir e permitem que os profissionais de Recursos Humanos se preparem para enfrentar esses desafios de maneira eficaz.

Já pensou em ter toda a organização das datas mais importantes para o seu RH em um lugar só? A Sólides tem a ferramenta certa. Baixe gratuitamente o nosso Calendário de RH 2024 e esteja um passo à frente no planejamento de datas importantes. 

Participe!

Compartilhe:

Você também vai gostar!

Rolar para cima