As tendências modernas estão a todo vapor no mundo corporativo. Empresas novas e antigas, que ainda estão inseridas no mercado, agora necessitam de meios de automação para a gestão, tanto geral, quanto segmentada. Felizmente, as gestões baseadas em “achismos”, não possuem mais tanto espaço no cenário contemporâneo e, atualmente, novas técnicas e ferramentas vêm surgindo com o objetivo de tornar o gerenciamento mais objetivo e efetivo, baseando-se em fatos concretos e resultados reais. Esse conjunto de processos e técnicas modernas de otimização de gestão, é o que chamamos de Business Intelligence. Mas, afinal, do que se trata o BI?
Já se sabe que business intelligence é uma prática bem ampla e geral. Dessa forma, ela pode ser segmentada em processos específicos para cada setor. Um desses segmentos é chamado de People Analytics. O People Analytics consiste exatamente nessa coleta e análise de dados, porém, tendo o foco maior na geração de valor do capital humano dentro de uma empresa. Ou seja, é uma aplicação prática do BI diretamente na área de RH. Agora, pensando de forma prática, onde vamos aplicar tudo isso no RH? Se estamos pensando no capital humano de uma companhia e também em como esse capital pode se transformar em valor, devemos procurar enxergar certos pontos-chave que são cruciais para que um RH seja bem sucedido e, então, entender como business intelligence é aplicado em cada um. 
- dezembro 6, 2023
- Gestão de Pessoas
Conheça todos os passos para um processo de demissão responsável e eficiente com o nosso artigo completo. Tire todas as suas dúvidas!