7 benefícios do Profiler: Descubra os impactos do mapeamento comportamental

Tempo de leitura: 7 minutos

Está sem tempo para ler? Experimente ouvir a narração deste artigo. Aperte o play!

A partir do entendimento que as ações dos colaboradores refletem na marca que eles representam, no relacionamento com clientes e na conquista dos melhores resultados para o negócio, cada vez mais as empresas buscam desenvolver as habilidades comportamentais de seus profissionais. Nesse âmbito, contar com os benefícios do Profiler no direcionamento do desenvolvimento das pessoas, torna-se fundamental para gerir de forma assertiva.

O Profiler é uma análise de perfil comportamental desenvolvida pela Sólides, baseada na metodologia DISC e em mais 7 outras metodologias. O método Profiler é testado e aprovado por instituições renomadas, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade de São Paulo (USP), com o índice de 97,9% de assertividade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Trata-se de um mapeamento simples e rápido de ser realizado. Por ser uma ferramenta online, em menos de 10 minutos o gestor ou profissional de RH consegue saber mais de 50 características comportamentais, como pontos fortes, fatores motivacionais, fatores de afastamento, estilo de liderança, entre outras competências comportamentais.

Se você se interessou pela metodologia e enxerga uma alternativa de mudar a forma de condução da empresa focando no seu bem mais valioso — que são as pessoas — continue a leitura deste post e conheça 7 benefícios do Profiler!

1. Cruzamento e mensuração de dados para o processo de R&S

Com o algoritmo da Sólides, o tempo para realizar um processo de recrutamento e seleção pode ser reduzido em até 70%, pois nossa plataforma avalia tanto “hard skills” quanto “soft skills”, de forma eficaz e rápida. 

Além disso, realizando o mapeamento comportamental de seus candidatos com o Profiler, você consegue entender de modo analítico, com base em coleta e cruzamento de dados, quais pessoas escolher para trabalhar na sua empresa e quais são suas competências. E isso ocorre mesmo antes do candidato ser convidado para uma entrevista. 

Por meio do Jobs da Sólides, função de recrutamento e seleção do Profiler, os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental. Os resultados são armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando maior agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato. 

Assim, você pode avançar no processo de R&S somente com os candidatos que realmente dão “Match” com a vaga.

2. Maior retenção de talentos

Depois de tanto empenho para realizar um processo seletivo e encontrar aquele talento que sua empresa tanto procurava, provavelmente, você não vai querer perdê-lo facilmente. 

Pensando na retenção de talentos, o Profiler possibilita que você realize um comparativo entre seu candidato e um colaborador com base em variáveis, como cargo, liderança e departamento. Assim, você pode analisar com maior assertividade o quanto ele se adapta ou complementa a equipe. Ainda, é possível usar essa função com foco no Job rotation, colocando a pessoa certa no lugar certo. 

Dessa forma, quando você forma uma equipe com diversidade de perfis, porém com objetivos em comum, tem como resultado performances incríveis e um ambiente estimulante de se trabalhar. Nesse contexto, o colaborador pensará duas vezes antes de procurar outra empresa para trabalhar.

como diminuir a rotatividade

3. Análise de Performances

Por meio do mapeamento comportamental, avaliação de desempenho e outros dados e índices que o Profiler proporciona, é possível separar os colaboradores em grupos, que você pode classificar como de alta ou baixa performance. 

Com esses dados em mãos, você extrai informações de performances, como energia, pressão, aproveitamento, competências, flexibilidade, perfis predominantes e muito outros.

Assim, será possível entender em quais colaboradores você deve investir para a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), treinamento e desenvolvimento, além de ações de engajamento para desenvolver profissionais de baixa performance e garantir melhorias na produtividade e a diminuição do turnover.

4. Ampliação do engajamento dos colaboradores

A combinação perfeita entre empresa e profissional melhora o engajamento e diminui a rotatividade. Logo, mapear o perfil comportamental dos colaboradores que já estão na empresa utilizando o Profiler, auxilia na identificação de candidatos que contribuirão para que a equipe tenha uma melhoria na performance. 

Isso porque, ao obter um conhecimento mais profundo sobre seus colaboradores, você pode contratar profissionais que complementam as hard e soft skills que estejam faltando para que determinado setor alcance os objetivos. 

Além disso, com o Profiler é possível realizar pesquisas de clima dentro da empresa e avaliação de desempenho, o que facilita na escolha de ações para o desenvolvimento de carreira dos profissionais, aumentando a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

como fazer pesquisa de clima - ebook

5. Feedbacks construtivos

Mesmo sendo uma ferramenta de gestão de pessoas fundamental para que o colaborador possa entender como ele está desempenhando seu papel e em quais pontos ele precisa buscar melhorias, o feedback ainda é um momento delicado que causa muitas dúvidas nos gestores e líderes na hora de escolher a melhor forma de abordagem.

Logo, quando o gestor de RH ou líder conhece profundamente o perfil comportamental do colaborador que receberá o feedback, fica mais fácil alinhar o tipo de condução para causar um impacto positivo no profissional avaliado, sem que ele se sinta desmotivado. 

Ainda, quando você conta com o auxílio do Profiler, além de poder abordar o colaborador de acordo com o que o motiva e o transforma, também consegue apresentar para ele como anda seu desempenho, por meio de métricas e indicadores sólidos e não pelo achismo. Assim, o colaborador sentirá mais confiança na sua abordagem e fará de tudo para melhorar seu desempenho.

6. Melhoria no clima organizacional

Clima organizacional é o nome que se dá à percepção que os colaboradores têm a respeito da organização onde trabalham. A política da empresa, sua estrutura, sistemas, processos e valores, tendem a influenciar diretamente na qualidade de vida das pessoas. 

Agora, você pode questionar: “Como o Profiler pode auxiliar na melhoria do clima organizacional da empresa?”

Citando apenas algumas das formas que o Profiler pode ajudar, temos o mapeamento do perfil comportamental. Isso porque, o Profiler tem como objetivo mapear diversas  competências, como dinamismo para o trabalho, estilo de liderança ideal para o colaborador, dentre outras atribuições. 

Logo, todas essas habilidades, quando mapeadas corretamente, auxiliam no direcionamento do colaborador certo para as tarefas corretas, contribuindo para o seu bem-estar, evitando o esgotamento profissional e também ajudando na melhoria do seu relacionamento com os demais membros do time.

7. Autoconhecimento para o desenvolvimento de competências

Por fim, e não menos importante, o Profiler também contribui para que o próprio profissional possa se conhecer melhor. Com o resultado da sua análise comportamental, o colaborador conhece os próprios pontos fortes e fracos, o que é fundamental para que o indivíduo possa aprimorar suas competências técnicas e comportamentais por si só.

Assim, ele não só crescerá como profissional, mas, também, como pessoa, pois o mapeamento comportamental contribui na ampliação da visão de si mesmo, dentro e fora do ambiente de trabalho, permitindo que o próprio indivíduo faça escolhas mais alinhadas com o que ele quer para a sua vida em todos os âmbitos.

ebook_elaborar_pdi_com_a_sólides

Como vimos, contar com os benefícios do Profiler na gestão dos seus talentos é algo fundamental para desenvolvê-los de uma forma mais estratégica e assertiva. Assim, você não estará somente valorizando seu capital humano, mas, também, contribuindo para que sua empresa esteja atenta às tendências do mercado, a tornando um ótimo lugar para se trabalhar e se desenvolver.

Os resultados disso tudo são colaboradores muito mais motivados e engajados, além de conquistar setores de alta performance. Então, não deixe de adquirir agora mesmo o Profiler da Sólides!

0 0 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments