Descubra os benefícios da gestão por competências

grupo de pessoas praticando a gestão por competências
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Existem várias formas de gerir times dentro das empresas. Ainda, muitos benefícios da gestão por competências, a qual conta com os conhecimentos e habilidades das pessoas em função do seu crescimento dentro da organização.

Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o tema.

O que é gestão por competências

O modelo de gestão por competências é um tipo de administração que considera as habilidades dos colaboradores, objetivando o crescimento do funcionário dentro da empresa.

Diferentemente da gestão por desempenho, a gestão por competências investiga os pontos fortes de cada indivíduo, fazendo com que as suas melhores capacidades se destaquem e os ajude a alcançar objetivos determinados.

Diferentes tipos de competências 

As competências, de modo geral, são divididas em três aspectos, como veremos a seguir.

Organizacionais 

Trata-se de características inerentes à empresa. Ainda, com valores, crenças e propósito que representam a organização e a diferencia das demais. Assim, as competências organizacionais podem ser entendidas como a essência da empresa que, inevitavelmente, relaciona-se com as pessoas que fazem parte da organização.

Sendo assim, o conjunto de atributos dos colaboradores refletem na empresa como um todo, ou seja, uma empresa tradicional e luxuosa, por exemplo, tem um tipo de essência especial que a define. Assim como uma companhia mais informal e descontraída, também carrega consigo competências organizacionais relacionadas a essa postura.

Técnicas 

As habilidades técnicas são aquelas que as pessoas adquirem ao longo da formação acadêmica ou por meio de cursos e até nas experiências profissionais. Alguns exemplos de competências técnicas são: bacharelado, especializações, aptidão em idiomas, conhecimento de alguma ferramenta específica etc.

Comportamentais

As competências comportamentais têm a ver com a resposta do colaborador nas diferentes situações de trabalho. Ainda, diz respeito a qualidades, como liderança, relacionamento em equipe, comunicação e equilíbrio emocional. Para tanto, considera o tipo de personalidade que o colaborador tem e como ele se comporta no cotidiano empresarial.

Benefícios da gestão por competências

Um dos principais benefícios da gestão por competências é a possibilidade de direcionar as pessoas para os lugares certos. Cada colaborador tem atribuições que podem ser bem aproveitadas em funções e times específicos. Logo, fazer essa administração traz vantagens, como:

  • redução de custos: quando uma pessoa é colocada em um cargo que corresponde às suas competências, não é necessário treiná-la para adquirir tais qualificações e desempenhar um trabalho bem-feito, reduzindo assim os custos com treinamento;
  • aumento de produtividade: um colaborador que alcança seus objetivos, entrega resultados, sente-se satisfeito em seu trabalho e, inevitavelmente, produz mais e melhor;
  • melhoria no clima organizacional: colaboradores alocados em times adequados e em funções que fazem sentido para ele, sentem-se mais à vontade para realizar as suas tarefas e se veem como parte do time. Assim, o ambiente de trabalho tende a melhorar consideravelmente;
  • melhoria no processo de recrutamento e seleção: quando esse processo de identificação de competências é feito na fase de recrutamento e seleção, a inserção desse candidato é mais natural, integrando-o mais facilmente no time e desenvolvendo melhor as suas tarefas.

Contudo, implementar a gestão por competências é um processo que proporciona grandes vantagens no âmbito individual e coletivo, fazendo com que a sua empresa cresça de forma saudável e bem estruturada. 

Dica extra: uma ferramenta, como People Analytics, pode contribuir para o desenvolvimento e apontar mais benefícios da gestão por competências, já que é preciso conhecer as pessoas que trabalham na sua empresa para orientar os colaboradores e promover o melhor desempenho possível para eles. Pronto, agora você já sabe tudo sobre o tema. Então, que tal entender de vez como adotá-la na sua empresa?

Sabrina Siqueira
Sabrina Siqueira
Sou apaixonada por Gestão de Pessoas desde sempre! Me tornei especialista em Gestão Comportamental, cursei administração com Ênfase em Comercio exterior (UNA), fiz Pós Graduação em Gestão Comercial e Vendas. Atualmente também sou facilitadora da Formação Analista Comportamental Profiler e Sales Enablement do time de New MRR da Sólides
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