Descubra os benefícios da gestão por competências

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem várias formas de gerir times dentro das empresas. Ainda, muitos benefícios da gestão por competências, a qual conta com os conhecimentos e habilidades das pessoas em função do seu crescimento dentro da organização.

Continue a leitura deste post e entenda mais sobre o tema.

O que é gestão por competências

O modelo de gestão por competências é um tipo de administração que considera as habilidades dos colaboradores, objetivando o crescimento do funcionário dentro da empresa.

Diferentemente da gestão por desempenho, a gestão por competências investiga os pontos fortes de cada indivíduo, fazendo com que as suas melhores capacidades se destaquem e os ajude a alcançar objetivos determinados.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Diferentes tipos de competências 

As competências, de modo geral, são divididas em três aspectos, como veremos a seguir.

Organizacionais 

Trata-se de características inerentes à empresa. Ainda, com valores, crenças e propósito que representam a organização e a diferencia das demais. Assim, as competências organizacionais podem ser entendidas como a essência da empresa que, inevitavelmente, relaciona-se com as pessoas que fazem parte da organização.

Sendo assim, o conjunto de atributos dos colaboradores refletem na empresa como um todo, ou seja, uma empresa tradicional e luxuosa, por exemplo, tem um tipo de essência especial que a define. Assim como uma companhia mais informal e descontraída, também carrega consigo competências organizacionais relacionadas a essa postura.

Técnicas 

As habilidades técnicas são aquelas que as pessoas adquirem ao longo da formação acadêmica ou por meio de cursos e até nas experiências profissionais. Alguns exemplos de competências técnicas são: bacharelado, especializações, aptidão em idiomas, conhecimento de alguma ferramenta específica etc.

Comportamentais

As competências comportamentais têm a ver com a resposta do colaborador nas diferentes situações de trabalho. Ainda, diz respeito a qualidades, como liderança, relacionamento em equipe, comunicação e equilíbrio emocional. Para tanto, considera o tipo de personalidade que o colaborador tem e como ele se comporta no cotidiano empresarial.

Benefícios da gestão por competências

Um dos principais benefícios da gestão por competências é a possibilidade de direcionar as pessoas para os lugares certos. Cada colaborador tem atribuições que podem ser bem aproveitadas em funções e times específicos. Logo, fazer essa administração traz vantagens, como:

  • redução de custos: quando uma pessoa é colocada em um cargo que corresponde às suas competências, não é necessário treiná-la para adquirir tais qualificações e desempenhar um trabalho bem-feito, reduzindo assim os custos com treinamento;
  • aumento de produtividade: um colaborador que alcança seus objetivos, entrega resultados, sente-se satisfeito em seu trabalho e, inevitavelmente, produz mais e melhor;
  • melhoria no clima organizacional: colaboradores alocados em times adequados e em funções que fazem sentido para ele, sentem-se mais à vontade para realizar as suas tarefas e se veem como parte do time. Assim, o ambiente de trabalho tende a melhorar consideravelmente;
  • melhoria no processo de recrutamento e seleção: quando esse processo de identificação de competências é feito na fase de recrutamento e seleção, a inserção desse candidato é mais natural, integrando-o mais facilmente no time e desenvolvendo melhor as suas tarefas.

Contudo, implementar a gestão por competências é um processo que proporciona grandes vantagens no âmbito individual e coletivo, fazendo com que a sua empresa cresça de forma saudável e bem estruturada. 

Dica extra: uma ferramenta, como People Analytics, pode contribuir para o desenvolvimento e apontar mais benefícios da gestão por competências, já que é preciso conhecer as pessoas que trabalham na sua empresa para orientar os colaboradores e promover o melhor desempenho possível para eles. Pronto, agora você já sabe tudo sobre o tema. Então, que tal entender de vez como adotá-la na sua empresa?

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments