Benefícios Corporativos: conheça as vantagens, tipos e exemplos para implementar 

Tempo de leitura: 20 minutos

Atualmente, sabe-se que o desempenho e a motivação no ambiente de trabalho são construídos para muito além do horário comercial. Nesse sentido, um colaborador engajado e produtivo está relacionado não só a um ambiente de trabalho favorável, mas também a uma série de condições que melhoram ou incentivam a melhora da sua performance e dos seus resultados, como os benefícios corporativos. 

Então, faz parte das estratégias de gestão flexível do trabalho, e de intervenções inteligentes nas atividades dos profissionais, o oferecimento de benefícios para aumentar a satisfação, a motivação e o engajamento junto à empresa e seu trabalho. 

Mas para usar de maneira adequada e eficiente os benefícios corporativos, é preciso saber seus conceitos, os tipos existentes e suas particularidades e as formas de implementação. 

Vale destacar que, em tempos de trabalho híbrido e remoto, as empresas têm se deparado com o desafio de adaptar suas políticas de benefícios para o momento corporativo pós pandemia.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Isso porque alguns benefícios oferecidos a colaboradores na modalidade presencial, deixaram de fazer sentido para os novos formatos de trabalho.

Pensando nisso, criamos este conteúdo para apresentar estratégias de como aplicar uma política de benefícios corporativos na sua empresa de maneira realmente vantajosa para os colaboradores e impulsionadora de resultados para sua organização. 

Confira!

  1. O que são benefícios corporativos
  2. Quais as vantagens
  3. Tipos de benefícios
  4. Como criar um programa de benefícios corporativos
  5. Como implantar benefícios flexíveis
  6. Gestão de benefícios e uso da tecnologia

O que são benefícios corporativos?

Como o próprio nome sugere, trata-se das vantagens que uma empresa oferece aos seus colaboradores. 

Os benefícios são responsáveis por trazer melhorias na qualidade de vida do profissional dentro e fora do trabalho. Assim, visam garantir bem-estar ao colaborador, um clima positivo na organização e, como consequência, melhorar a performance e os resultados da empresa. 

O intuito é motivar a permanência deles na organização, aumentar o engajamento com as atividades e com os objetivos da empresa e, ainda, atrair novos talentos no mercado. 

Por meio de pacotes de benefícios, as empresas garantem que os profissionais competentes se sintam valorizados e cuidados. E a valorização do capital humano é a chave para o sucesso de muitas instituições.

Engana-se quem pensa que somente um bom salário já é um benefício suficiente. Em parte, sim, mas as vantagens corporativas vão além.

Normalmente, esses benefícios são voltados para: capacitação e desenvolvimento, saúde e bem-estar (físico e mental), cultura, confraternização e valorização da individualidade.

Nesse sentido, os benefícios corporativos estão se tornando cada vez mais indispensáveis dentro das grandes, médias e pequenas corporações. Não importa o tamanho da sua empresa, o essencial é que o seu capital humano sinta-se valorizado e acolhido.

Qual a importância dos benefícios corporativos?

Como vimos, os benefícios são importantes tanto para as empresas quanto para os trabalhadores, de uma maneira fortemente complementar. 

Obviamente, se olharmos a curto prazo e superficialmente, os benefícios são vantagens diretas para os colaboradores. 

Isso porque, essas ajudas extras são muito importantes para a qualidade de vida deles, dentro e fora do trabalho, e também para a ampliação de suas habilidades, relacionamentos e conhecimento. 

Mas não é só isso! Uma vez que os profissionais estão se sentindo cuidados e valorizados, a tendência é que eles fiquem mais motivados e envolvidos em contribuir com o atingimento dos objetivos da empresa. 

Portanto, o desenvolvimento e o bem-estar promovem um melhor desempenho e engajamento dos colaboradores, o que conduz na direção de resultados mais satisfatórios e no crescimento na empresa. 

Além disso, os benefícios corporativos são importantes para a construção de times mais coesos, com menos conflitos e, principalmente, mais estáveis, com menor rotatividade.

Assim, os benefícios, apesar de voltados de maneira mais objetiva aos trabalhadores, são políticas importantes para a empresa como um todo, proporcionando vantagens em via de mão dupla.

Quais as vantagens dos benefícios corporativos?

Os benefícios corporativos não são importantes apenas para o colaborador, mas para toda a empresa. Para ilustrar, listamos alguns bons motivos para implementar um programa de benefícios dentro da sua organização. Confira!

Atração de Talentos

Uma boa política de benefícios pode ser uma estratégia impactante na atração de talentos, por basicamente dois motivos. 

Primeiramente, ao oferecer benefícios corporativos a empresa acrescenta um diferencial competitivo na hora de ser escolhida por um profissional. Já que os benefícios são atrativos e demonstram valorização para os candidatos.

Além disso, uma cartilha de benefícios gera satisfação e engajamento dos colaboradores com a empresa. Dessa forma, eles também contribuem para a construção de uma marca empregadora forte, divulgando as vantagens de se trabalhar na organização. 

Mais engajamento dos colaboradores 

Essa é, talvez, a mais importante vantagem dos benefícios corporativos para a empresa. Afinal, como já dissemos, o colaborador verá que a organização se preocupa com o seu bem-estar.

Dessa forma, você terá uma equipe mais satisfeita, menos estressada, com mais energia e produtiva. 

Dica: é importante atentar-se para o que seus colaboradores realmente precisam e ter um programa que atenda às necessidades e particularidades deles.

Melhora a imagem da empresa

Os benefícios corporativos também ajudam a melhorar a imagem da empresa. Isso porque, quando um colaborador está satisfeito e sente-se valorizado, a tendência é que ele fale bem da organização, tanto interna, quanto externamente. 

Mas não são somente os benefícios que melhoram a imagem da instituição. Ter uma cultura organizacional bem definida e um clima agradável são fatores muito positivos também. 

Ajuda a reter talentos 

Reter talentos não é uma missão fácil. Mas um bom programa de benefícios corporativos, especialmente visando o bem-estar e a valorização de cada um, é um fundamental dentro da estratégia de retenção.

Afinal, o colaborador quer se sentir bem no local de trabalho. Assim, quando o cuidado, o reconhecimento e a valorização são percebidos pelo profissional, ele pensará bem antes de trocar de ambiente corporativo. 

Processo de recrutamento e seleção 

Ter um bom programa de benefícios corporativos atrai novos e talentosos profissionais. Atrair bons talentos também impacta na construção de times de alta performance, com entregas mais qualificadas e que vão gerar melhores resultados para a empresa. 

Hoje, os profissionais querem mais qualidade de vida! Por isso, buscam um lugar onde terão oportunidade de aprendizado e crescimento profissional, reconhecimento, além de um clima agradável

Quais tipos de benefícios corporativos posso implantar na empresa?

Agora que você já sabe o que são os benefícios corporativos, além da sua importância para os colaboradores e para a empresa, veja alguns exemplos para implantar em seu negócio.

Benefícios Tradicionais

Em síntese, os Benefícios Tradicionais são os benefícios obrigatórios e de direito dos trabalhadores a depender do seu cargo, horas de trabalho etc. Ainda, são regidos pelas Leis Trabalhistas e devem ser proporcionados de maneira igual e justa a todos os funcionários da empresa. 

Trata-se de benefícios que vão além de vantagens extras aos colaboradores. Na verdade, fazem parte de seus direitos como trabalhadores, por isso, também, devem ser fixos na estrutura da organização.

Plano de saúde

Contribuir para que o seu colaborador tenha uma boa saúde é essencial, tanto física quanto mental. Portanto, além de oferecer um ambiente agradável para trabalhar, proporcione o benefício do plano de saúde. 

Ainda, ofereça um plano empresarial odontológico. Essa é uma excelente maneira de manter todos os colaboradores motivados, especialmente se esse benefício puder se estender às famílias.

Vale-alimentação ou vale-refeição 

Os colaboradores passam a maior parte do dia dentro da empresa ou prestando serviços a ela. Então, mais do que justo dar a eles o benefício do vale-alimentação ou vale-refeição. O valor é estipulado pela instituição, e, geralmente, segue o padrão da região onde a organização atua.

Auxílio-creche

O auxílio-creche é sempre interessante para aqueles colaboradores que têm filhos pequenos em casa. Afinal, a preocupação de não ter onde ou com quem deixá-los pode ser um fator preocupante.

Essa é uma excelente maneira de conquistar a tranquilidade dos colaboradores com relação aos seus filhos. Para isso, a empresa oferece um valor adicional ao salário do profissional para ajudar com a despesa da creche.

Baixe o Ebook Grátis:

Gestão de Talentos: tudo sobre o assunto e como usar a tecnologia para uma gestão estratégica!

Benefícios Flexíveis

Os Benefícios Flexíveis, como o próprio nome diz, são benefícios variáveis para os profissionais.

Desse modo, diferem-se de empresa para empresa, têm relação com a cultura organizacional de cada instituição e podem até ser individualizados. 

Normalmente, são benefícios que apresentam uma carga opcional para cada colaborador. Logo, eles podem participar ativamente da decisão de quais benefícios utilizar e os que fazem sentido para seu estilo de vida. 

Tratam-se de benefícios que têm características menos ligadas a demandas e necessidades e mais relacionadas à vantagens e oportunidades de melhorias na qualidade de vida e oportunidade de desenvolvimento.

Vale-Cultura

Que tal pensar no lazer do seu colaborador? Isso pode ser benéfico para ele e para você, já que o descanso do profissional também é muito importante para a saúde, criatividade, inovação e produtividade. 

O Vale-Cultura é um benefício mensal, concedido para os colaboradores desfrutarem de eventos culturais, como cinemas, teatros, museus ou aquisição de livros. 

O melhor para a empresa é que, nesse benefício não incidem encargos sociais e trabalhistas.

Cestas básicas

Para empresas que não têm estrutura para alimentar seus funcionários, é possível escolher benefícios alternativos, que vão além dos vales. Nesse caso, o oferecimento de cestas básicas é uma boa opção.

Esse benefício também é altamente interessante para os colaboradores que têm família, pois afeta diretamente a economia de gastos em supermercado.

Datas comemorativas 

Não se esqueça do aniversário do seu colaborador e não deixe passar em branco. Claro, não precisa ser um presente caro, mas algo simples para marcar a data o faz sentir-se querido e valorizado.

Veja algumas ideias do que pode ser feito no aniversário do colaborador:

  • Festa de aniversariantes do mês;
  • Proporcionar um Day Off ao colaborador;
  • Almoço com a equipe;
  • Presentes criativos que sejam a cara do seu colaborador.

Cartões de benefícios flexíveis

Trata-se da otimização e simplificação dos processos e benefícios do colaborador. Seria a centralização, em um único cartão, de benefícios como vale-alimentação, vale-cultura, vale-farmácia, entre outros. 

A centralização e automatização, facilita o trabalho da administração dos benefícios. 

Previdência Privada

Está cada vez mais recorrente as buscas pela construção de uma previdência alternativa. 

Com esse benefício, a empresa se compromete com o auxílio à previdência privada desse colaborador, seja ele de qual idade for, o apoiando em seus planos financeiros futuros.

Vale-combustível

Voltado para os colaboradores que se deslocam para o trabalho de carro. Esse pode ser um benefício extra ou a empresa pode dar a opção de escolha entre o vale-transporte e o vale combustível.

Educação Corporativa 

A Educação Corporativa é um dos benefícios mais estratégicos para a empresa, pois é um investimento direto nas no desenvolvimento de habilidades e competências do profissional. 

Nesse sentido, funciona a partir do fornecimento do custeio para cursos ou, melhor ainda, o oferecimento de cursos e qualificações em uma plataforma indicada pela empresa

Aqui, vale conhecer a Sólides Academy, uma plataforma de educação corporativa acessível a pequenas e médias empresas. Uma excelente ferramenta que reúne, em um só lugar, diversos cursos online para a empresa oferecer atualização profissional e promover o autodesenvolvimento do colaborador. 

Clique e conheça a Sólides Academy!

banner para clicar e conhecer a Sólides Academy a plataforma de educação corporativa para PMEs-benefícios corporativos

Auxílio atividade física e bem-estar 

Normalmente, esse auxílio está ligado a práticas de atividades físicas. É oferecido ao funcionário a possibilidade de uma assinatura mensal ou diária, feita pela empresa, que dá acesso a academias com horários e modalidades diversos. 

Auxílio home office

Com as novas modalidades de trabalho, remoto e híbrido, cada vez mais as pessoas têm trabalhado de casa. Assim, sem toda a infraestrutura de uma empresa, é importante pensar nas necessidades que o seu colaborador tem ao trabalhar em home office. 

O auxílio home office vem para sanar esses possíveis problemas de falta de padronização.

A empresa que fornece esse benefício, normalmente, se encarrega de oferecer: um auxílio financeiro fixo para internet, cadeiras ergonômicas, computador e aparatos tecnológicos, entre outros — a depender das necessidades de cada posição e trabalho.

Dress code flexível

Em empresas com ambiente mais informal, muitas vezes, é possível proporcionar alguns dias ou tornar livre o dress code para o ambiente de trabalho.

Isso ajuda a valorizar a personalidade de cada funcionário e torna menos rígida as relações do dia a dia na empresa.

Acredite, são essas pequenas ações que motivam os colaboradores e os tornam muito mais dispostos a “vestir a camisa da organização” e promover um bom trabalho.

Como vimos, os benefícios tradicionais, como férias, décimo terceiro salário, FGTS, são os mais oferecidos pelas empresas. Logo, vale investir nessas dicas de benefícios flexíveis para ir além do tradicional!

O que diz a lei?

Os benefícios, apesar de serem incentivos extras aos colaboradores, apresentam regras e são considerados nas Leis Trabalhistas. De acordo com o tipo de benefício, direitos e deveres são estipulados para os trabalhadores e as empresas. 

Os Benefícios Tradicionais são vantagens fixas, e considerados direitos dos trabalhadores. Desse modo, devem seguir a política interna da empresa e também as Leis Trabalhistas e suas determinações. 

Já os Benefícios Flexíveis, uma vez que são variáveis, podem mudar a cada empresa. Esses benefícios podem ser os mais diversos, porém devem seguir as determinações da Lei 5.452 da CLT e serem planejados envolvendo situações de benefícios iguais e horizontais a todos os colaboradores.

Como criar um programa de benefícios corporativos em sua empresa?

Uma empresa não tem um programa de benefícios corporativos sem se planejar. Assim, é preciso que ela estabeleça as vantagens mais atrativas para sua equipe e para os futuros talentos que chegarão.

Desse modo, para que esse programa funcione, é necessário escolher os benefícios corporativos mais adequados e que façam sentido para o seu público interno.

Mas com tantos benefícios, como selecionar? Separamos algumas dicas para ajudar.

Converse com a sua equipe 

Já pensou em considerar as necessidades e desejos dos seus colaboradores? Essa é uma forma de acertar os benefícios corporativos que vão compor o seu programa. Para tanto, observe o perfil comportamental de cada um deles.

Faça também uma pesquisa interna para levantar quais são as necessidades e desejos dos seus profissionais. Aproveite a pesquisa para avaliar se eles estão satisfeitos com os benefícios que já recebem.

Dessa forma, o RH terá uma base de informações relevantes sobre o que agrada e o que tem deixado os seus talentos frustrados em relação às vantagens corporativas.

Ademais, pense em investir na reformulação ou criação de um programa de benefícios corporativos.

banner para baixar ebook sobre Clima organizacional: o que é e como mantê-lo em alta-benefícios corporativos

Considere o perfil da empresa 

Esse é um ponto muito importante no momento de escolher quais benefícios corporativos farão parte do programa da sua empresa. É preciso considerar a cultura organizacional da instituição para ver quais vantagens são coerentes no contexto.

Analise os benefícios mais oferecidos no mercado 

Um dos objetivos do programa de benefícios corporativos é fazer a empresa se destacar no mercado em que atua. Portanto, é preciso que ela pesquise quais são as vantagens mais oferecidas dentro do seu setor. 

Consulte o seu financeiro 

Não vale a pena escolher um benefício que a empresa não terá condições de pagar. Por isso, consultar a viabilidade financeira é fundamental antes de realmente apresentar um programa de benefícios corporativos aos colaboradores.

Muitas vezes o valor não é o mais importante, mas sim a valorização da sua equipe. Então, faça esse programa de acordo com as suas condições financeiras e conciliando as necessidades dos colaboradores.

Como implantar benefícios flexíveis na empresa?

Faz parte da gestão de pessoas e do desenvolvimento de uma organização a aplicação de um pacote de benefícios flexíveis, além dos tradicionais/obrigatórios.

Obviamente, esse pacote deve estar ligado ao programa de benefícios que conversamos acima, porém ele precisa de uma atenção especial.

Os benefícios flexíveis exigem maior conhecimento sobre os colaboradores, com análise do perfil comportamental, e da cultura organizacional da empresa.

Isso deve ser feito para que os benefícios oferecidos sejam coerentes com as demandas e desejos dos profissionais, o que proporcionará resultados mais concretos e um investimento mais otimizado.

Em resumo: estude a viabilidade financeira, faça pesquisas com o time e mapeie os perfis comportamentais dos colaboradores. Procure sempre ouvir feedbacks e fique atento ao que está acontecendo no mercado.

Leitura recomendada:

Gestão de Talentos: tudo que você precisa saber para ter sucesso.

O que é gestão de benefícios?

Gestão de benefícios é a forma de planejar e gerenciar ações que visam beneficiar os colaboradores da empresa, com medidas que priorizem as necessidades da equipe e o seu bem-estar. Dessa forma, é possível ter um time mais engajado com as metas e rotinas de trabalho.

Qual é a importância da gestão de benefícios?

Mais do que aumentar o grau de satisfação dos colaboradores, investir na gestão de benefícios é uma ação estratégica do RH

Como vimos, oferecer benefícios corporativos adequados é fundamental na atração dos melhores talentos do mercado e no engajamento. Ainda, uma forma de minimizar o turnover, um indicador muito importante para o setor de RH.

Ademais, é preciso ressaltar que uma equipe satisfeita, motivada e com senso de pertencimento em relação à empresa tende a apresentar muito mais produtividade nas atividades diárias.

Isso permite alcançar melhorias no desempenho geral e no atingimento das metas corporativas.

Conte com a tecnologia

O mundo dos benefícios corporativos é muito extenso e variado, por isso é preciso realizar uma avaliação detalhada sobre seus colaboradores, as demandas e as possibilidades da sua empresa. 

Ainda, é necessário conhecer o perfil dos profissionais, uma medida que vai trazer muitas vantagens se incorporada na inteligência da sua organização, sendo base para tomada de decisões mais acertadas.

Atualmente, existem ferramentas que podem auxiliar nesse processo, como o Profiler, o mapeamento comportamental da Sólides. Por meio dele, é possível realizar a análise dos perfis comportamentais dos colaboradores da empresa e mesmo de candidatos à vagas. 

O uso do Profiler ajuda a compreender as principais ações que fazem sentido para os colaboradores e que poderão trazer mais resultados.

E mais, vale conhecer a ferramenta de Pesquisa de Clima Organizacional, que vai te apoiar no levantamento das demandas e potenciais necessidades ligadas diretamente à gestão de benefícios corporativos.

Contar também com uma plataforma completa para centralizar todas as atividades do RH em um só lugar, vai contribuir para estruturar o setor e suas ações de maneira mais fácil, ágil, organizada e eficiente.

Conheça a plataforma completa de RH da Sólides — tudo que a gestão de pessoas precisa em um só lugar!

Conclusão

Como vimos, é muito importante ter um programa de benefícios corporativos eficiente e coerente com a cultura organizacional e com o perfil dos seus colaboradores para que, de fato, ele gere valor como estratégia de gestão de pessoas. 

Investir na satisfação profissional e pessoal é pensar em benefícios para a sua empresa também. Afinal, o capital humano é o principal ativo de qualquer organização, e a sua valorização é central, também, quando se trata de produtividade e crescimento. Os benefícios corporativos estão aí para somar nesse processo!

Para potencializar o seu aprendizado, preparamos um guia completo para ajudar você a desenvolver ações de engajamento com o time e, assim, aumentar a produtividade e os resultados da sua empresa.

Baixe agora, é grátis: Guia de Engajamento de Colaboradores.

banner para baixar ebook com Guia Completo de Engajamento de Funcionários-Benefícios corporativos
5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments