Banco de talentos: o que é e como ele beneficia o processo seletivo

Tempo de leitura: 5 minutos

Sem tempo para ler sobre banco de talentos? Aperte o play e ouça a narração deste artigo:

Ao preencher seu e-mail você concorda com a Política de Privacidade da Sólides.

O recrutamento é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa, porque impacta diretamente a produtividade, o clima e a cultura organizacional dela. Por isso, é interessante investir em ferramentas que facilitem essa etapa, como o banco de talentos.

Com ele, é possível organizar os currículos dos candidatos com potencial de preencher vagas em aberto e futuras oportunidades. Tudo isso traz mais agilidade para o trabalho do RH.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Pensando nisso, preparamos um conteúdo explicando, com mais detalhes, o que é banco de talentos e quais são os benefícios que ele traz para o processo de recrutamento e seleção. Acompanhe a seguir!

O que é banco de talentos e para que ele serve?

O banco de talentos é uma ferramenta que reúne dados de candidatos que já participaram de processos seletivos na sua empresa. Trata-se de informações sobre formação acadêmica, experiências anteriores, competências, entre outras.

A grande finalidade disso é guardar essas informações para futuras vagas, facilitando a triagem de currículos adequados para o cargo. Portanto, ele permite filtrar os dados dos candidatos de acordo com as competências e os requisitos determinados pelo recrutador.

O banco de talentos também pode incluir informações sobre pessoas já contratadas pela empresa, facilitando a análise de currículos de funcionários para promoções ou processos seletivos internos.

Quais são os benefícios do banco de talentos para o RH?

O banco de talentos oferece vários benefícios para sua empresa. O primeiro deles é a possibilidade de filtrar os currículos por habilidades específicas. Por exemplo, você está com uma vaga aberta para uma pessoa com disponibilidade para viajar constantemente. Com o banco, é possível filtrar os currículos com essa informação e já analisar os candidatos que mais se adequam ao cargo.

Outro benefício é a otimização do processo seletivo. Ao abrir uma nova vaga, analisar cada um dos currículos pode ser um trabalho longo. Com o banco de talentos, essa etapa se torna mais rápida e organizada, economizando tempo e custos.

Aliás, a economia de capital financeiro é outra vantagem dessa ferramenta. Com o processo de recrutamento e seleção automatizado, a empresa poupa dinheiro com a divulgação de vagas. Tendo os dados de candidatos com potencial para a nova vaga, existe a possibilidade de pular essa etapa e já entrar em contato direto com o profissional.

Além disso, já que o banco pode servir para promoções e processos seletivos internos, os treinamentos de regimento não são necessários. De modo geral, o banco de talentos é uma das soluções de RH para otimizar processos e facilitar a rotina de trabalho.

banner para baixar ebook sobre Guia completo do recrutamento e seleção: conceito e técnicas-banco de talentos

Como montar um banco de talentos para a sua empresa?

Agora que você já sabe as vantagens dessa ferramenta, é hora de ver como montar um banco de talentos para sua empresa. Listamos algumas dicas fundamentais para tornar o processo ainda mais prático. Confira:

  1. Conte com um software de gestão de currículos

É essencial ter uma ferramenta digital para ajudar. Afinal, de nada adianta ter uma pasta repleta de currículos em papel ou uma pasta no computador com vários currículos para analisar sem haver uma ferramenta de busca. Por isso, nossa sugestão é implementar um software de gestão de recrutamento e seleção. 

Opte por um que tenha a função de reunir os dados dos candidatos, filtrar as competências e as experiências. Dessa forma, o processo de recrutamento e seleção fica mais organizado e eficaz.

  1. Organize os currículos por categorias

Uma das dicas fundamentais é saber como organizar currículos dentro do banco de talentos. Você pode dividi-los por categorias, reduzindo o tempo na triagem. Uma ideia é defini-las de acordo com as características buscadas pela empresa, como os valores que a organização preza em um candidato ou os requisitos para um determinado cargo.

  1. Mantenha o banco atualizado

As chances de um currículo ficar por um bom tempo no banco são grandes. Por isso, é essencial que a ferramenta tenha as informações dos candidatos sempre atualizadas.

Essa é uma dica fundamental para as organizações que mantêm dados dos funcionários atuais no banco. Já para os candidatos externos, se não houver a possibilidade de atualizar os currículos, uma sugestão é identificá-los com uma data de validade ou a data em que entraram no banco.

  1. Atente-se à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Por fim, é preciso se atentar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Isso porque o banco funciona como uma base de dados com informações pessoais e profissionais de candidatos e funcionários da empresa.

Então, o primeiro passo é saber como funciona a LGPD para RH. De maneira geral, as empresas podem usar esses dados, porém é importante garantir a segurança deles na plataforma, selecionando as pessoas autorizadas a terem acesso. 

Além disso, é fundamental que a empresa comunique aos candidatos como esses dados serão utilizados e por quanto tempo elas ficarão armazenadas. Portanto, na hora de escolher o software para montar o banco, é preciso se atentar à maneira como os dados serão protegidos.

banner para baixar infográfico com Etapas do Processo Seletivo-banco de talentos

Contar com um banco de talentos é facilitar a vida do RH

Depois de conferir todas suas vantagens e como ele funciona, podemos concluir que o banco de talentos otimiza o processo seletivo, filtrando competências dos candidatos e otimizando o processo de eleger recompensas para os colaboradores. É por isso que esse recurso vem crescendo cada vez mais nas organizações.

Além do banco, vale a pena investir em tecnologias para potencializar o capital humano da sua empresa e facilitar o seu trabalho. Uma delas é, justamente, o software de recrutamento online. Conheça e saiba as vantagens de escolher o ideal.

Por falar nisso, você já conhece a Sólides? Somos a maior HR Tech do Brasil e oferecemos, em nossa plataforma completa, diversas soluções para facilitar a vida e o trabalho de RH, especialmente de pequenas e médias empresas. Tudo o que você precisa está em um só lugar, desde a atração até a retenção de talentos. Continue acompanhando nosso blog!

4.8 4 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lenice Fernandes Vieira

Oi … gostei . muito da informação.
Porém quem entra neste banco de talentos?
São aquelas pessoas que não passaram na prova oferecida na primeira etapa?ou que passaram na prova porém no momento não tinha a vaga do perfil.

Thatiany

Tbm gostaria de saber!

Giuliano Sales

Ei, Lenice e Thatiany.
Varia, entretanto, em um processo seletivo, todos os candidatos que não são aprovados ficam dentro do banco de talentos. Afinal, eles podem estar aptos para uma mesma vaga só que em menor nível de senioridade.
Você pode também ficar entre dois ótimos candidatos e optar por um e colocar o outro no banco de talentos para uma futura contratação.

Camila Batista dos Santos

Gostei muito das informações

Giuliano Sales

Que ótimo saber disso, Camila!
Ficamos muito felizes por estarmos conseguindo agradá-la.
Não deixe de conferir nossos conteúdos e assine nossa newsletter.

Abraços.

Gislane Batista Dos santos

Muito boa as informações, to no aguardo de uma oportunidade

Giuliano Sales

Olá, Gislane. Tudo bem?
Agradecemos muito o seu feedback.
Estamos torcendo para o seu sucesso! 🙂

emilly

Interessante a ideia a empresa que trabalho está trabalhando em cima de um projeto, porém eles gorariam de realizar uma “entrevista” com esses possíveis candidatos antes de coloca-los no banco de dados mesmo que não aja uma vaga disponível naquele momento. Eu particularmente não encontrei nada que fale sobre essa possibilidade e também acho que não motiva tanto o candidato a ir à uma entrevista que é só para fins de banco de dados.

Giuliano Sales

Ei, Emily, tudo bem?
Realmente é uma questão diferente das indicações padrões.
Pode ser uma particularidade interessante para testar o engajamento dos candidatos a fim de conseguir encurtar o processo de contratação quando aberto.
Se considerarmos como um teste, é sempre válido, pois ensina sobre cenários futuros.
Continue nos acompanhando.
Abraços.

ANDRESON DIAS CARDOSO

Muito interessante para a motivação de funcionários. ..

Giuliano Sales

Oi, Anderson. Como está?
Agradecemos muito o seu feedback.
A motivação dos colaboradores é muito importante para os resultados e produtividade, né?
Esperamos encontrá-lo em outros conteúdos.
Abraços.

Oi tenho uma dúvida no meu trabalho está tendo processo seletivo no banco de talentos para outros cargos dentro da empresa mais está pedindo experiência na área ou curso queria sabe se posso me arisca e me candidatar para vaga pois a maioria dos meus colegas não tem experiência para a vaga e nem eu, para outros setores que estão oferecendo.

Giuliano Sales

Oi, Gildevane, tudo bem?
Se você não está com as qualificações mínimas para a vaga, seria interessante conversar com o RH sobre a vaga.
Veja o que está sendo procurado para a função, quais são as competências necessárias e se apresente para o setor como uma possibilidade.
Da conversa, você poderá ser incentivado a se inscrever no processo seletivo com mais certeza.

Abraços.

Francisco César Alves dos Santos

Um bom aliado nesse momento tão difícil.

Ei, Francisco, tudo bem?
Realmente o banco de talentos pode ajudar muito em um momento de congelamento de contratações.
É bom para conseguirmos encontrar potenciais colaboradores e pessoas de destaque no mercado.
Continue nos acompanhando.
Abraços.

Meuri

Oi, fiz uma entrevista é passei e encaminharam para fazer os exames só que pediram pra refazer e refiz,agora me colocaram no banco de espera, pq será???

Giuliano Sales

Oi, Meuri, tudo bem?
Isso pode variar conforme a política da empresa.
Em alguns casos, por conta da pandemia, a vaga pode ter sido congelada e estão aguardando para reiniciar o processo.
Ou, a vaga mesma pode ter sido congelada por qualquer outro motivo interno. Geralmente eles encaminham e-mail explicando esse cenário.
Abraços.

Marcel

Olá, estou em um processo de banco de talentos, aí acabei de passar pelo processo de triagem, agora estou aguardando a etapa do RH, e lá diz assim que o RH entrará em contato comigo em breve o que significa isso ???

Giuliano Sales

Ei, Marcel, tudo bem?
Varia conforme cada empresa.
Pode significar que a vaga está pausada por qualquer questão interna e, por isso, estamos aguardando para dar os próximos passos.
Você pode encaminhar um e-mail para a empresa, a fim de tirar essa questão.
Abraços.

Gisele

Oi tudo bem passei no processo seletivo e eles me mandaram um e-mail me parabenizando e me pedindo para esperar a empresa entrar contato para fazer exame medico e levar documentos,mas ja bai fazer 2 meses que me mamdsram e nada.

Eduarda de Assis Sólides

Ei Gisele, tudo bem? Nesse caso, você deve entrar em contato diretamente com a empresa que oferece a vaga. Nós oferecemos a plataforma para divulgação e gestão de vagas, porém quem gerencia é a empresa. Espero ter ajudado. Separei aqui também mais um artigo sobre o tema Atração de Talentos para você potencializar o seu aprendizado. https://blog.solides.com.br/atracao-de-talentos/. Confira!! Qualquer dúvida, estamos à disposição. Ah, e não deixe de se inscrever na RH News (caixinha de inscrição no final do artigo). Assim você recebe novos materiais e artigos em primeira mão e fica por dentro de tudo sobre o universo de… Read more »

Joice Maria

Olá , eu fiz a prova e passei já fiz a entrevista fui entrar na vaga q me candidatei e está no banco de talentos o que significa

Eduarda de Assis Sólides

Ei Joice, tudo bem? O banco de talentos é uma ferramenta que reúne os dados contidos no currículo dos candidatos, como informações sobre formação acadêmica, experiências anteriores, projetos e etc. Então, a empresa em que você se candidatou pegou estas informações para que quando eles precisarem contratar alguém para uma determinada vaga, possa procurar pelo seu currículo de acordo com os requerimentos. Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou a disposição. Ah, e não deixe de se inscrever na RH News (caixinha de inscrição no final do artigo). Assim você recebe novos materiais e artigos em primeira mão e fica por… Read more »

fabiano

gostei e quero essa oportunidade

Giuliano Sales

Ei, Fabiano, tudo bem?
Conheça a nossa plataforma, você poderá conhecer nossas especificidades e benefícios para o RH.
Fale com um dos nossos especialistas: https://www.solides.com.br/fale-com-um-especialista/