Banco de currículos: por que ter e como organizá-lo

Tempo de leitura: 7 minutos

O capital humano ganhou reconhecimento e importância estratégica nos últimos tempos e, assim, o mundo corporativo passou a adotar novas práticas relacionadas à gestão de pessoas, principalmente no sentido de atrair e reter talentos, tal como o banco de currículos.

Nesse contexto, os processos de recrutamento e seleção também se tornaram mecanismos essenciais para a formação de equipes de alta performance e, consequentemente, para o crescimento e sucesso dos negócios.

Mas processos seletivos assertivos dependem muito de um bom banco de currículos, estruturado e organizado para facilitar e agilizar a busca por profissionais capacitados e com perfil alinhado aos valores e cultura da empresa.

Leia este post e conheça algumas dicas de como gerenciar um banco de currículos, estabelecendo um grande diferencial competitivo com ferramentas que garantem agilidade de análise, objetividade, praticidade e efetividade.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Afinal, o que é um banco de currículos?

Trata-se do armazenamento de informações e referências de possíveis candidatos para uma vaga. Normalmente, é feito de forma digital, o que gera uma maior facilidade em acesso e controle de dados. 

Antigamente, as empresas armazenavam os currículos em arquivos físicos, ou seja, impressos, mas com a revolução de equipamentos tecnológicos, hoje, é comum esse banco de dados ser digital, com o uso de plataformas on-line.

Como montar um banco de currículos? 

Ter um banco de currículos dentro da empresa traz diversos benefícios para o RH, já que com os dados armazenados e disponíveis a qualquer momento, é possível ter sempre acesso aos melhores talentos para uma vaga recém-aberta. 

A base de dados impacta diretamente durante um processo seletivo, uma vez que a captação de candidatos pode ser uma das fases mais demoradas da seleção — dependendo da vaga pode demorar meses. Com o auxílio de um banco de currículos é possível deixar o procedimento mais rápido, objetivo e eficiente.

Contudo, é importante lembrar que para ser um sucesso é essencial que esse banco de dados seja organizado e de fácil acesso.

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Padronização do banco de currículos

É preciso definir uma única forma de armazenar os currículos recebidos. Os meios eletrônicos apresentam uma série de vantagens, eliminando a necessidade de arquivos físicos e permitindo uma busca mais rápida.

Logo, é necessário atentar para uma correta nomenclatura dos arquivos, de modo que as pesquisas sejam mais produtivas. Agora, quando o currículo estiver impresso, é importante digitalizar o documento e armazenar com os demais.

Ainda, uma alternativa mais eficiente é o cadastro do currículo diretamente pelo site, por meio de um formulário padronizado, que possibilita diversos filtros. Trata-se de um recurso muito interessante, normalmente atrelado a um software de RH, que permite a extração de relatórios, listas de candidatos potenciais, além de realizar pesquisas mais detalhadas.

Outro fator que pesa a favor desse tipo de cadastro, é a obrigatoriedade do preenchimento de campos indispensáveis pelo candidato. Dessa maneira, evita-se currículos defasados, com informações vagas ou ambíguas.

Atualização do banco de currículos

Para os recrutadores, é interessante ter sempre um grande número de currículos cadastrados, por isso, é preciso investir na divulgação da imagem, identidade e reputação da empresa, já que isso favorece o interesse de candidatos e, assim, o registro de novos talentos.

Além disso, é importante realizar o armazenamento por ordem cronológica, descartando inclusive, documentos muito antigos, pois a probabilidade de estarem com as informações desatualizadas e incompletas é maior. Sendo assim, realizar uma varredura periódica para identificar duplicidades também é uma iniciativa interessante.

Criação de categorias

Para facilitar as pesquisas, é preciso separar os currículos por categoria — até mesmo por subcategorias — considerando alguns aspectos, como ramo de atuação, conhecimentos técnicos e especializações, competências específicas, experiências anteriores e senioridade.

Para tanto, é fundamental criar um espaço devidamente estruturado, com subdivisões e desdobramentos. No caso de sistemas de cadastro pelo site, os filtros devem contemplar todas essas separações, colaborando para um gerenciamento mais ágil do banco de currículos.

Realização de backups

A realização de backups é essencial para a segurança e manutenção de todos os arquivos digitais, logo, o banco de currículos também deve estar incluído nesse planejamento corporativo. Assim, cria-se um procedimento para evitar a perda de dados importantes e de profissionais talentosos para a empresa. Além da necessidade de retrabalho. 

Criação de um banco de talentos

Durante os processos seletivos, vários candidatos são avaliados para a escolha de apenas um ou de poucos. Os profissionais passam por uma identificação de perfil, entrevistas, testes, dinâmicas e é possível identificar outros talentos que podem ser considerados em oportunidades futuras.

Sendo assim, forme também um banco de talentos, segregando os currículos já analisados e com grande potencial. Vale reforçar que um banco de currículos bem organizado é fundamental para a empresa não perder boas contratações.

Um banco de talentos reúne informações detalhadas de candidatos a uma vaga, isso inclui a localização, telefone e características profissionais. A seguir, veja as dicas que separamos:

  • separe os melhores currículos de seleções anteriores e coloque em destaque na base de dados: isso facilita o trabalho na hora de procurar novos talentos;
  • tenha um software como aliado: isso é importante para a fazer a triagem de currículos, bem como responder e-mails, agendar entrevistas ou manter qualquer outro tipo de contato com os candidatos;
  • mantenha o banco de dados sempre atualizado: é interessante ter uma quantidade significativa de currículos cadastrados. Mas o recomendável é realizar esse armazenamento por ordem cronológica, sempre desconsiderando os currículos mais antigos;
  • confira as redes sociais: a empresa deve sempre estar onde os candidatos estão. A procura de oportunidades pela internet se popularizou muito nos últimos anos, logo, é importante utilizar isso como ferramenta para captar talentos e divulgar oportunidades. Ainda, não se esqueça de dar uma olhada nas redes sociais dos colaboradores, uma vez que eles têm contato com outros profissionais que podem agregar a empresa;
  • organize os currículos: é preciso fazer essa organização para agilizar a procura durante um processo seletivo. Caso necessário, faça subcategorias. Isso inclui separar candidatos por nível de escolaridade, conhecimentos técnicos, qualidades, competências e experiências anteriores;
  • frequentemente, faça backup do arquivo e certifique-se de que os dados estão guardados em local seguro: é importante fazer a cópia dos dados para que, em caso de algum imprevisto, seja facilmente possível recuperar as informações. Quando o backup demora a ser feito pode levar embora meses de organização, além de gastar tempo até criar um novo banco de currículos. 

Muitas organizações utilizam esse mesmo conceito para profissionais que já fazem parte de seu quadro de colaboradores, construindo um banco de talentos internos, necessário para a escolha de promoções, novas oportunidades e também para compor o plano de sucessão corporativo.

O banco de currículos, portanto, pode otimizar os processos de seleção. Assim, não há perdas de candidatos, mesmo após o fechamento de uma vaga, facilitando o futuro contato em outra oportunidade. 

Agora que você entendeu mais sobre o banco de currículos, aproveite a sua visita para conhecer mais sobre a metodologia DISC, uma ferramenta essencial para aprimorar os processos de RH.


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