O capital humano ganhou reconhecimento e importância estratégica nos últimos tempos e, assim, o mundo corporativo passou a adotar novas práticas relacionadas à gestão de pessoas, principalmente no sentido de atrair e reter talentos, tal como o banco de currículos. Nesse contexto, os processos de recrutamento e seleção também se tornaram mecanismos essenciais para a formação de equipes de alta performance e, consequentemente, para o crescimento e sucesso dos negócios. Mas processos seletivos assertivos dependem muito de um bom banco de currículos, estruturado e organizado para facilitar e agilizar a busca por profissionais capacitados e com perfil alinhado aos valores e cultura da empresa. Leia este post e conheça algumas dicas de como gerenciar um banco de currículos, estabelecendo um grande diferencial competitivo com ferramentas que garantem agilidade de análise, objetividade, praticidade e efetividade.
Afinal, o que é um banco de currículos?
Trata-se do armazenamento de informações e referências de possíveis candidatos para uma vaga. Normalmente, é feito de forma digital, o que gera uma maior facilidade em acesso e controle de dados. Antigamente, as empresas armazenavam os currículos em arquivos físicos, ou seja, impressos, mas com a revolução de equipamentos tecnológicos, hoje, é comum esse banco de dados ser digital, com o uso de plataformas on-line.Como montar um banco de currículos?
Ter um banco de currículos dentro da empresa traz diversos benefícios para o RH, já que com os dados armazenados e disponíveis a qualquer momento, é possível ter sempre acesso aos melhores talentos para uma vaga recém-aberta. A base de dados impacta diretamente durante um processo seletivo, uma vez que a captação de candidatos pode ser uma das fases mais demoradas da seleção — dependendo da vaga pode demorar meses. Com o auxílio de um banco de currículos é possível deixar o procedimento mais rápido, objetivo e eficiente. Contudo, é importante lembrar que para ser um sucesso é essencial que esse banco de dados seja organizado e de fácil acesso.Padronização do banco de currículos
É preciso definir uma única forma de armazenar os currículos recebidos. Os meios eletrônicos apresentam uma série de vantagens, eliminando a necessidade de arquivos físicos e permitindo uma busca mais rápida. Logo, é necessário atentar para uma correta nomenclatura dos arquivos, de modo que as pesquisas sejam mais produtivas. Agora, quando o currículo estiver impresso, é importante digitalizar o documento e armazenar com os demais. Ainda, uma alternativa mais eficiente é o cadastro do currículo diretamente pelo site, por meio de um formulário padronizado, que possibilita diversos filtros. Trata-se de um recurso muito interessante, normalmente atrelado a um software de RH, que permite a extração de relatórios, listas de candidatos potenciais, além de realizar pesquisas mais detalhadas. Outro fator que pesa a favor desse tipo de cadastro, é a obrigatoriedade do preenchimento de campos indispensáveis pelo candidato. Dessa maneira, evita-se currículos defasados, com informações vagas ou ambíguas.Atualização do banco de currículos
Para os recrutadores, é interessante ter sempre um grande número de currículos cadastrados, por isso, é preciso investir na divulgação da imagem, identidade e reputação da empresa, já que isso favorece o interesse de candidatos e, assim, o registro de novos talentos. Além disso, é importante realizar o armazenamento por ordem cronológica, descartando inclusive, documentos muito antigos, pois a probabilidade de estarem com as informações desatualizadas e incompletas é maior. Sendo assim, realizar uma varredura periódica para identificar duplicidades também é uma iniciativa interessante.Criação de categorias
Para facilitar as pesquisas, é preciso separar os currículos por categoria — até mesmo por subcategorias — considerando alguns aspectos, como ramo de atuação, conhecimentos técnicos e especializações, competências específicas, experiências anteriores e senioridade. Para tanto, é fundamental criar um espaço devidamente estruturado, com subdivisões e desdobramentos. No caso de sistemas de cadastro pelo site, os filtros devem contemplar todas essas separações, colaborando para um gerenciamento mais ágil do banco de currículos.Realização de backups
A realização de backups é essencial para a segurança e manutenção de todos os arquivos digitais, logo, o banco de currículos também deve estar incluído nesse planejamento corporativo. Assim, cria-se um procedimento para evitar a perda de dados importantes e de profissionais talentosos para a empresa. Além da necessidade de retrabalho.Criação de um banco de talentos
Durante os processos seletivos, vários candidatos são avaliados para a escolha de apenas um ou de poucos. Os profissionais passam por uma identificação de perfil, entrevistas, testes, dinâmicas e é possível identificar outros talentos que podem ser considerados em oportunidades futuras. Sendo assim, forme também um banco de talentos, segregando os currículos já analisados e com grande potencial. Vale reforçar que um banco de currículos bem organizado é fundamental para a empresa não perder boas contratações. Um banco de talentos reúne informações detalhadas de candidatos a uma vaga, isso inclui a localização, telefone e características profissionais. A seguir, veja as dicas que separamos:- separe os melhores currículos de seleções anteriores e coloque em destaque na base de dados: isso facilita o trabalho na hora de procurar novos talentos;
- tenha um software como aliado: isso é importante para a fazer a triagem de currículos, bem como responder e-mails, agendar entrevistas ou manter qualquer outro tipo de contato com os candidatos;
- mantenha o banco de dados sempre atualizado: é interessante ter uma quantidade significativa de currículos cadastrados. Mas o recomendável é realizar esse armazenamento por ordem cronológica, sempre desconsiderando os currículos mais antigos;
- confira as redes sociais: a empresa deve sempre estar onde os candidatos estão. A procura de oportunidades pela internet se popularizou muito nos últimos anos, logo, é importante utilizar isso como ferramenta para captar talentos e divulgar oportunidades. Ainda, não se esqueça de dar uma olhada nas redes sociais dos colaboradores, uma vez que eles têm contato com outros profissionais que podem agregar a empresa;
- organize os currículos: é preciso fazer essa organização para agilizar a procura durante um processo seletivo. Caso necessário, faça subcategorias. Isso inclui separar candidatos por nível de escolaridade, conhecimentos técnicos, qualidades, competências e experiências anteriores;
- frequentemente, faça backup do arquivo e certifique-se de que os dados estão guardados em local seguro: é importante fazer a cópia dos dados para que, em caso de algum imprevisto, seja facilmente possível recuperar as informações. Quando o backup demora a ser feito pode levar embora meses de organização, além de gastar tempo até criar um novo banco de currículos.