O que é Avaliação de Performance e como fazer na sua empresa

Tempo de leitura: 9 minutos

Com certeza, você que trabalha no RH já ouviu falar em avaliação de performance.  Ela é um método adotado por várias organizações para realizar a medição dos seus processos. Ou seja, onde erram e acertam, visando buscar melhorias no desempenho de um time.

Essa avaliação deve ser realizada periodicamente. Afinal, somente com os resultados mostrados de tempos em tempos é que um gestor saberá como poderá melhorar o desenvolvimento da sua equipe. E, caso ocorram falhas, corrigi-las. 

Vários métodos podem ser colocados em prática durante o processo de avaliação de performance. Para te ajudar a compreender melhor o tema, montamos esse material com todas as informações que você precisa. Continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto. 

O que é Avaliação de Performance?

A avaliação de performance é uma ferramenta usada pelo RH para analisar o desempenho de um profissional ou de uma equipe. Portanto, é algo que pode servir para avaliação individual ou em grupo.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Por meio dessa avaliação é possível analisar as competências técnicas e comportamentais de um colaborador. Dessa forma, pode-se ver se essas competências estão de acordo com a cultura da organização e do que é esperado para atingir os resultados. 

Mas lembramos que a avaliação de performance deve ser realizada periodicamente para analisar um determinado período. Afinal, somente assim será possível acompanhar a evolução de um profissional ou de todo o time.

Qual a diferença entre avaliação de performance e avaliação de desempenho?

Há quem pense que as duas avaliações são a mesma, mas não. Podem ser complementares, porém, avaliam pontos distintos. 

A avaliação de desempenho considera o desempenho de cada colaborador. Ou seja, de forma individual. Portanto, avalia o conjunto de comportamentos que o profissional precisa ter para alcançar uma meta ou realizar suas demandas. 

Por exemplo, um profissional de marketing para cumprir seus objetivos e alcançar suas metas precisa de várias competências que são essenciais em sua função. Ele deve conhecer o produto, transmitir bem sua mensagem, ter uma boa comunicação, criatividade e outros.

Portanto, entende-se que o desempenho é o conjunto de comportamentos necessários que um colaborador precisa para alcançar seu objetivo principal. 

Porém, ele também precisa ter uma boa performance, que é o meio que o profissional usa para entregar suas metas e resultados. Performance é a forma como essas ações são executadas. Então, a avaliação de performance analisa a desenvoltura do profissional, os seus resultados, mas pode ser de toda a equipe também. 

Resumidamente, a avaliação de desempenho verifica o comportamento e desempenho do profissional perante suas metas. Mas a avaliação de performance analisa os resultados que ele entrega. 

Por que deve-se fazer a avaliação de performance?

Como você viu, há diferenças entre a avaliação de performance e a de desempenho. Portanto, é importante que uma empresa aplique as duas análises. 

A avaliação de performance vai medir os resultados dos seus colaboradores, de forma individual ou coletiva. Essa verificação dará ao time de RH uma visão totalmente detalhada sobre os pontos fortes e fracos de cada profissional.

Sendo assim, esses dados darão a empresa um poder maior de tomada de decisões, sendo mais efetiva. Dessa forma, é possível encontrar caminhos em soluções para aperfeiçoar a qualidade de trabalho de todo o time.

É uma forma também de motivar e engajar todos os profissionais, reter talentos e, ainda, identificar os pontos fortes e fracos da liderança. 

Retenção de talentos

Exemplos de Avaliação de Performance

Agora que você já compreendeu o que é uma avaliação de performance, vamos te apresentar os tipos existentes. Confira:

Avaliação de Desempenho

Como dissemos, a avaliação de desempenho é complementar ao de performance. Portanto, pode ser um bom iniciar sua avaliação por ela.

Aqui você vai analisar as competências e habilidades de cada profissional, até mesmo seus pontos que precisam ser melhorados. Por meio desses dados, o RH pode ver os motivos de alguns resultados não serem alcançados com a eficiência esperada. 

Matriz Nine Box

A ferramenta da Matriz Nine Box classifica os profissionais dentro de nove caixas distintas. Por meio de um gráfico, que deve ser formado pelo eixo desempenho x horizontal (entregas atuais) e eixo y (potencial de crescimento futuro). Dessa forma, é possível cruzar as competências comportamentais com os resultados e entregas, dando uma visão completa ao avaliador e dados concretos. 

Quando esse tipo de análise é colocado em prática, muitas empresas também fazem um planejamento de sucessão. Ou seja, para quem está apto para ser um gestor, por exemplo.

Afinal, a observação da Matriz Nine Box possibilita ao avaliador ver quem são os profissionais mais preparados, que podem ser promovidos futuramente. 

OKRs

Os OKRs são objetivos interligados de uma organização e que podem ser atingidos de forma coletiva ou não. Essa técnica divide as metas em resultados-chave, para serem calculados e acompanhados. 

Esse é o melhor exemplo de avaliação de performance, justamente por causa da sua metodologia. 

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Passo a passo para fazer uma avaliação de performance 

Preparamos um passo a passo para você montar uma avaliação de performance em sua empresa. Veja:

Faça um planejamento 

Uma estratégia sempre precisa ser muito bem planejada. Em caso de avaliações, elas também necessitam dessa organização prévia. 

Como vimos, há vários modos de avaliação de performance e, portanto, metodologias diferentes. As mais usadas são:

  • Avaliação 720 graus;
  • Avaliação 360 graus;
  • Avaliação por competências;
  • Avaliação por objetivos.

Dentro do seu planejamento, determine a periodicidade dessa análise. Ou seja, ela será mensal, semanal, semestral ou anual? Essa informação é muito importante.

Porém, ressaltamos que o ideal é que a avaliação de performance não seja realizada em períodos distantes para acompanhar melhor o processo evolutivo.

Metas e objetivos claros

Antes de avaliar um colaborador ou um time, é preciso ter a clareza do que a empresa espera desse ou desses profissionais. Afinal, sem isso definido não há como realizar nenhum tipo de avaliação.

Portanto, para ter sucesso nesse procedimento é imprescindível que as metas e objetivos sejam muito bem definidos. Isso do ponto de vista macro do negócio e em relação ao esperado de cada departamento. Além disso, é importante que os colaboradores sejam informados sobre esses pontos. 

Métricas de avaliação bem definidas

Quais serão as métricas que irão quantificar e qualificar a performance do seu colaborador? Alguns indicadores que você pode usar são:

  • Produtividade;
  • Pontualidade;
  • Assiduidade;
  • Cumprimento de prazos;
  • Metas atingidas;
  • Absenteísmo.

Mensuração de resultados

Depois de todos os dados coletados, é hora de fazer a avaliação. Afinal, esse monte de informações precisam ser transformadas em ações e estratégias para desenvolver todo o seu time. Então, cuidado nessa hora e analise todos os pontos.

Veja se um determinado ponto houve respostas semelhantes. Por exemplo, se uma performance foi baixa demais para todos os colaboradores, o problema pode ser interno e não individual. Pode ser falta de comunicação ou ruídos nas mensagens na hora de transmitir um treinamento. 

Forneça feedbacks aos seus colaboradores

Fomentar a cultura de feedbacks dentro de uma empresa é essencial para vários aspectos. Ao final de uma avaliação de performance o feedback é fundamental. Afinal, isso vai ajudar o colaborador ou o time a compreender melhor os pontos que precisam ser aperfeiçoados, bem como os que são efetivos. 

Portanto, quanto melhor e mais clara for a comunicação, mais eficiente será o trabalho de todos os profissionais. Por isso, o feedback deve ser aplicado a todo o momento, para melhorar a relação entre gestor e colaborador. 

Conheça os seus colaboradores

Outro ponto importante para realizar uma boa avaliação de performance é o gestor conhecer bem os seus colaboradores. Uma boa solução para conhecer de perto o profissional é realizar a análise do perfil comportamental, pois vai te mostrar os pontos fortes e a desenvolver do colaborador.

Além disso, ter um mapeamento comportamental do seu colaborador em mãos dará a você uma melhor compreensão sobre as dificuldades que ele possui. É uma forma de motivá-lo a melhorar esses pontos, com treinamentos específicos, por exemplo. Isso fará também a relação entre gestor e colaborador ser ainda melhor.

Afinal, é uma forma dele enxergar que a empresa o respeita e quer investir nele, fazendo com que ele supere suas dificuldades e potencialize seus pontos fortes, sendo possível, assim, a gestão comportamental.

ebook mapeamento comportamental com a sólides

Qual o papel das tecnologias na avaliação de performance?

Há ainda quem use formulários de papel, planilhas de Excel e outros processos manuais. Mas a tecnologia está aí para te ajudar a otimizar suas tarefas! Então, contar com elas para automatizar a avaliação de performance é dar um passo rumo a maior eficiência. Afinal, suas informações serão bem mais precisas. 

Contar com a tecnologia deixa a sua tomada de decisão mais inteligente, pois a sua base de dados será mais concreta e confiável. Além disso, o uso de ferramentas digitais possibilita você a monitorar o desempenho dos profissionais em tempo real. Incrível, não é mesmo?

Portanto, conte com softwares que ajudem a automatizar os processos da sua empresa, inclusive a avaliação de performance. Dessa maneira, o líder consegue resolver problemas com mais eficiência e elevar a qualidade do trabalho, de forma individual e em equipe.

Viu como realizar a avaliação de performance é importante para a sua empresa? Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre esse processo? Para você aprender ainda mais, preparamos um super e-book sobre um item complementar e essencial: a Avaliação de Desempenho!

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