Como fazer avaliação de desempenho utilizando o Solides Gestão?

Tempo de leitura: 3 minutos

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho sendo utilizadas no mercado. Autoavaliação, Avaliação pelo superior imediato, Avaliação 360… São várias as possibilidades e tentativas. O mais importante, no entanto, é ter a consciência da importância de uma avaliação de desempenho de qualidade dentro de uma gestão de pessoas estratégica e eficiente.

Essa demanda pela modernização e assertividade das avaliações de desempenho veio junto com a valorização do capital humano das empresas ao longo dos anos. Por esse motivo, muitos modelos de avaliação bastante conhecidos já estão ficando obsoletos, como é o caso da avaliação 360, por exemplo.

Dentro do Solides Gestão, existe uma aba dedicada exclusivamente às avaliações de desempenho internas. Entretanto, a avaliação de desempenho que o software possui não pode ser classificada em um tipo específico, uma vez que foi um modelo criado pela Solides.

Como fazer minha primeira avaliação de desempenho dentro do Solides Gestão?

O primeiro passo é encontrar a opção “Avaliação de desempenho” no menu do software à esquerda, clicar, e escolher a opção “Avaliação”.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

1

Após clicar em avaliação, você será direcionado para uma área dentro da ferramenta onde você deve escolher o departamento dos colaboradores que deseja avaliar.

avaliação de desempenho 2

Selecione o departamento desejado e clique no botão “Selecionar” para ser redirecionado para a o início da avaliação de desempenho.

avaliação de desempenho 3

Nesse momento, você poderá avaliar cada colaborador de acordo com os critérios existentes. Como você pode ver acima, os critérios são: relacionamento interpessoal, engajamento com a empresa, entrega de resultados, produtividade e, por fim, preparo e qualificação.

Esses critérios devem ser avaliados pelos respectivos líderes de cada setor em uma escala de 0 a 5 estrelas. Além disso, também é possível escrever observações sobre cada colaborador. Essas observações servem para deixar registrados certos pontos relevantes que os líderes acham importante ressaltar.

Quando a avaliação de todos os colaboradores do setor escolhido for realizada, o software retorna para a página inicial de avaliação, onde você poderá escolher outro setor para ser avaliado.

Como consultar o histórico de desempenho de cada colaborador?

Para analisar como cada colaborador progrediu ao longo do tempo, o Profiler Gestão possui também a opção de Consulta. Nessa aba, é possível visualizar o histórico de avaliações de desempenho que já foram realizadas com cada colaborador, separando-os por setor.

2

Após selecionar o departamento de atuação e o nome do colaborador, você cairá em um gráfico parecido com este:

3

O gráfico é uma ótima ferramenta para que o progresso de cada colaborador possa ser acompanhado de perto. As linhas são separadas por cor de acordo com os tópicos que foram avaliados e, ao passar o mouse nos pontos de destaque, é possível visualizar a nota dada para aquele tópico e a data de realização.

Além disso, também existe a opção de fazer essa análise por tópicos separados, de forma que o gráfico só mostre a linha do tópico do seu interesse. Para isso, basta clicar em cima da legenda de cada tópico e a linha irá desaparecer do gráfico.

Se você quiser conhecer mais sobre o Solides Gestão e se inserir no mercado moderno da gestão de pessoas, faça um teste do software agora mesmo! É grátis por 14 dias!

resultados-cta-blog


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of