Avaliação de desempenho por competências: o que é e como funciona?

Tempo de leitura: 6 minutos

Com as constantes evoluções no recrutamento e seleção e seus processos, surgem novas técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas para avaliar o desenvolvimento de um colaborador dentro da empresa. Dentre elas, existe a avaliação de desempenho por competências, que é uma grande aliada para manter uma constância de feedback, focando no crescimento do profissional dentro da empresa.

Se você ainda não sabe muito bem o que é e como funciona essa técnica tão amada por profissionais de RH, aqui é o lugar para você aprender sobre ela. Continue a leitura deste post!

O que é a avaliação de desempenho por competências?

O primeiro passo para começar a aplicar essa ferramenta, é saber o que ela é na prática. A avaliação de desempenho por competências consiste em analisar os colaboradores da empresa de maneira técnica e comportamental, considerando além dos resultados, as suas competências, as soft skills e as hard skills

Por meio de aplicação de metodologias de análise específicas, a equipe da área de RH, Gente e Gestão ou semelhantes, consegue adquirir informações que permitirão mensurar o grau de desempenho de um colaborador em um determinado período de tempo e suas competências.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Além disso, também é possível identificar no profissional quais os pontos fortes e os que devem ser desenvolvidos para exercer tal função. Para tanto, existem quatro tipos principais de competências que são analisadas nesse processo: 

  1. Competências de liderança: que ditam a aptidão do colaborador em liderar, seja de pessoas, projetos, equipes ou uma empresa;
  2. Competências técnicas: referente a todo o conhecimento que o colaborador tem para realizar a sua função e as atividades relacionadas ao seu cargo de maneira competente, eficaz e direta. Assim, quanto mais conhecimento específico da área, melhor. Essa competência está bem ligada às hard skills que um colaborador pode vir a ter;
  3. Competências comportamentais: tudo aquilo que o colaborador demonstra em seu trabalho. A maneira que ele se porta diante de diferentes situações e no dia a dia. Aqui, temos duas atitudes: crenças e personalidade. As competências comportamentais estão ligadas às soft skills de um colaborador e elas devem estar bem alinhadas com a cultura organizacional da empresa na qual ele está inserido;
  4. Competências organizacionais: por fim, mas jamais menos importante, as competências organizacionais de um colaborador são todas aquelas que ele deve desenvolver para poder realizar as tarefas referentes ao seu cargo da melhor maneira possível. Aqui, consideram-se competências como dinamicidade e atenção. 

Por fim, apesar das competências citadas serem algumas das principais, é de extrema importância entender que não são as únicas avaliadas em um processo. 

Como funciona essa avaliação?

A avaliação de desempenho por competências pode funcionar de três maneiras diferentes. Vamos falar um pouco sobre elas.

Avaliação 45°

Nesse formato de avaliação o colaborador avaliado não tem participação. Durante o processo, ele é avaliado por um superior na hierarquia de cargos e o desempenho individual do colaborador é avaliado em um determinado período de tempo.

Avaliação 90°

A avaliação de 90° ocorre igual a de 45° – com avaliação individual de competência pelo líder do avaliado – e também conta com uma avaliação do próprio colaborador em questão.

O colaborador dá notas para o seu desempenho em certas categorias e essas notas são comparadas com as notas do superior, chegando a uma média e em um acordo.

Avaliação 360°

Já na avaliação de 360°, vários níveis e vertentes de uma empresa participam. Além do avaliado e seu líder, participam também os colegas de equipe, gerentes, outros líderes, fornecedores e até mesmo clientes.

Juntando todas as opiniões e avaliações, é possível adquirir uma visão mais ampla do desempenho do colaborador, apontando com eficácia os seus pontos fracos e pontos fortes.

O processo de avaliação por desempenho requer bastante atenção e tato com todos os colaboradores, sendo feitas análises valiosas, contemplando a gama de conhecimento e contribuição que cada colaborador com o crescimento da empresa.

Banner_Gestao_competencias

Por que aplicar a Avaliação de desempenho por competências?

A avaliação de desempenho por competências pode trazer inúmeras vantagens para a sua empresa, chegando até a uma redução significativa de custos com processos de recrutamento e seleção. Acompanhe!

Benefícios para a empresa

Os benefícios que essa ferramenta pode trazer para as empresas são os que mais brilham aos olhos dos profissionais da área, responsáveis por aplicar os processos:

  • a redução do turnover passa a ser visível, uma vez que os colaboradores selecionados estão mais alinhados e de acordo com as expectativas da empresa e dos coordenadores de área;
  • as equipes formadas por meio da avaliação de desempenho por competências é de alta performance e contribuem diretamente para o alcance de metas e objetivos gerais da empresa;
  • uma comunicação mais efetiva e direta entre colaboradores e seus líderes, abrindo uma via de diálogo mútua, levando um clima satisfatório para a equipe e a empresa;
  • processos mais certeiros e atrativos, garantindo maior assertividade para o setor de RH.

Quais os benefícios da Avaliação de desempenho por competências para o colaborador?

A satisfação do colaborador também é visada em processos que contam com a avaliação de desempenho por competências. Nesse sentido, podemos observar que:

  • os colaboradores ficam cientes, desde o início, das expectativas e o que é esperado dele para o cargo em questão, dentro da empresa;
  • por meio do processo, a chance de crescimento e de ter um plano de carreira na empresa é cada vez maior e mais alcançável;
  • todo o desenvolvimento do colaborador junto da empresa é documentado para que seja possível consultar essas informações, gerando insights que possibilitam melhorias em suas habilidades;
  • o recebimento de feedback constante faz com que ele se sinta confortável em sua equipe e posição, o tornando mais produtivo em sua função.

Se o conteúdo foi útil, você ficou interessado no assunto e deseja aprofundar ainda mais no tópico sobre avaliação de desempenho por competências, basta acessar o nosso Guia Completo de Avaliação de Desempenho para saber mais dessa ferramenta aplicada nas empresa e que vem trazendo os melhores e mais aprimorados resultados.

4.5 2 votes
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Manuel Pinto

Simplesmente fabuloso!