Entenda agora a avaliação de desempenho 180 graus

Tempo de leitura: 6 minutos

A avaliação 180 graus é uma das ferramentas mais importantes para a análise do desempenho de colaboradores e gestores de uma empresa. Por meio dela, é possível identificar os pontos mais fortes da organização, bem como os que demandam algum tipo de melhoria.

Quer entender o que é e como funciona a avaliação de desempenho 180 graus? Neste artigo, vamos falar sobre o método, suas principais vantagens e desvantagens e como aplicá-lo de forma mais eficaz. Ao final, ainda saberemos o que o RH deve fazer com os resultados obtidos. Confira!

O que é avaliação de desempenho 180 graus?

Trata-se de um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas empresas. Ainda, consiste na troca de feedbacks entre os colaboradores e seus gestores imediatos, de forma individual e bastante aberta. 

Entenda melhor como se dá a dinâmica desse método no tópico a seguir.

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Dinâmica da avaliação 180 graus

A dinâmica da avaliação de desempenho 180 graus é muito simples. Um questionário sobre o desempenho profissional é aplicado aos líderes e aos liderados. Nele, eles devem informar suas impressões sobre a pessoa avaliada, ou seja, cada colaborador avalia seu gestor imediato e cada gestor avalia o seu time. 

Importância de realizar uma avaliação de desempenho

Toda empresa precisa saber se os seus colaboradores, sejam eles gestores ou não, estão apresentando bons resultados. Nesse sentido, a avaliação de desempenho cumpre esse papel, apontando quais são as pessoas que precisam de uma atenção maior, seja para a correção de desvios, seja para o desenvolvimento de pontos fortes.

Maiores desafios para a implementação

Por se tratar de uma metodologia baseada no feedback, o primeiro grande desafio é fortalecer essa cultura na empresa para que as respostas dos questionários reflitam a realidade. Assim, é fundamental que tanto os líderes quanto seus liderados se sintam à vontade para fazer uma avaliação sincera e honesta.

Em seguida, é importante contar com a adesão de todos para que o método seja bem-sucedido. Logo, o RH deve transmitir a relevância e a seriedade da avaliação de forma que os colaboradores compreendam seu papel e o quanto têm a ganhar participando de forma efetiva da fase de coleta dos feedbacks.

Quais são as principais vantagens e desvantagens?

Na avaliação de desempenho 180 graus, vantagens e desvantagens podem ser percebidas, como acontece em qualquer tipo de método. Confira as principais, a seguir.

Vantagens da avaliação 180 graus

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • informações mais precisas sobre o desempenho de cada um;
  • análise dos pontos fortes e fracos da gestão;
  • identificação de talentos dentro das equipes.

Desvantagens da avaliação 180 graus

Como desvantagens, podemos destacar:

  • possibilidade de avaliações parciais, que envolvam questões pessoais entre os envolvidos;
  • falta de uma visão mais abrangente sobre cada colaborador e suas relações com os demais;
  • necessidade da adesão de todos para que o método seja efetivo.
banner Como fazer avaliação de desempenho com a Sólides

Como aplicar uma avaliação 180 graus na empresa?

A aplicação de uma avaliação 180 graus deve começar muito antes da entrega dos questionários. Veja como ter um processo mais eficiente seguindo os passos abaixo.

Prepare e engaje colaboradores e gestores

Antes de implementar uma avaliação de desempenho, seja qual ela for, é fundamental que colaboradores e gestores estejam devidamente preparados. O ideal é criar uma espécie de “campanha de lançamento”, na qual o processo de avaliação seja explicado e as pessoas estejam engajadas a participar.

Estabeleça um cronograma de avaliações

Outro ponto importante a ser feito antes da aplicação dos questionários é estabelecer um cronograma completo do processo e que esteja acessível a todos. Logo, colaboradores e seus líderes devem estar a par dos prazos e periodicidades de avaliação para se prepararem adequadamente para a participação. Isso ajuda a dar mais tranquilidade e aumentar a adesão dos profissionais.

Escolha as perguntas certas

Mais importante do que obter respostas, é preciso ponderar as perguntas que serão feitas, afinal, são elas que determinarão o nível de análise que se conseguirá alcançar com a avaliação de desempenho. Por isso, pense de forma estratégica, escolha perguntas que ajudarão a compreender o cenário atual da empresa e, acima de tudo, que identifiquem pontos de melhoria a serem desenvolvidos.

BAnner_Aumentar_Resultados_Com_Perfil_Comportamental

Faça a coleta dos feedbacks

Depois de todo terreno preparado, é hora de liberar os questionários e coletar os feedbacks. O ideal é contar com um software específico, que traga perguntas relevantes e realize análises mais completas, mas, caso esteja começando e sua empresa seja pequena, é possível fazer essa parte manualmente, via planilha. 

Forneça as devolutivas

Após obter os questionários respondidos, não se esqueça de reservar um momento para fazer as devolutivas, tanto com os colaboradores quanto com os gestores. É com base nesses dados que cada um poderá definir seus próximos passos dentro da organização e entender quais pontos serão desenvolvidos dali em diante. A evolução dos profissionais — e da empresa como um todo — depende disso.

O que fazer a partir da avaliação?

Uma avaliação dessa natureza gera insumos altamente relevantes para o time de RH. Com base nos resultados, o setor pode desenhar a estratégia de treinamento e desenvolvimento dos profissionais, bem como avaliar mudanças no quadro que ajudem a empresa a performar melhor. 

Assim, quanto mais completa for a avaliação, mais ricos serão os resultados e mais insumos a Gestão de Pessoas terá para desenvolver o seu trabalho. Por isso, uma dica de ouro é aliar a avaliação de desempenho com a análise de perfil comportamental. Juntas, elas podem dar um novo rumo à organização e promover um crescimento acima da média.

Banner_Planejamento_Estratégico

Agora que você já conhece a avaliação 180 graus e todos os seus benefícios, que tal implementá-la em sua empresa? Com ela, você terá informações mais aprofundadas sobre cada profissional e conseguirá tomar decisões mais precisas e eficientes para o crescimento do seu negócio!

Por falar em conhecer melhor os colaboradores, você sabe qual é a importância disso para ter uma gestão de pessoas mais eficaz na sua empresa? Baixe agora mesmo o e-book Gestão de Pessoas: é bem mais fácil quando você conhece profundamente seus colaboradores e confira!

0 0 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments