Como automatizar seus processos seletivos com o Sólides Gestão

Tempo de leitura: 8 minutos

O cenário atual do RH fez com que fosse necessário surgir um setor menos operacional, mais estratégico e focado em comportamentos, para que as empresas alcançassem os resultados esperados. Conseguir automatizar seus processos seletivos é fundamental para o processo de eficácia e otimização.

Como dizia Chiavenato — em 1999 — : “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas”. 

Dessa forma, ao automatizar seus processos seletivos, você verá que sobra mais tempo para o profissional de RH focar em processos e estratégias que motivam e engajam seus colaboradores. 

Mas uma gestão de RH focada em pessoas ainda é mais difícil nas organizações que optam por processos seletivos tradicionais e ultrapassados. Imagine em um mercado cada vez mais competitivo, analisar centenas de currículos, além realizar seletivas longas, com muitas etapas que, às vezes, são ineficazes e desnecessárias. 

https://drive.google.com/file/d/1N-Hh7HWo8yWcyp0VtLm5Yk1qenYYebi-/view?usp=sharing

Essas ações diminuem a efetividade e a empresa corre o risco de perder um grande talento para outras organizações. Por conta disso, neste post, ajudaremos você a entender a importância de um processo seletivo automatizado e como o Sólides Gestão pode auxiliar nessa questão. Ainda, entenderá que essa é a forma mais efetiva de contratação, que desafoga tarefas que impedem o RH de focar em outras questões. Confira!

Automatizando o processo seletivo

A seleção é a etapa na qual o candidato é escolhido para o preenchimento de uma determinada vaga. Desde o início do recrutamento até o final do processo, existem inúmeras estratégias e ações que o fazem encontrar profissionais que tenham o maior potencial de envolvimento com a cultura da empresa.

Para automatizar uma seleção, contamos com ferramentas que podem auxiliar seu processo dentro do Sólides Gestão — nosso software exclusivo de gestão de pessoas e mapeamento de perfil comportamental. Então, agora, faremos você pensar sobre isso e também daremos algumas dicas.

Elimine o currículo de papel

Analisar currículos em papel, marcando o que é interessante ou não, é um processo demorado e pouco funcional. Uma seleção eficiente precisa ser ágil e, definitivamente, olhar currículo por currículo não levará a resultados satisfatórios. 

Além disso, eliminar o papel contribui para uma sociedade mais sustentável. Em uma entrevista, Roberto Picino, diretor executivo da Michael Page — empresa de consultoria global em recrutamento — disse: “A palavra de ordem é sustentabilidade. Cada vez menos papel e cada vez mais interatividade”.

E quem é cliente Sólides, pode contar com o Jobs, que é a função de recrutamento e seleção do Profiler. A ideia é exatamente deixar a captação de currículos totalmente eletrônica. Por meio dela, os candidatos fazem seu cadastro e realizam a avaliação do seu perfil comportamental.

Os resultados são armazenados dentro da plataforma, possibilitando uma agilidade no processo e maior efetividade na escolha do candidato. Assim, o profissional de RH pode ter mais tempo para um alinhamento mais robusto com seu gestor.

Alinhe a vaga com a gestão 

A participação do gestor e do líder direto no processo de seleção é imprescindível. Mas não basta somente alinhar com eles as atividades que serão realizadas, habilidades técnicas e comportamentais necessárias, e pronto. Aqui, você, como profissional de RH, pode fazer a diferença. 

Por meio do Sólides Gestão, você terá a possibilidade de utilizar o menu Analisar Times. Assim, conseguirá entender um pouco mais da equipe, compreendendo os perfis que podem se encaixar melhor naquele setor. 

Além disso, utilizando o Análise Times é possível alinhar com o próprio gestor, quais características que ele acredita que faltam na equipe. Isso permitirá que você procure por currículos mais alinhados com a vaga.

Monte a engenharia de cargos 

Desenhar cargos para uma empresa é algo essencial para aumentar a assertividade na contratação. Porém, essa função requer um conhecimento profundo sobre a função, a demanda e a cultura da organização. 

Pensando nisso, para auxiliar você nesse processo, nosso software tem uma função chamada engenharia de cargos. E o match com a engenharia de cargos tem um nome dentro do processo seletivo, ou seja, “fit comportamental”. 

O fit comportamental é o conjunto de técnicas que ajudará você a descobrir se os candidatos têm as competências adequadas para determinado cargo. Assim, caso escolha continuar com candidatos que tenham uma porcentagem menor de fit, tudo bem! Nosso software mostrará as competências que precisarão ser desenvolvidas no colaborador. 

Automatize algumas partes do processo

Imagine como pode ser longa a jornada de um profissional, desde o momento em que ele se candidata a uma vaga até a seleção final. Processos seletivos e feedbacks sobre os mesmos, quando demoram, causam uma experiência ruim nos candidatos em relação à empresa. 

Utilizar entrevistas automáticas e, até mesmo, testes on-line são excelentes maneiras de selecionar profissionais que tenham o perfil mais condizente com a vaga. Assim, você chegará nas etapas presenciais com um menor número de pessoas, diminuindo o tempo gasto com processo seletivo.

É nesse momento que você também pode usar o Sólides Gestão, já que ele disponibiliza a entrevista com o chatbot e as provas online! Além disso, temos templates de provas, ou seja, avaliações já pré-criadas para facilitar ainda mais esse processo.

Seja claro nas fases presenciais

Continuando na experiência do candidato durante a seleção, é importante esclarecermos que não queremos que você retire todas a fases presenciais do processo. Mas sim, queremos alertar sobre a importância de manter apenas fases que, de fato, fazem sentido e que trazem benefícios para a empresa e, também, para o profissional.

Etapas presenciais gastam seu tempo, dos gestores e dos candidatos. Além disso, envolvem custos que acabam diluídos, mas que são custos. Dinâmicas de grupo não se encaixam em todos os processos e nem sempre é necessário realizar uma bateria de entrevistas com o candidato. 

Para observar a efetividade de etapas de recrutamento e seleção, uma sugestão é que você observe seu funil de candidatos e veja como ele vem diminuindo ao longo das etapas. Se em uma etapa, por exemplo, entram 50 candidatos e saem 35, pode ser que ela não seja realmente necessária, não é mesmo?

A prova da real efetividade do processo por meio dos indicadores

Medir indicadores é essencial para automatizar e ter maior assertividade em seus processos de recrutamento e seleção. Quando falamos de assertividade os mais comuns são os que você conhecerá aqui.

Tempo médio de recrutamento

Esse indicador é essencial para que você saiba quanto tempo gastou, em média, para concluir um recrutamento. Ainda, ele mostrará o quanto o processo foi eficiente e trará qualidade para os resultados da empresa, que não ficará desfalcada por muito tempo.

Número de recrutados que passaram mais tempo na empresa

Mesmo sendo pouco conhecido, esse indicador é bastante interessante de ser utilizado. O tempo que o colaborador fica na empresa, mostra o quanto você consegue contratar profissionais que de fato são alinhados com a cultura da organização.

Porcentagem de recrutamentos fechados dentro do prazo

Esse indicador é o que mostra, de fato, a eficiência do seu processo de seleção. Além disso, aponta quantas vagas você fechou dentro do prazo dentre o total das vagas que recebeu. 

Custo do recrutamento e seleção

Calcular o custo da vaga é essencial para reduzir os valores com o processo seletivo e também medir sua eficiência. Dentro disso estão as salas alugadas, empresas contratadas para auxiliar, tempo de gerentes, gastos com materiais e também o seu tempo, dentre outros.

Esse conteúdo tem o objetivo de mostrar que a revolução tecnológica na nossa sociedade também mudou o RH. Diante desse cenário, tornou-se necessária a busca por inclusão da tecnologia na automatização de seus procedimentos. Atualmente, um recrutamento bem realizado deve ser menos baseado no currículo e mais voltado para dados, como as aptidões pessoais e comportamentais dos candidatos.

Ao automatizar seus processos seletivos com auxílio do Sólides Gestão, você analisará com maior precisão a possibilidade de match do candidato com a vaga. Além disso, sobrará tempo para realizar tarefas mais importantes, como melhorar o clima organizacional da sua empresa.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Sólides Gestão, aproveite a visita para criar uma conta e fazer um teste grátis do nosso software!

5 1 vote
Article Rating


Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments